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A Meditação Como Ponto de Partida para a Criação Coreográfica: O (In)Visível de um Corpo Dançante

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dc.contributor.advisor Keiserman, Nara Waldemar
dc.contributor.author Bitter, Sigrid
dc.date.accessioned 2018-02-20T16:53:16Z
dc.date.available 2018-02-20T16:53:16Z
dc.date.issued 2017-02-21
dc.identifier.citation BITTER, Sigrid. A meditação como ponto de partida para a criação coreográfica: o (in) visível de um corpo dançante. 205 fl. Tese (Doutotrado em Artes Cênicas) pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10972
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A Meditação Como Ponto de Partida para a Criação Coreográfica: O (In)Visível de um Corpo Dançante pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Leal, Mara Lucia
dc.contributor.referee Paula, Jose Eduardo de
dc.contributor.referee Bento, Maria Enamar Ramos Neherer
dc.contributor.referee Molina, Alexandre Jose
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES CÊNICAS (31021018003P0) pt_BR
dc.subject.en Physical Education pt_BR
dc.subject.en Dance pt_BR
dc.subject.en Choreographic Processes pt_BR
dc.subject.en Meditation pt_BR
dc.description.abstracten Noticing how the choreographic processes are worked in Physical Education, I propose a methodology that values the history and experience of life of each student, besides developing his or her potential of movement creation. Thinking in an education that values experience and giving sense to the subject matters, I seek support from Edgar Morin, Paulo Freire and Jorge Larrosa Bondía. When proposing an altered state of consciousness, in full attention, which makes possible emerging sensations that might result in insights, I rely on the teachings of the Mindfulness, the Raja Yoga, and the Anthroposophy. The discovering of the movement potential of each individual and the development of his or her creativity is possible through the experience of subjects based on Rudolf Laban's Movement Analysis. Thus, I bring in this thesis the possibility of a choreographic process starting from meditative states. This methodology was developed with eight classes of students of the Physical Education course of the Federal University of Uberlândia (UFU), during the period from 2009 to 2013. The method proposed for this study was the participant research of the socio-poetic type, as explained by Lia Carneiro Silveira. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Ao perceber como são trabalhados os processos coreográficos na Educação Física, venho propor uma metodologia que valorize a história e as vivências de cada aluno, além de desenvolver o seu potencial criativo de movimento. Pensando numa educação que valorize a experiência, dando sentindo aos conteúdos, busco apoio em Edgar Morin, Paulo Freire e Jorge Larrosa Bondía. Ao propor um estado de consciência alterado, em plena atenção, possibilitando o aflorar de sensações que podem resultar em insigths, apoio-me nos ensinamentos da Mindfulness, do Raja Yoga e da Antroposofia. A descoberta do potencial de movimento de cada indivíduo e o desenvolvimento de sua criatividade é possível através da vivência de conteúdos fundamentados na Análise de Movimento, de Rudolf Laban. Diante disso, trago, nesta tese, a possibilidade de um processo coreográfico partindo de estados meditativos. Essa metodologia foi desenvolvida com oito turmas de alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), durante o período de 2009 a 2013. O método proposto para este trabalho foi a pesquisa participante do tipo sociopoética, conforme explicada por Lia Carneiro Silveira. pt_BR
dc.subject.pt Meditação pt_BR
dc.subject.pt Processos Coreográficos pt_BR
dc.subject.pt Dança pt_BR
dc.subject.pt Educação Física pt_BR


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