dc.contributor.advisor |
Diniz, Cládice Nóbile |
|
dc.contributor.author |
CARVALHO, Edneia Maria de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-05T16:16:54Z |
|
dc.date.available |
2018-02-05T16:16:54Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Edneia Maria de. Acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência física e/ou mobilidade reduzida: perspectivas de atuação da Biblioteca Escolar do Colégio Militar de Juiz de Fora. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=84227>. Acesso em: 5 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10820 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso com o número de chamada CCH MPB 2017/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência física e/ou mobilidade reduzida: perspectivas de atuação da Biblioteca Escolar do Colégio Militar de Juiz de Fora |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Diniz, Cládice Nóbile |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Ediclea Mascarenhas |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Geni Chaves |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Informação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accessibility |
pt_BR |
dc.subject.en |
School library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to investigate the accessibility and inclusion of students with physical
disabilities and / or reduced mobility in the library space of the Military College of Juiz de
Fora, as well as to verify the perspectives of the librarian in that environment. Therefore, the following methodological path was followed: initially a bibliographical research was carried
out through readings, analyzes and interpretations of books, periodicals, legal order and
documents that deal with special education, inclusive education and accessibility. Later,
through the bibliographical research, exploratory readings on library conceptions and librarian assignments were carried out. After this step, a case study was carried out in the library of the Military College of Juiz de Fora, to verify questions related to the accessibility and inclusion of students with physical disabilities and / or reduced mobility in that environment. In order to analyze the space studied, we used indexes to evaluate accessibility conditions in libraries, obtained from the specialized literature. As a preliminary result of the empirical research, there was verification of the feasibility of making adaptations in the library environment and in its furniture, which was authorized and carried out in the library space during which it was possible to accompany it, verifying the pertinence of the solutions With the project team. The results indicate that, in relation to the architectural structure of the studied institution, the adaptations made partially attend the students with disabilities, and new changes must occur, so that it can offer a quality inclusive education. From this analysis, it can be concluded that the existing architectural barriers in the case can be overcome, for which planning and resources are necessary. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como proposta investigar a acessibilidade e a inclusão de alunos com
deficiência física e/ou mobilidade reduzida no espaço da biblioteca do Colégio Militar de Juiz de Fora, além de verificar perspectivas de atuação do bibliotecário naquele ambiente. Para tanto, percorreu-se o seguinte caminho metodológico: inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de leituras, análises e interpretações de livros, periódicos, ordenamento jurídico e documentos que abordam a educação especial, a educação inclusiva e a acessibilidade. Posteriormente, ainda por meio da pesquisa bibliográfica, realizaram-se leituras exploratórias sobre concepções de biblioteca e sobre atribuições do(a) bibliotecário(a). Em seguida, após essa etapa, realizou-se um estudo de caso na biblioteca do Colégio Militar de Juiz de Fora, para verificar questões relativas à acessibilidade e à inclusão de alunos com deficiência física e/ou mobilidade reduzida naquele ambiente. Pautou-se, para analisar o espaço estudado, em indicadores de avaliação das condições de acessibilidade em bibliotecas, obtidos da literatura especializada. Como resultado preliminar da pesquisa empírica, houve verificação da viabilidade de se fazer adaptações no ambiente da biblioteca e em seu mobiliário, reforma essa que foi autorizada e realizada no espaço da biblioteca, durante a qual foi possível acompanhá-la, verificando as pertinências das soluções proposta com a equipe da obra. Os resultados indicam que, em relação à estrutura arquitetônica da instituição estudada, as adaptações feitas atendem parcialmente aos alunos com deficiência,
devendo vir a ocorrer novas mudanças, de forma que possa vir a oferecer uma educação
inclusiva de qualidade. Dessa análise, concluiu-se que as barreiras arquitetônicas existentes no caso podem vir a serem superadas, para o que é preciso planejamento e recursos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Inclusiva |
pt_BR |