dc.contributor.advisor |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.author |
Costa, Patrícia dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-19T16:28:08Z |
|
dc.date.available |
2018-02-19T16:28:08Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Patrícia dos Santos. O perfil leitor dos jovens e adultos que frequentam os cursos pré-vestibulares comunitários: atuação bibliotecária a favor da educação. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10920 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2017/14 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O perfil leitor dos jovens e adultos que frequentam os cursos pré-vestibulares comunitários |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Paiva, Jane |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reader Profile |
pt_BR |
dc.subject.en |
Community Preparatory Courses for College |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Library |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aims to present community preparatory courses for college as instruments to help lower class youth and adults to have access to higher education. The main objective of this work is to reflect on the contributions of librarians and/or the public libraries in stimulating reading amongst young people and adults who attend college preparatory courses.
It is an applied research with qualitative and quantitative approach and exploratory objectives. Bibliographical survey was the method chosen for building the theoretical references and the questionnaire was adopted as the instrument for data collection. Starting with the concept of cultural diversity, a reflection on "multiculturalism" and "interculturalism", which can be found in these scenarios, is presented, such as: the pursuit of social emancipation and of equal opportunities, without losing the cultural identity of each individual. It also brings the concept of education as the main instrument of social emancipation and presents the recently adopted public policies that provide access to higher education and its impacts on society. It traces the reading profile of youngsters and adults attending college preparatory courses in the city of Rio de Janeiro, based on the understanding of reading, students‟ self-perception as readers, their difficulties on reading and writing, internet use, social networks and web roles in the
process of reading and writing, reading of books, newspapers and magazines in the physical and digital media and, finally, the use of the library. The results point to difficulties in reading and concentration, a lack of familiarity with the written text, and the need to improve the reading practice of this group. Based on these results, this study proposes the development of actions that will stimulate and contribute to the improvement of reading practice. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação visa apresentar os pré-vestibulares comunitários como instrumentos que auxiliam o acesso ao ensino superior de jovens e adultos oriundos da classe popular. O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre as contribuições que o bibliotecário e/ou a biblioteca pública podem oferecer para estimular a leitura de jovens e adultos que frequentam os cursos pré-vestibulares comunitários. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios. Adotou-se o levantamento bibliográfico como técnica para a construção do referencial teórico e o questionário como instrumento de coleta de dados. Partindo do conceito de diversidade cultural, apresenta uma reflexão sobre "multiculturalismo" e "interculturalismo" existente nesses cenários, tais como: a busca pela emancipação social, de igualdade de oportunidade, sem perder a identidade cultural de cada indivíduo. Traz a concepção de educação como principal instrumento de emancipação social. Apresenta as políticas públicas que dão acesso ao ensino superior adotadas nos últimos anos e seus impactos na sociedade. Traça o perfil leitor de jovens e adultos que frequentam cursos pré-vestibulares na cidade do Rio de Janeiro a partir do entendimento de leitura, da autopercepção dos alunos como leitores, das dificuldades apresentadas para ler e escrever, do uso da internet, do papel das redes sociais e da web no processo de leitura e escrita, da leitura de livros, jornais e revistas no meio físico e digital e, por fim, do uso da biblioteca. Os resultados apontam dificuldades na leitura e na concentração, a pouca familiaridade com o texto escrito, e a necessidade de melhorar a prática leitora desse grupo e, a partir destes, propõe o desenvolvimento de ações que estimulem e contribuam para melhorar a prática leitora desses jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Perfil Leitor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pré-Vestibular Comunitário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jovens e Leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca pública |
pt_BR |