dc.contributor.advisor |
Souza, Walder Gervásio Virgulino |
|
dc.contributor.author |
Cassou, Raphael de Souza Caron |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-08T19:06:13Z |
|
dc.date.available |
2018-02-08T19:06:13Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-11 |
|
dc.identifier.citation |
CASSOU, Raphael de Souza Caron. O teatro de grand- guignol de Paris (1897-1962) sob a perspectiva da contemporaneidade no trabalho da cia mortis. 172 fl. Dissertação (mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87579>. Acesso em: 8 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10902 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O teatro de grand- guignol de Paris (1897-1962) sob a perspectiva da contemporaneidade no trabalho da cia mortis |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Walder Gervásio Virgulino |
|
dc.contributor.referee |
Merisio, Paulo Ricardo |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Dinah |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performing Arts |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Grand-Guignol |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vigor Mortis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present dissertation intends to present the results obtained by the research that revisited the Theater of the Grand-Guignol by the contemporary bias, as a way of trying to prove its resistance and persistence as a theatrical genre. As we look at the present we evoke the past. Here we will seek to point out traces characteristic of the original proposal of this theater, which was in vogue at the end of sec. XIX and beginning of sec. XX, in current productions, highlighting the work developed by the Vigor Mortis Company of Curitiba for its acting and exemplarity as renovating agent of the genre Grand-Guignol. For this reason, we try to direct the look at the dramaturgic mechanisms that were created to transform the Theater of the Grand-Guignol in a genre highly specialized and that served as influence for diverse artistic movements, among which, the cinema. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação pretende apresentar os resultados obtidos pela pesquisa que revisitou o Teatro do Grand-Guignol pelo viés da contemporaneidade, como uma forma de tentar comprovar sua resistência e persistência enquanto gênero teatral.Ao olharmos para o presente evocamos o passado. Aqui procuraremos apontar traços característicos da proposta original desse teatro, que esteve em voga no final do sec. XIX e início do sec. XX, em produções atuais, tendo como destaque o trabalho desenvolvido pela Companhia Vigor Mortis de Curitiba por sua atuação e exemplaridade como agente renovador do gênero Grand-Guignol.Por esta razão, intentamos dirigir o olhar para os mecanismos dramatúrgicos que foram criados para transformar o Teatro do Grand-Guignol em um gênero altamente especializado e que serviu de influência para diversos movimentos artísticos, dentre os quais, o cinema. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grand-Guignol |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vigor Mortis |
pt_BR |