dc.contributor.advisor |
Granato, Marcus |
|
dc.contributor.author |
Silva, Raquel Barbosa da |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-20T17:08:16Z |
|
dc.date.available |
2018-02-20T17:08:16Z |
|
dc.date.issued |
2017-03 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Raquel Barbosa da. O PRESERVE e os Museus: análise da preservação do patrimônio ferroviário. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10976 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2017/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O PRESERVE e os Museus : análise da preservação do patrimônio ferroviário |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The PRESERVE and the Museums: The analysis of the preservation of Brazilian museum railroad heritage |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Granato, Marcus |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Emanuela Sousa |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Luisa Maria de Mattos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Railroad |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério dos Transportes
(PRESERVE) constitutes a landmark for the preservation of the railway heritage by
promoting a preservation policy in the form of a network with national coverage. With the objective of evaluating these preservation actions, this dissertation addresses the category of heritage of industrialization and its musealization process; the development of railways nationwide; the beginnings of the preservation of the railway heritage and the context of the PRESERVE’s creation, mapping and analyzing the actions, criteria and methods adopted by the program. In this context, the implantation of preservation and historical centers, focusing on the choices of the buildings, the exposition patterns and the formation of the collection were carried out. In the outline of this research, it was used as methodology the survey, read and analyze of the qualitative character of primary and secondary sources, which base the reflections on the category of industrial heritage and its musealization, as well as the actions developed for the preservation of the railway heritage by PRESERVE and PRESERFE (Setor Geral de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário). From the data collected and analyzed, it was possible to realize that the PRESERVE contributed in a unique way to the preservation of the railway heritage by promoting the articulation and preservation of the immovable heritage, associated mobile heritage and its documentation. In this way, it promoted a systematic study, identification, selection, inventory, documentation and dissemination, above all with the implementation of preservation and historical centers. In relation to the location of these spaces: stations,
railway houses and workshops, were selected, oriented not only by historical importance, but also because they are part of railway complexes still in operation. The expository narrative contemplated the historical data of the railways development in the country, focusing on the regional characteristics of these spaces, as well as aspects of the technological evolution of the area. In relation to the formation of the collection, this was guided by historical values, antiquity, rarity and technology. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério dos Transportes (PRESERVE) constitui um marco para a preservação do patrimônio ferroviário ao promover uma política de preservação em forma de rede com abrangência nacional. Com o objetivo de avaliar essas ações de preservação, esta dissertação aborda a categoria de patrimônio da industrialização e sua musealização; o desenvolvimento das ferrovias em âmbito nacional; os primórdios da preservação do patrimônio ferroviário e o contexto de criação do PRESERVE, mapeando e analisando as ações, critérios e métodos adotados pelo Programa. Neste âmbito, procedeu-se ao levantamento da implantação de centros preservação e núcleos históricos, enfocando as escolhas das edificações, os padrões expositivos e a formação de acervo. No delineamento desta pesquisa, foi adotada como metodologia o levantamento, leitura e análise de caráter qualitativo de fontes primárias e secundárias, que embasam as reflexões acerca da categoria de patrimônio industrial e sua musealização, bem como das ações desenvolvidas para a preservação do patrimônio ferroviário pelo PRESERVE e PRESERFE (Setor Geral de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário). A partir dos dados coletados e analisados, foi possível perceber que o PRESERVE contribuiu de forma ímpar para a preservação do patrimônio ferroviário ao promover a preservação articulada do patrimônio imóvel, do patrimônio móvel associado e da documentação. Dessa forma promoveu o estudo sistemático, a identificação, a seleção, o inventário, a documentação e a divulgação, sobretudo com a implantação de centros de preservação e núcleos históricos. Em relação à localização desses espaços foram selecionadas estações, habitações ferroviárias e oficinas, orientadas não apenas pela importância histórica, mas também por estarem inseridas em complexos ferroviários ainda em operação. A narrativa expositiva contemplava os dados históricos do desenvolvimento do modal ferroviário no país, enfocando as características regionais desses espaços, bem como os aspectos da evolução tecnológica da área. Já em relação à formação de acervo, esta foi orientada pelos valores históricos, antiguidade, raridade e tecnologia. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ferrovias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério dos Transportes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |