dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.author |
Palizza, Luis Alfredo Pedraza |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-20T15:50:44Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-20T15:50:44Z |
|
dc.date.issued |
2017-08 |
|
dc.identifier.citation |
PALIZZA, Luis Alfredo Pedraza. Compondo criações musicais na "sala de aula": relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil. 84 p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87360>. Acesso em: 20 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10967 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2017/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Compondo criações musicais na “sala de aula”: relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Composing musical creations in the "classroom": report of an experience at the Municipal School Brazil |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rocha, Inez de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Silva, João Marcelo Lanzillotti da |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School musical composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching music in Basic Education. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research seeks to understand the processes of collective music composition as a practice
of creative and collaborative learning in the school environment. Creation and creativity were
central points of this research, with Vigotski and Winnicott as main references, among other
authors. Concerning the musical composition in the school environment, works such as those
developed by the researcher Viviane Beineke were observed. Swanwick and other authors
supported better understanding of musical creation and its development. The research is
qualitative and was carried out through participative observation in six classes of the first
segment of the Municipal School Brazil, located in the city of Rio de Janeiro. The research
collaborates in the understanding of the processes and forms of collective musical
composition in the school context, observing that the creative act can promote a process of
autonomy, directly affecting the children and their groups, motivating them and potentializing
them. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa busca compreender os processos de composição musical coletiva enquanto uma
prática da aprendizagem criativa e colaborativa no ambiente escolar. A criação e a
criatividade foram pontos centrais desta pesquisa, tendo como referências principais Vigotski
e Winnicott, entre outros autores. Sobre a composição musical no ambiente escolar, foram
observados trabalhos como os desenvolvidos pela pesquisadora Viviane Beineke. Swanwick e
outros autores deram suporte para compreender melhor a criação musical e seu
desenvolvimento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada por meio da
observação participativa em seis turmas do primeiro segmento da Escola Municipal Brasil,
localizada no município do Rio de Janeiro. A pesquisa colabora na compreensão dos
processos e formas de composição musical coletiva no contexto escolar, observando que o ato
criador pode promover um processo de autonomia, afetando diretamente as crianças e seus
grupos, motivando-os e potencializando-os. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição musical escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de música na Educação Básica |
pt_BR |