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Os bailes de gafieira: repertórios em movimento

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dc.contributor.advisor ULHÔA, Martha Tupinambá de
dc.contributor.author SPIELMANN, Daniela
dc.date.accessioned 2018-02-19T16:43:12Z
dc.date.available 2018-01-01
dc.date.available 2018-02-19T16:43:12Z
dc.date.issued 2017-06-02
dc.identifier.citation SPIELMANN, Daniela. Os bailes de Gafieira: repertório em movimento. 342 p. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=85744>. Acesso em: 19 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10938
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2017/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Os bailes de gafieira: repertórios em movimento pt_BR
dc.title.alternative The Gafieira Ball: Repertories on the move pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pereira, Avelino Romero Simões
dc.contributor.referee Aragão, Pedro de Moura
dc.contributor.referee Vieira, Felipe Berocan
dc.contributor.referee Silva, Roberta Maria Lobo da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Gafieira pt_BR
dc.subject.en Balls pt_BR
dc.subject.en Repertories pt_BR
dc.subject.en Samba pt_BR
dc.subject.en Identity and Memory pt_BR
dc.description.abstracten This thesis constitutes a study on the Dances of Gafieira encompassing multiple senses. The dances comprise continuous exchanges between musicians and dancers and are related in some way to the musical and artistic memories of Rio de Janeiro’s dance halls, where samba is a relevant presence. The methodology adopted for the research involved, on one side, the examination of periodicals in a synchronic and diachronic way and the subsequent elaboration of a synthesis with themes that emerged from the analysis of data spanning a century, using memory and identity references as the foundation for the proposed interpretations. An ethnographic research was also carried out, building upon interviews with musicians and dancers, and resulting in a "photograph of 10 dances", in Rio de Janeiro, in 2016. The examination and measurement of the dances resulted in two large Repertories (FAULKNER and BECKER, 2011) called "Gafieira-show" (Bailes-show) and "Gafieira-dance" (Bailesbaile). The musicological research was based on the recognition of samba subgenres through "collective listening" - the reception - and of the musical analysis, demonstrating a variety of categorization possibilities. In Rio de Janeiro, it was not found a single strand of gafieira, but a complex "art world", because of the network of choices made by regulars, musicians, dancers, contractors, and a number of other factors that contribute to these constructions. Gafieira has changed through time to survive, updating its Repertories. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A tese constitui um estudo sobre os Bailes de Gafieira abarcando uma multiplicidade de sentidos. Os bailes englobam trocas contínuas entre músicos, dançarinos e se relacionam, de alguma forma, com as memórias musicais e artísticas dos salões de dança cariocas, onde o samba tem uma presença marcante. A metodologia adotada para a pesquisa envolveu, por um lado, o trabalho com periódicos de maneira sincrônica e diacrônica e a subsequente elaboração de uma síntese com temas que emergiram da análise de dados, cujo período de coleta abrangeu um século, sendo adotado o referencial de memória e identidade como fundamento das interpretações propostas. Também foi feita uma pesquisa etnográfica, onde foram utilizadas entrevistas com músicos e dançarinos e, como resultado, chegou-se a uma “fotografia de 10 bailes”, no Rio de Janeiro, em 2016. O estudo e a medida dos bailes resultaram em dois grandes Repertórios (FAULKNER e BECKER, 2011) denominados de “Bailes-show” e “Bailes-baile”. A pesquisa musicológica se deu na identificação dos subgêneros do samba através de “escutas coletivas” - a recepção - e da análise musical, demonstrando uma variedade de possibilidades de categorizações. No Rio de Janeiro, não foi encontrada uma vertente única de gafieira, e sim um “mundo artístico” complexo, por conta do processo de escolhas feitas pelos frequentadores, músicos, dançarinos, contratantes, além de uma série de outros fatores que constituem essas construções. A Gafieira foi se transformando no tempo para sobreviver, atualizando seus Repertórios. pt_BR
dc.subject.pt Gafieira pt_BR
dc.subject.pt Baile pt_BR
dc.subject.pt Repertórios pt_BR
dc.subject.pt Sambas pt_BR
dc.subject.pt Identidade e Memória pt_BR


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