dc.contributor.advisor |
Gandelman, Salomea |
|
dc.contributor.author |
Mol, Patricia Marinho |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-20T20:33:56Z |
|
dc.date.available |
2018-02-20T20:33:56Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
MOL, Patrícia Marinho. Proposta de pedalização em obras dodecafõnicas e seriais de compositores do grupo Música Viva a partir da observação de suas testuras e articulações. 128 p. Dissertação (Mestrado em Música) |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/10988 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de pedalização em obras dodecafõnicas e seriais de compositores do grupo Música Viva a partir da observação de suas testuras e articulações |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música |
pt_BR |
dc.subject.en |
Piano |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedaling and twelve tone composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedaling and texture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedaling and articulation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Música Viva Group |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the piano repertory between the end of the 18th century and early 20th, the harmony
was the principal indicative for the use of the pedal – distinct harmonies ask for changes of pedal. But in the 20th century others criteria become more decisive since the works began to avoid from the tonal system, disrupting the previous harmonic base. The texture and the articulation then, came into evidence as criteria for the choice of pedaling. Thus, this paper
discussed the possibility of using the texture and the articulation as principal basis for the use
of the right pedal and present pedaling indications in: Música 1941 from Hans-Joachin
Koellreutter, Miniaturas nº1 for piano from César Guerra-Peixe, Pequena Toccata from
Claudio Santoro and Epigramas I and V for piano from Edino Krieger. The choice of this
pieces regard the full decoupling with the tonality and harmonics threads that would influence the pedaling, since it is a serial work, and the importance of the composers in the Brazilian music scene and in the Música Viva Group. Therefore, a literature review was made about Twelve tone method, texture, articulation and pedal, as well as about the Música Viva group and the composers. From this collected data, from a brief analysis of the pieces structure, from the execution of the pieces, and the bringing up issues by the author, pedaling suggestions were inserted to the scores of the works in question. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
No repertório pianístico entre o fim do séc. XVIII e início do XX, a harmonia foi o
principal indicativo para a utilização de pedal – harmonias distintas pedem mudanças de
pedal. Já no séc. XX outros critérios passam a ser mais determinantes, visto que as obras começam a fugir do sistema tonal, desestruturando a base harmônica anterior. A textura e a articulação entram então em evidência como critérios para escolha da pedalização. Desse modo, o presente trabalho tomou como proposta utilizar a textura e a articulação como as principais bases para o uso do pedal direito e apresentar indicações de pedalização nas peças: Música 1941 de Hans-Joachin Koellreutter, Miniaturas nº1 para piano de César Guerra-Peixe, Pequena Toccata de Claudio Santoro e Epigramas I e V para piano de Edino Krieger. A escolha de tais obras levou em consideração sua dissociação com a tonalidade e com encadeamentos harmônicos que influenciassem a pedalização, visto tratarem-se de obras seriais, e a importância dos compositores no Grupo Música Viva e no cenário da música brasileira do século XX. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre dodecafonismo, textura, articulação e pedal, bem como sobre o grupo Música Viva e seus compositores. A partir dos dados colhidos, de uma breve análise estrutural das peças, de sua da execução e das questões levantadas pela autora, foram inseridas sugestões de pedalização nas partituras das obras estudadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Piano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pedalização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedalização e dodecafonismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedalização e textura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedalização e articulação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grupo Música Viva |
pt_BR |