DSpace Repository

O teatro de grand- guignol de Paris (1897-1962) sob a perspectiva da contemporaneidade no trabalho da cia mortis

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Walder Gervásio Virgulino
dc.contributor.author Cassou, Raphael de Souza Caron
dc.date.accessioned 2018-02-08T19:06:13Z
dc.date.available 2018-02-08T19:06:13Z
dc.date.issued 2017-09-11
dc.identifier.citation CASSOU, Raphael de Souza Caron. O teatro de grand- guignol de Paris (1897-1962) sob a perspectiva da contemporaneidade no trabalho da cia mortis. 172 fl. Dissertação (mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87579>. Acesso em: 8 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10902
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O teatro de grand- guignol de Paris (1897-1962) sob a perspectiva da contemporaneidade no trabalho da cia mortis pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Walder Gervásio Virgulino
dc.contributor.referee Merisio, Paulo Ricardo
dc.contributor.referee Oliveira, Dinah
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Performing Arts pt_BR
dc.subject.en Theater pt_BR
dc.subject.en Dramaturgy pt_BR
dc.subject.en Grand-Guignol pt_BR
dc.subject.en Vigor Mortis pt_BR
dc.description.abstracten The present dissertation intends to present the results obtained by the research that revisited the Theater of the Grand-Guignol by the contemporary bias, as a way of trying to prove its resistance and persistence as a theatrical genre. As we look at the present we evoke the past. Here we will seek to point out traces characteristic of the original proposal of this theater, which was in vogue at the end of sec. XIX and beginning of sec. XX, in current productions, highlighting the work developed by the Vigor Mortis Company of Curitiba for its acting and exemplarity as renovating agent of the genre Grand-Guignol. For this reason, we try to direct the look at the dramaturgic mechanisms that were created to transform the Theater of the Grand-Guignol in a genre highly specialized and that served as influence for diverse artistic movements, among which, the cinema. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação pretende apresentar os resultados obtidos pela pesquisa que revisitou o Teatro do Grand-Guignol pelo viés da contemporaneidade, como uma forma de tentar comprovar sua resistência e persistência enquanto gênero teatral.Ao olharmos para o presente evocamos o passado. Aqui procuraremos apontar traços característicos da proposta original desse teatro, que esteve em voga no final do sec. XIX e início do sec. XX, em produções atuais, tendo como destaque o trabalho desenvolvido pela Companhia Vigor Mortis de Curitiba por sua atuação e exemplaridade como agente renovador do gênero Grand-Guignol.Por esta razão, intentamos dirigir o olhar para os mecanismos dramatúrgicos que foram criados para transformar o Teatro do Grand-Guignol em um gênero altamente especializado e que serviu de influência para diversos movimentos artísticos, dentre os quais, o cinema. pt_BR
dc.subject.pt Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Dramaturgia pt_BR
dc.subject.pt Grand-Guignol pt_BR
dc.subject.pt Vigor Mortis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|