DSpace Repository

Tocar e ser tocado. Cantar e encantar Música, trânsitos e relatos de uma vida no candomblé

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cambria, Vicenzo
dc.contributor.author Rebolo, Ferran Tamarit
dc.date.accessioned 2018-02-08T18:23:59Z
dc.date.available 2018-02-08T18:23:59Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation REBOLO, Ferran Tamarit. Tocar e ser tocado. Cantar e encantar Música, trânsitos e relatos de uma vida no candomblé. 212 p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86994>. Acesso em: 8 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10901
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tocar e ser tocado. Cantar e encantar Música, trânsitos e relatos de uma vida no candomblé pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cambria, Vicenzo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A vida de Dofono D’Omolu, nome pelo qual é conhecido o babalorixá, músico e agente cultural Claudecy de Souza Santos, sempre foi estruturada em volta do fazer musical. Como sujeito nascido e socializado dentro do universo das religiões afro-brasileiras, o candomblé é para ele "uma história de vida". Para o Dofono, candomblé é antes que nada uma relação, uma troca entre pessoas e entidades, articuladora de relatos e projetos de vida (VELHO, 2003). Em movimento constante, percursos e energias são dinamicamente impulsionados e modificados pela ação dos indivíduos, sempre ajudados por forças transcendentes. Dofono, neste sentido, transita entre espaços sociais, geográficos e humanos para tentar organizar sua vida em volta da música (e) do candomblé. A presente proposta, nascida de nosso diálogo mutuamente atento e de nossa relação intensa de aprendizados, parcerias e trabalho, parte do fazer musical e de nossa ligação como parentes-rituais para tentar reconstruir e refletir em volta do papel primordial que o musicar (SMALL, 1998) – a participação em qualquer encontro de seres humanos em volta do fazer música – tem na construção criativa de nossas vidas. Em nossos trânsitos, somos levados a confrontar visões de mundo e perspectivas diferentes, e surgem dessa forma conceitos e atitudes que desafiam as narrativas hegemônicas sobre as religiões de matriz africana, sobre o que é ser músico ou sobre sobreviver numa grande metrópole como o Rio de Janeiro, entre outras. De alguma forma, construímos interativamente outras "etnomusicologias" que podem contribuir para uma mudança no paradigma acadêmico vigente. pt_BR
dc.subject.pt Música pt_BR
dc.subject.pt Candomblé e Regiões Afro-brasileiras pt_BR
dc.subject.pt Trânsito e projeto de vida pt_BR
dc.subject.pt oralidade e história de vida pt_BR
dc.subject.pt etnografia das práticas musicais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|