dc.contributor.advisor |
Thiesen, Icléia |
|
dc.contributor.author |
Monteiro, Vera Regina Barbosa Dias |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-02T14:09:44Z |
|
dc.date.available |
2018-02-02T14:09:44Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
MONTEIRO, Vera Regina Barbosa Dias. A Biblioteca do Instituto de Educação da Cidade do Rio de Janeiro: um lugar de práticas de ensino, leitura e atualização de saberes. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10796 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2017/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Biblioteca do Instituto de Educação da cidade do Rio de Janeiro: um lugar de práticas de ensino, leitura e atualização de saberes. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Thiesen, Icléia |
|
dc.contributor.referee |
Gonzáles de Gomez, Maria Nélida |
|
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Library of the Education of Institute |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education of Institute / RJ |
pt_BR |
dc.subject.en |
Manifesto of the Pioneers |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research investigates the role of the Library of the Education of Institute of the city of Rio de Janeiro in the process of teacher training in the 1930. The purpose of the study is to understand the influence of the Education Reform promoted by Fernando de Azevedo between the years 1927 -1930 and the New Education Pioneers Manifesto of 1932 on the acquisitions for the composition of the collection in the IE Library. The temporal cut thus began in the late 1920s with the Education Reform and ends in the 1930s after the change of nomenclature from Normal School to Education Institute, according to Decree
No. 3810 of March 19, 1932 and, the appointment of Manuel Bergström Lourenço Filho as director of the Institution. This period is also marked by the presentation of a new curricular proposal for the education of teachers. In this context, the research analyzes the role of the Library of the Institute of Education of the city of Rio de Janeiro in the formation of normalists in the 1930s, trying to understand this space as a place of teaching practices, reading and updating of knowledge. The methodology used in this research consists of the collection and analysis of primary sources and also of interviews conducted with professionals related to the collection of the Library studied. As a result, we can observe a significant influence of the reformist ideals in the acquired acquis
for the teacher training in the mentioned period. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa Investiga o papel da Biblioteca do Instituto de Educação da cidade do Rio de Janeiro no processo de formação de professores na década de 1930. O objetivo do estudo é entender a influência da Reforma da Educação promovida por Fernando de Azevedo entre os anos de 1927-1930 e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 sobre as aquisições para a composição do acervo da Biblioteca do IE. O recorte temporal inicia-se assim no final da década de 1920 com a Reforma da educação e termina na década de 1930 após a mudança de nomenclatura de Escola Normal para
Instituto de Educação, de acordo com o Decreto nº 3810 de 19 de março de 1932 e, a nomeação de Manuel Bergström Lourenço Filho para diretor da Instituição. O referido período é marcado também pela apresentação de uma nova proposta curricular para a educação de professores. Nesse contexto, a pesquisa analisa o papel da Biblioteca do Instituto de Educação da cidade do Rio de Janeiro na formação das normalistas na década de 1930, procurando compreender esse espaço como lugar de práticas de ensino, leitura e atualização de saberes. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste no levantamento e na análise de fontes primárias e também, de entrevistas realizadas a profissionais ligados ao acervo da Biblioteca estudada. Como o resultado, observa-se uma significante influência dos ideais reformadores no acervo adquirido para a formação docente no referido período. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca do Instituto de Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instituto de Educação/RJ |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Manifesto dos Pioneiros |
pt_BR |