dc.contributor.advisor |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.author |
Lima, Edson Silva de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-19T16:37:54Z |
|
dc.date.available |
2018-02-19T16:37:54Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
LIMA, Edson Silva de. Um sonho dentro de um sonho ou o novo mundo dentro de outro mundo: a nação norte americana no laboratório de Edgar Allan Poe. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10935 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2017/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um sonho dentro de um sonho ou o novo mundo dentro de outro mundo : a nação norte americana no laboratório de Edgar Allan Poe |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Caldas, Pedro Spinola Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Limoncic, Flávio |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Renata Dal Sasso |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fiction |
pt_BR |
dc.subject.en |
United States |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation intends, through a case study, to exercise the approximation between history and fiction, seeking, in this sense, to perceive points of interlocution and cultural nexus. For this, we chose the poet, writer, literary critic, Edgar Allan Poe (1809-1849), but specifically his tales and essays. Thus, let us focus on how the American national history appears in some fictional Poetic tales, without the pretension of mapping a referentialist identification. But to perceive the possible reading of his fantastic tales as a refiguration of American history, without having it as the central particle of his work. So we try to avoid the desire to "reduce certain texts to representative, illustrative or symptomatic functions". We focus, therefore, on the referential dimension of the fictional text, thus approaching American history as the central theme for fantastic poeana literature. In this regard, we are concerned with demonstrating the narrative paths that endorse our prognosis, that fantastic literature is not directly subordinated to the imagination, that the referential ballast consists directly intervening in the composition and thus conceiving another world than the world of things. In fact, we are interested in the deviations of the imagination. Thus we cross a frontier territory that would have in the limits of the unreal the capacity to point out the existence of the supernatural order that does not oppose the one of the real, but rather, it shows like an expansion of the dreams in the sensible world. In this way we can affirm that the poeana art was articulated with the affirmation that "the art does not demand neither a brutal participation with the reality, nor an intellectual adhesion as the truth". |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem a intenção de por meio de um estudo de caso, exercitar a aproximação entre história e ficção, procurando, nesse sentido, perceber pontos de interlocução e nexos culturais. Para isso, elegemos o poeta, escritor, crítico literário, Edgar Allan Poe (1809-1849), especificamente seus contos e ensaios. Dessa forma, nos atemos em perceber de que maneira a história nacional norteamericana, aparece em alguns contos ficcionais poeanos, sem que a pretensão seja fazer um mapeamento de uma identificação referencialista. Mas perceber a leitura possível de seus contos fantásticos como refiguração da história norte-americana, sem tê-la como partícula central de seu trabalho. De modo que procuramos, portanto, fugir do desejo de "reduzir certos textos a funções representativas, ilustrativas ou sintomáticas". Centramos-nos, consequentemente, na dimensão referencial do texto ficcional, aproximando assim a história norte-americana como tema fulcral para literatura fantástica poeana. Nesse sentido, nos preocupamos em demonstrar os caminhos narrativos que endossam nosso prognóstico, de que a literatura fantástica não está diretamente subordinada à imaginação, que o lastro referencial que a compõe está diretamente intervindo na composição e, assim, há a concepção de outro mundo que não o mundo das coisas. Com efeito, nos interessa os desvios da imaginação. Dessa maneira, percorremos um território fronteiriço que teria nos limites do irreal a capacidade de apontar a existência da ordem sobrenatural que não se opõe à do real, mas antes, se mostra como uma expansão dos sonhos no mundo sensível. Sendo assim, podemos afirmar que a arte poeana se articulou com a afirmação de que "a arte não exige nem uma participação brutal com a realidade, nem uma adesão intelectual como a verdade". |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ficção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estados Unidos |
pt_BR |