dc.contributor.advisor |
Silva, Jose Alberto Salgado e |
|
dc.contributor.author |
Sandroni, Clara |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-19T19:09:52Z |
|
dc.date.available |
2018-02-19T19:09:52Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-24 |
|
dc.identifier.citation |
SANDRONI, Clara. O ensino de canto popular no Brasil: um subcampo emergente. 238 p. Tese (Doutorado em Mùsica) |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10948 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de canto popular no Brasil: um subcampo emergente |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sa |
|
dc.contributor.referee |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.referee |
Rodrigues, Mauro |
|
dc.contributor.referee |
Zagury, Sheila |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular singing teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Popular Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular singing teacher |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Universities |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research had as its general goal to investigate the development of popular singing teaching in Brazil _ verifying whether it constitutes a subfield of the Brazilian popular music field. As a specific objective, I investigated the teaching of popular singing present in ten public universities, their characteristics, the training of their teachers and the didactic aspects of this teaching, including, among others, besides autonomous teachers, study/research groups, professional associations, virtual mailing lists, public primary, technical and technological schools, municipal schools and public competitions. With the use of the internet and with the help of GEV-RJ participants, I tried to find the possible agents in the area (individuals and institutions) and to understand the trophies that would be in dispute, what kind of capital would circulate among them and what their possible hierarchical relationships are, identifying active and proactive agents exerting some type of influence within the area. The ethnographic method was applied to interviews and discourse analysis of collaborating agents. For the analyses, I mainly used the notions of relational analysis and symbolic capital analysis, as inherent in Pierre Bourdieu's concept of ‘field’. The procedures performed during the research were direct observation, participating observation, semi-structured interviews, documentary research and the use of a field diary. Among the main results are the artistic performance profile of the collaborating teachers and their option to use as main teaching material the repertoire of Brazilian popular music legitimized by the critical and historical literature produced in Brazil during the 20th century. Finally, I verified that the popular singing teaching area is in development and can be classified as an emerging subfield within the field of Brazilian popular music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o desenvolvimento do ensino de canto popular no Brasil, verificando a hipótese deste se constituir em um subcampo do campo da música popular brasileira. Como objetivo específico investiguei o ensino de canto popular presente em dez universidades públicas, suas características, a formação dos professores que lá lecionam e os aspectos didáticos deste ensino, entre outras, além de professores autônomos; grupos de estudos/pesquisa; associações profissionais; lista virtual de discussão; escolas públicas de ensino básico, técnico e tecnológico; escolas municipais e concursos públicos. Com a utilização da internet e com a ajuda dos participantes do GEV-RJ, busquei encontrar os possíveis agentes atuantes na área (indivíduos e instituições), e entender quais seriam os troféus que estariam em disputa, quais os tipos de capital que circularia entre eles, e quais suas possíveis relações hierárquicas, identificando agentes atuantes, proativos e que exercessem algum tipo de influência dentro da área. Foi utilizado o método etnográfico com entrevistas e a análise do discurso dos agentes colaboradores. Para as análises foram utilizados principalmente os conceitos de análise relacional e de capital simbólico, inerentes ao conceito de “campo” de Pierre Bourdieu. Os procedimentos realizados durante a pesquisa foram a observação direta, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, a pesquisa documental e o uso do diário de campo. Entre os principais resultados destacam-se o perfil artístico performático dos professores colaboradores e sua opção por utilizar como principal material didático o repertório da música popular brasileira legitimada pela literatura crítica e histórica produzida no Brasil durante o século XX. Finalmente verifiquei que a área de ensino de canto popular está em desenvolvimento e pode ser classificada como um subcampo emergente dentro do campo da música popular brasileira. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de canto popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Popular Brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Professor de canto popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Universidades públicas |
pt_BR |