dc.contributor.advisor |
Vetromilla, Clayton |
|
dc.contributor.author |
Simon, Alexandre Souza |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-02T13:59:01Z |
|
dc.date.available |
2018-02-02T13:59:01Z |
|
dc.date.issued |
2017-08 |
|
dc.identifier.citation |
SIMON, Alexandre Souza. Sonata III (1927) de Manuel María Ponce: reflexões sobre a técnica violonística para uma interpretação. 110p. Dissertação (Mestrado em Música). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10794 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Sonata III (1927) de Manuel María Ponce : reflexões sobre a técnica violonística para uma interpretação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Amorim Neto, Humberto |
|
dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES / MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Manuel Ponce |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sonata III |
pt_BR |
dc.subject.en |
Andrés Segovia |
pt_BR |
dc.subject.en |
Classic Guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This presented work is the result of the author's experiences as an interpreter and his search for instrumental solutions to overcome difficulties in the study of Sonata III (1927) by Mexican composer Manuel María Ponce Cuéllar. To carry out such an investigation, the work is divided into three chapters. The first chapter is a brief biography of the composer, his relationship with the famous Spanish guitarist Andrés Segovia and aspects of the repertoire "segoviano". The second chapter presents the theoretical bases of the work, that includes questions related to the general interpretive practices. Also, it develops the concepts of "Execution Problem" (Pires Junior, 1998) and "Musical Mechanism" (Fernández, 2000). In the third chapter, the work presents a critical study about the live recording of Sonata III, made by the researcher as a means of self-analysis of the interpretation. The contribution of the work is directed to the interpretative practices by contributing to the theoretical sphere in the construction of an self-independent thought of the interpreter and, finally, under a practical bias base in the treatment of the instrumental activity. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é fruto das experiências do autor como intérprete e de sua busca por soluções instrumentais para superar dificuldades no estudo da obra Sonata III (1927), do compositor mexicano Manuel María Ponce Cuéllar. Para efetivar tal investigação, o trabalho se divide em três capítulos, sendo o primeiro uma breve biografia do compositor, sua relação com o célebre violonista espanhol Andrés Segovia e também aspectos do repertório "Segoviano". O segundo capítulo apresenta as bases teóricas do trabalho, ou seja, questões pertinentes às práticas interpretativas em geral, desenvolvendo os conceitos de "Problema de Execução" (Pires Junior, 1998) e de "Mecanismo Musical" (Fernández, 2000). No terceiro capítulo, o trabalho apresenta um estudo crítico sobre a gravação ao vivo da Sonata III, feita pelo autor da pesquisa como meio de autoanálise da interpretação. A contribuição do trabalho se direciona às práticas interpretativas por contribuir para esfera teórica na construção de um pensamento autônomo do intérprete e, por fim, sob uma base de viés prático no trato da atividade instrumental. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Manuel Ponce |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sonata III |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Andrés Segovia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |