DSpace Repository

Os lemas de Kaplansky e o problema de Lucas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ronaldo da Silva Busse
dc.contributor.author Itamara Marques Nogueira Ferreira
dc.date.accessioned 2018-02-02T14:16:59Z
dc.date.available 2018-02-02T14:16:59Z
dc.date.issued 2017-04-20
dc.identifier.citation FERREIRA, Itamara Marques Nogueira. Os Lemas de Kaplansky e o Problema de Lucas. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10797
dc.description.sponsorship FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Matemática Para Professores da Educação Básica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Os lemas de Kaplansky e o problema de Lucas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ronaldo da Silva Busse
dc.contributor.referee Fabio Xavier Penna
dc.contributor.referee Patricia Nunes da Silva
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro,RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMATICA pt_BR
dc.subject.cnpq ANÁLISE pt_BR
dc.subject.en Principle of Inclusion and Exclusion pt_BR
dc.subject.en Lucas problem pt_BR
dc.subject.en Slogans Kaplansky pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to address the teaching of Combination Analysis through a simple and elementary language, which presents some counting techniques, such as: Principle of Inclusion and Exclusion, Chaotic Permutations, Complete Combinations and Slogans Kaplansky , which are tools Extremely useful in solving problems of Combinatorial Analysis, especially those that are charged in selective processes for universities, IME, ITA and etc. These techniques on the server-side demonstrate two dierent ways of solving a challenging problem that took more than half a century to solve, known as the Lucas Problem. Finally, we will involve the reader by proposing and solving some more problems, with varying levels of diculty, using the same context of the Lucas Problem. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho, tem o objetivo de abordar o ensino da Análise Combinatória através de uma linguagem simples e elementar, apresentando algumas técnicas de contagem, tais como: o Princípio de Inclusão e Exclusão, Permutações Caóticas, Combinações Completas e os Lemas de Kaplansky, que são ferramentas de extrema utilidade na hora de resolver problemas da Análise Combinatória, sobretudo aqueles que costumam ser cobrados em processos seletivos para universidades, IME, ITA e etc. Essas técnicas nos servirão de base para demonstrar duas formas distintas de resolver um problema desa ador que levou mais de meio século para ser solucionado, conhecido como o Problema de Lucas. Para finalizar iremos envolver o leitor propondo e solucionando mais alguns problemas, com níveis de dificuldade variados, utilizando o mesmo contexto do Problema de Lucas. pt_BR
dc.subject.pt Princípio de Inclusão e Exclusão pt_BR
dc.subject.pt Lemas de Kaplansky pt_BR
dc.subject.pt Problema de Lucas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|