dc.contributor.advisor |
Cambria, Vicenzo |
|
dc.contributor.author |
Rebolo, Ferran Tamarit |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-08T18:23:59Z |
|
dc.date.available |
2018-02-08T18:23:59Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
REBOLO, Ferran Tamarit. Tocar e ser tocado. Cantar e encantar Música, trânsitos e relatos de uma vida no candomblé. 212 p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86994>. Acesso em: 8 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10901 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tocar e ser tocado. Cantar e encantar Música, trânsitos e relatos de uma vida no candomblé |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cambria, Vicenzo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A vida de Dofono D’Omolu, nome pelo qual é conhecido o babalorixá, músico e agente cultural Claudecy de Souza Santos, sempre foi estruturada em volta do fazer musical. Como sujeito nascido e socializado dentro do universo das religiões afro-brasileiras, o candomblé é para ele "uma história de vida". Para o Dofono, candomblé é antes que nada uma relação, uma troca entre pessoas e entidades, articuladora de relatos e projetos de vida (VELHO, 2003). Em movimento constante, percursos e energias são dinamicamente impulsionados e modificados pela ação dos indivíduos, sempre ajudados por forças transcendentes. Dofono, neste sentido, transita entre espaços sociais, geográficos e humanos para tentar organizar sua vida em volta da música (e) do candomblé. A presente proposta, nascida de nosso diálogo mutuamente atento
e de nossa relação intensa de aprendizados, parcerias e trabalho, parte do fazer musical e de nossa ligação como parentes-rituais para tentar reconstruir e refletir em volta do papel primordial que o musicar (SMALL, 1998) – a participação em qualquer encontro de seres humanos em volta do fazer música – tem na construção criativa de nossas vidas. Em nossos trânsitos, somos levados a confrontar visões de mundo e perspectivas diferentes, e surgem dessa forma conceitos e atitudes que desafiam as narrativas hegemônicas sobre as religiões de matriz africana, sobre o que é ser músico ou sobre sobreviver numa grande metrópole como o Rio de Janeiro, entre outras. De alguma forma, construímos interativamente outras "etnomusicologias" que podem contribuir para uma mudança no paradigma acadêmico vigente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Candomblé e Regiões Afro-brasileiras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trânsito e projeto de vida |
pt_BR |
dc.subject.pt |
oralidade e história de vida |
pt_BR |
dc.subject.pt |
etnografia das práticas musicais |
pt_BR |