DSpace Repository

Domínios da Fugacidade. A abordagem composicional de L.C. Csekö

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gubernikoff, Carole
dc.contributor.author Csekö, Luiz Carlos
dc.date.accessioned 2018-02-20T15:40:37Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-20T15:40:37Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation CSEKÖ, Luiz Carlos. Domínios da fugacidade: a abordagem composicional de Lc Csekö. 266 fl. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=85743>. Acesso em: 20 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10966
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada 2017/05 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Domínios da Fugacidade. A abordagem composicional de L.C. Csekö pt_BR
dc.title.alternative Domains of Fugacity. The compositional approach of L. C. Csekö pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Figueiredo, Vera Lucia Follain de
dc.contributor.referee Costa, Rogério Luiz Moraes
dc.contributor.referee Lima, Marcelo Carneiro de
dc.contributor.referee Lucas, Marcos Vieira
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Brazilian experimental music pt_BR
dc.subject.en Compositional approach pt_BR
dc.subject.en Hybrid Graphic Notation pt_BR
dc.subject.en L. C. Csekö pt_BR
dc.description.abstracten In an effort to contribute to the elaboration of reference works on contemporary Brazilian musical production, this work aims to examine the trajectory of experimental multimedia composer LC Csekö. With more than 100 written works, Csekö is a committed artist, responsible for the creation and coordination of cultural actions and collectives, as well as partnerships with artists from other areas. His production is characterized by its highly authorial nature and it features as highlights the different interfaces of construction/deconstruction of other musical styles, time contraction and lighting/scenic/sonic designs in the composition of pieces of vigorous expressiveness and high music aesthetic standards. The thesis comprises seven chapters arranged in two parts. The first part deals with an overview of the experimental music output in the 20th and 21st centuries and it places at the core of this production an extended conception of musical sound. It also examines the strategies used by LC Csekö to compose his work: Hybrid Graphic Notation, Time in Suspension and Interfaces with Multimedia and Intermedia. The second part presents an intensive, qualitative investigation of works selected by the author. The selection proceeded according to related sound production groups of instruments, namely brass, woodwinds, strings, percussion. Six pieces are examined in detail, covering strumming and struck strings, percussion, woodwinds and brass, voice and the use of a low-tech approach with electroacoustic amalgams. We aim this work to present a relevant contribution to the study and research by composers, interpreters, conductors and educators who try to broaden their research on Brazilian erudite music by expanding and supporting their formation in contact with the current production. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt No esforço de contribuir com a elaboração de obras de referência sobre a produção musical brasileira contemporânea, este trabalho tem como objetivo examinar o percurso do compositor experimental multimeios LC Csekö. Artista engajado, com mais de 100 obras escritas, Csekö é responsável pela criação e coordenação de ações culturais e coletivos, assim como parcerias com artistas de outras áreas. Sua produção se caracteriza pelo cunho altamente autoral, no qual se destacam as várias interfaces de construção/desconstrução de outros estilos musicais, condensação temporal e projetos autorais de som, luz e cena (lighting/scenic/sonic design) na composição de peças de vigorosa expressividade e apuro estético-musical. A tese se estrutura em sete capítulos distribuídos em duas partes. A primeira parte aborda uma visão da produção musical experimental nos séculos 20 e 21, situa no cerne desta produção uma concepção ampliada de som musical e examina as estratégias usadas pelo compositor para registrar sua obra: a Notação Gráfica Híbrida, o Tempo em Suspensão e as Interfaces com Multimeios e Intermeios. A segunda parte apresenta uma investigação qualitativa, intensiva, em obras selecionadas pelo autor. Com um significativo recorte de produção do som por naipes instrumentais, seis obras são examinadas em detalhe abrangendo as cordas percutidas e dedilhadas, sopros com madeiras e metais, percussão, voz e o uso de uma abordagem de low tech com os amálgamas eletroacústicos. Almeja-se que este trabalho seja recebido como uma relevante contribuição para o estudo e a pesquisa por parte de intérpretes, regentes e educadores que intentem aprofundar-se na investigação sobre a música brasileira de concerto, ao expandir e embasar sua formação no contato com a produção atual. pt_BR
dc.subject.pt Música experimental brasileira pt_BR
dc.subject.pt Abordagem composicional pt_BR
dc.subject.pt Notação Gráfica Híbrida pt_BR
dc.subject.pt L. C. Csekö pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|