DSpace Repository

All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola

Show simple item record

dc.contributor.advisor MERISIO, Paulo Ricardo
dc.contributor.author ARAÚJO, Getúlio Goes de
dc.date.accessioned 2018-02-19T16:35:42Z
dc.date.available 2019-01-19
dc.date.available 2018-02-19T16:35:42Z
dc.date.issued 2017-02-20
dc.identifier.citation ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10930
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Narciso Larajeira Telles da
dc.contributor.referee Caon, Paulina Maria
dc.contributor.referee Martins, Marcos Aurélio Bulhões
dc.contributor.referee Coutinho, Marina Henriques
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.en autoethnography pt_BR
dc.subject.en artistic-pedagogical processes in theater pt_BR
dc.subject.en youth theater pt_BR
dc.description.abstracten This research uses as a methodological procedure the autoethnography, considering its diverse forms of representation and implications in the processes of self-analysis. Through this study we hope to inspire reflective possibilities regarding the restructuring and deepening of artistic-pedagogical practices, which need to be observed, analyzed and recognized on themselves and by their agents. Through observation, recording and reflection of the artistic-pedagogical practice, the main objective of this research is to identify interfaces the fields of my performance, as artist-teacher-researcher: the artistic group "Trupe de Truões" The "Point of Culture of Truões", the project "Teaching Stages" as well as the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia – Eseba/UFU. The aim is to establish contamination points of different kinds of knowledge. This perspective is based on the concept of artist-teacher and on the narratives described here, experienced as part of the creative processes in theater for and with young actors. What moves this research is the desire to establish a look at my practices, to identify the chain of references that compose them and to signal possible reflections about how the relations of artistic coexistence affect the development of creative processes, focusing on the work with Young-actors. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa utiliza como procedimento metodológico a autoetnografia, considerando suas diversas formas de representação e implicações nos processos de autoanálise. Espera-se, por meio deste estudo, abrir possibilidades reflexivas no que tange às reestruturações e aprofundamentos de práticas artístico-pedagógicas, que necessitam ser observadas, analisadas e reconhecidas por si mesmas e pelos seus agentes. Por meio da observação, do registro e da reflexão a respeito da prática artístico-pedagógica, o objetivo principal desta pesquisa consiste em identificar interfaces entre os campos de minha atuação, como artista-docente-pesquisador: o grupo artístico “Trupe de Truões”, o “Ponto de Cultura dos Truões”, o projeto “Ensino Encena” bem como a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito é estabelecer pontos de contaminação entre diferentes saberes. Essa perspectiva se apoia no conceito de artista-docente e nas narrativas aqui descritas, vivenciadas como experiências de processos criativos em teatro para e com jovens-atores. O que move esta pesquisa é o desejo de estabelecer um olhar para minhas práticas, buscar identificar a cadeia de referências que as compõem e sinalizar possíveis reflexões a respeito de como as relações de convivência artística afetam o desenvolvimento de processos criativos, com foco no trabalho com jovens-atores. pt_BR
dc.subject.pt autoetnografia pt_BR
dc.subject.pt processos artístico-pedagógicos em teatro pt_BR
dc.subject.pt teatro juveni pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|