| dc.contributor.advisor | MERISIO, Paulo Ricardo | |
| dc.contributor.author | ARAÚJO, Getúlio Goes de | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-19T16:35:42Z | |
| dc.date.available | 2019-01-19 | |
| dc.date.available | 2018-02-19T16:35:42Z | |
| dc.date.issued | 2017-02-20 | |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/10930 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Silva, Narciso Larajeira Telles da | |
| dc.contributor.referee | Caon, Paulina Maria | |
| dc.contributor.referee | Martins, Marcos Aurélio Bulhões | |
| dc.contributor.referee | Coutinho, Marina Henriques | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.en | autoethnography | pt_BR |
| dc.subject.en | artistic-pedagogical processes in theater | pt_BR |
| dc.subject.en | youth theater | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This research uses as a methodological procedure the autoethnography, considering its diverse forms of representation and implications in the processes of self-analysis. Through this study we hope to inspire reflective possibilities regarding the restructuring and deepening of artistic-pedagogical practices, which need to be observed, analyzed and recognized on themselves and by their agents. Through observation, recording and reflection of the artistic-pedagogical practice, the main objective of this research is to identify interfaces the fields of my performance, as artist-teacher-researcher: the artistic group "Trupe de Truões" The "Point of Culture of Truões", the project "Teaching Stages" as well as the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia – Eseba/UFU. The aim is to establish contamination points of different kinds of knowledge. This perspective is based on the concept of artist-teacher and on the narratives described here, experienced as part of the creative processes in theater for and with young actors. What moves this research is the desire to establish a look at my practices, to identify the chain of references that compose them and to signal possible reflections about how the relations of artistic coexistence affect the development of creative processes, focusing on the work with Young-actors. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta pesquisa utiliza como procedimento metodológico a autoetnografia, considerando suas diversas formas de representação e implicações nos processos de autoanálise. Espera-se, por meio deste estudo, abrir possibilidades reflexivas no que tange às reestruturações e aprofundamentos de práticas artístico-pedagógicas, que necessitam ser observadas, analisadas e reconhecidas por si mesmas e pelos seus agentes. Por meio da observação, do registro e da reflexão a respeito da prática artístico-pedagógica, o objetivo principal desta pesquisa consiste em identificar interfaces entre os campos de minha atuação, como artista-docente-pesquisador: o grupo artístico “Trupe de Truões”, o “Ponto de Cultura dos Truões”, o projeto “Ensino Encena” bem como a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito é estabelecer pontos de contaminação entre diferentes saberes. Essa perspectiva se apoia no conceito de artista-docente e nas narrativas aqui descritas, vivenciadas como experiências de processos criativos em teatro para e com jovens-atores. O que move esta pesquisa é o desejo de estabelecer um olhar para minhas práticas, buscar identificar a cadeia de referências que as compõem e sinalizar possíveis reflexões a respeito de como as relações de convivência artística afetam o desenvolvimento de processos criativos, com foco no trabalho com jovens-atores. | pt_BR |
| dc.subject.pt | autoetnografia | pt_BR |
| dc.subject.pt | processos artístico-pedagógicos em teatro | pt_BR |
| dc.subject.pt | teatro juveni | pt_BR |