dc.contributor.advisor |
Ronaldo da Silva Busse |
|
dc.contributor.author |
Itamara Marques Nogueira Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-02T14:16:59Z |
|
dc.date.available |
2018-02-02T14:16:59Z |
|
dc.date.issued |
2017-04-20 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Itamara Marques Nogueira. Os Lemas de Kaplansky e o Problema de Lucas. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10797 |
|
dc.description.sponsorship |
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Matemática Para Professores da Educação Básica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os lemas de Kaplansky e o problema de Lucas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ronaldo da Silva Busse |
|
dc.contributor.referee |
Fabio Xavier Penna |
|
dc.contributor.referee |
Patricia Nunes da Silva |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro,RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMATICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ANÁLISE |
pt_BR |
dc.subject.en |
Principle of Inclusion and Exclusion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Lucas problem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Slogans Kaplansky |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to address the teaching of Combination Analysis through a simple and elementary language, which presents some counting techniques, such as: Principle of Inclusion and Exclusion, Chaotic Permutations, Complete Combinations and Slogans Kaplansky , which are tools Extremely useful in solving problems of Combinatorial Analysis, especially those that are charged in selective processes for universities, IME, ITA and etc. These techniques on the server-side demonstrate two dierent ways of solving a challenging problem that took more than half a century to solve, known as the Lucas Problem. Finally, we will involve the reader by proposing and solving some more problems, with varying levels of diculty, using the same context of the Lucas Problem. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho, tem o objetivo de abordar o ensino da Análise Combinatória através de uma linguagem simples e elementar, apresentando algumas técnicas de contagem, tais como: o Princípio de Inclusão e Exclusão, Permutações Caóticas, Combinações Completas e os Lemas de Kaplansky, que são ferramentas de extrema utilidade na hora de resolver problemas da Análise Combinatória, sobretudo aqueles que costumam ser cobrados em processos seletivos para universidades, IME, ITA e etc. Essas técnicas nos servirão de base para demonstrar duas formas distintas de resolver um problema desa ador que levou mais de meio século para ser solucionado, conhecido como o Problema de Lucas. Para finalizar iremos envolver o leitor propondo e solucionando mais alguns problemas, com níveis de dificuldade variados, utilizando o mesmo contexto do Problema de Lucas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Princípio de Inclusão e Exclusão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lemas de Kaplansky |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Problema de Lucas |
pt_BR |