DSpace Repository

A ficção e a realidade das relações entre enfermeiros docentes e assistenciais

Show simple item record

dc.contributor.advisor Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.contributor.author Soares, Deise Ferreira de Souza
dc.date.accessioned 2018-02-05T12:19:55Z
dc.date.available 2018-02-05T12:19:55Z
dc.date.issued 1999-04-30
dc.identifier.citation SOARES, Deise Ferreira de Souza. A ficção e a realidade das relações entre enfermeiros docentes e assistenciais. 1999, 149 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 1999, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10802
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com número de chamada CCBS ME 1999/0030.
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A ficção e a realidade das relações entre enfermeiros docentes e assistenciais pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.contributor.referee Sobral, Ilda Vera Regina Salles
dc.contributor.referee Leite, Josete Luzia
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject.en Nurses pt_BR
dc.subject.en Relations Interprofessional pt_BR
dc.subject.en Institutional Analysis pt_BR
dc.description.abstracten The interest of the integration among teaching áreas and assistance is a consequence of Professional experience in “teaching hospitals” where teaching and assistance nurseries can be observed in the field. Tanking about teaching and assistance nurses, that are difficulties in their professional relationship. This can be noted through concrete actions or by the subjective one; yells, silences, negative position that show a long distance between them. Where is the real answer for the question? Questions like that were responsible for the desire of looking for a way to get into those relationships. To take care of these intentions, Institutional Analyses were used as a method to analyze FICTION and REALITY of those relations among professional-through representations and testimonies of eleven teaching and assistance nurses from the University hospital Antonio Pedro and Nursery School Fluminense having a general view of all partakes, after all images and signifies that had harmony with the studying point, three categories were determined based on our goals. 1. FICTION and REALITY of the power through the power; 2. FICTION and REALITY of the institution power; 3.FICTION and REALITY of the power of the esthetics. In the first category, the testimony of the partakes were emphasized by the power of knowledge. Built by the teaching staff, trying to reduce struggled situations between them. In the second one, plots and games which occur in the institutions and make interference in the relationships are shown, besides showing the emotional feelings among these relations. Are also included documents from the University where the power established and the Protocol intentions are clear. And in the third category the wish of “change” is emphasized. We can note that the relationship among teaching and assistance. Individuals elements are also risen up by the nurses in the relationship process but there´s not a doubt that Institutional rules help for the distance already established among those professionals. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O interesse pela integração das áreas de ensino e assistência advém da experiência profissional em hospital de ensino, onde enfermeiros docentes e assistenciais “encontram-se” no cotidiano. Visualizando enfermeiros docentes e assistenciais, observa-se dificuldades de relacionamento profissional, caracterizadas por ações concretas ou subjetivas, gritos e silêncios, posturas negativas que evidenciam o distanciamento entre elas. Onde está o verdadeiro “nó” da questão? O que não é dito que pode causar essa distância? Indagações como estas foram responsáveis pela aguça de procurar um caminho que mergulhasse nas entrelinhas que permeiam essas relações. Para dar conta dessas intenções utilizou-se a Análise Institucional como método para analisar a REALIDADE e a FICÇÃO das relações que se estabelecem entre esses profissionais, através das representações e falas de onze enfermeiras docentes e assistenciais do Hospital Universitário Antônio Pedro e Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Tendo a visão geral das participantes, destacadas nas imagens e significados que tinham consonância com o objeto em estudo, definiu-se três categorias baseadas nos objetivos traçados: - 1. A REALIDADE e a FICÇÃO do Poder pelo Poder; 2. A REALIDADE e a FICÇÃO do Poder das Instituições; 3. A REALIDADE e a FICÇÃO do Poder da Estética. Na primeira categoria, foram destacadas as falas das participantes no que se refere ao poder instituído pelo saber e o poder instituinte. Inclui-se discussão sobre documentos da Universidade onde estão explícitos o poder instituído e o Protocolo de Intenções, construído pelas enfermeiras docentes e assistenciais na tentativa de minimizarem situações conflitantes entre elas, “garantindo” às assistências um espaço político institucional questionável. Na segunda, abordam-se os jogos e as tramas que ocorrem nas instituições e interferem nas relações, além de enfocar as emoções e sentimentos que permeiam essas relações e, na terceira categoria, ressalta-se o sonho de mudança, embora esse desejo possa estar carregado de credibilidade para uns e de desconfiança para outros. Pode-se perceber que as relações entre enfermeiros docentes e enfermeiros assistenciais, caracteriza-se por adjetivos que as classificam como difíceis e negativas ao desempenho das funções de ambos no cotidiano da assistência e do ensino. Elementos de nível individual são destacados pelas enfermeiras como coadjuvantes ao processo de relacionar-se, mas, sem dúvida, as normas e regras institucionais corroboram para o vazio que se estabelece entre elas já que sustentam o conflito entre instituídos e instituintes, ou seja, entre opressores que reproduzem as relações de poder naturalizadas e oprimidas que denunciam estas relações escondidas. pt_BR
dc.subject.pt Enfermeiras pt_BR
dc.subject.pt Relações Interprofissionais pt_BR
dc.subject.pt Análise Institucional pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|