dc.contributor.advisor |
MERISIO, Paulo Ricardo |
|
dc.contributor.author |
ARAÚJO, Getúlio Goes de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-19T16:35:42Z |
|
dc.date.available |
2019-01-19 |
|
dc.date.available |
2018-02-19T16:35:42Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-20 |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10930 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Narciso Larajeira Telles da |
|
dc.contributor.referee |
Caon, Paulina Maria |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Marcos Aurélio Bulhões |
|
dc.contributor.referee |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
autoethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
artistic-pedagogical processes in theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
youth theater |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research uses as a methodological procedure the autoethnography, considering its
diverse forms of representation and implications in the processes of self-analysis.
Through this study we hope to inspire reflective possibilities regarding the restructuring
and deepening of artistic-pedagogical practices, which need to be observed, analyzed
and recognized on themselves and by their agents. Through observation, recording and
reflection of the artistic-pedagogical practice, the main objective of this research is to
identify interfaces the fields of my performance, as artist-teacher-researcher: the artistic
group "Trupe de Truões" The "Point of Culture of Truões", the project "Teaching
Stages" as well as the School of Basic Education of the Federal University of
Uberlândia – Eseba/UFU. The aim is to establish contamination points of different
kinds of knowledge. This perspective is based on the concept of artist-teacher and on
the narratives described here, experienced as part of the creative processes in theater for
and with young actors. What moves this research is the desire to establish a look at my
practices, to identify the chain of references that compose them and to signal possible
reflections about how the relations of artistic coexistence affect the development of
creative processes, focusing on the work with Young-actors. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa utiliza como procedimento metodológico a autoetnografia, considerando
suas diversas formas de representação e implicações nos processos de autoanálise.
Espera-se, por meio deste estudo, abrir possibilidades reflexivas no que tange às
reestruturações e aprofundamentos de práticas artístico-pedagógicas, que necessitam ser
observadas, analisadas e reconhecidas por si mesmas e pelos seus agentes. Por meio da
observação, do registro e da reflexão a respeito da prática artístico-pedagógica, o
objetivo principal desta pesquisa consiste em identificar interfaces entre os campos de
minha atuação, como artista-docente-pesquisador: o grupo artístico “Trupe de Truões”,
o “Ponto de Cultura dos Truões”, o projeto “Ensino Encena” bem como a Escola de
Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito é estabelecer pontos
de contaminação entre diferentes saberes. Essa perspectiva se apoia no conceito de
artista-docente e nas narrativas aqui descritas, vivenciadas como experiências de
processos criativos em teatro para e com jovens-atores. O que move esta pesquisa é o
desejo de estabelecer um olhar para minhas práticas, buscar identificar a cadeia de
referências que as compõem e sinalizar possíveis reflexões a respeito de como as
relações de convivência artística afetam o desenvolvimento de processos criativos, com
foco no trabalho com jovens-atores. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
autoetnografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processos artístico-pedagógicos em teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro juveni |
pt_BR |