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Proposta de pedalização em obras dodecafõnicas e seriais de compositores do grupo Música Viva a partir da observação de suas testuras e articulações

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dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Mol, Patricia Marinho
dc.date.accessioned 2018-02-20T20:33:56Z
dc.date.available 2018-02-20T20:33:56Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation MOL, Patrícia Marinho. Proposta de pedalização em obras dodecafõnicas e seriais de compositores do grupo Música Viva a partir da observação de suas testuras e articulações. 128 p. Dissertação (Mestrado em Música) pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10988
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Proposta de pedalização em obras dodecafõnicas e seriais de compositores do grupo Música Viva a partir da observação de suas testuras e articulações pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.subject.en Piano pt_BR
dc.subject.en Pedaling and twelve tone composition pt_BR
dc.subject.en Pedaling and texture pt_BR
dc.subject.en Pedaling and articulation pt_BR
dc.subject.en Música Viva Group pt_BR
dc.description.abstracten In the piano repertory between the end of the 18th century and early 20th, the harmony was the principal indicative for the use of the pedal – distinct harmonies ask for changes of pedal. But in the 20th century others criteria become more decisive since the works began to avoid from the tonal system, disrupting the previous harmonic base. The texture and the articulation then, came into evidence as criteria for the choice of pedaling. Thus, this paper discussed the possibility of using the texture and the articulation as principal basis for the use of the right pedal and present pedaling indications in: Música 1941 from Hans-Joachin Koellreutter, Miniaturas nº1 for piano from César Guerra-Peixe, Pequena Toccata from Claudio Santoro and Epigramas I and V for piano from Edino Krieger. The choice of this pieces regard the full decoupling with the tonality and harmonics threads that would influence the pedaling, since it is a serial work, and the importance of the composers in the Brazilian music scene and in the Música Viva Group. Therefore, a literature review was made about Twelve tone method, texture, articulation and pedal, as well as about the Música Viva group and the composers. From this collected data, from a brief analysis of the pieces structure, from the execution of the pieces, and the bringing up issues by the author, pedaling suggestions were inserted to the scores of the works in question. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt No repertório pianístico entre o fim do séc. XVIII e início do XX, a harmonia foi o principal indicativo para a utilização de pedal – harmonias distintas pedem mudanças de pedal. Já no séc. XX outros critérios passam a ser mais determinantes, visto que as obras começam a fugir do sistema tonal, desestruturando a base harmônica anterior. A textura e a articulação entram então em evidência como critérios para escolha da pedalização. Desse modo, o presente trabalho tomou como proposta utilizar a textura e a articulação como as principais bases para o uso do pedal direito e apresentar indicações de pedalização nas peças: Música 1941 de Hans-Joachin Koellreutter, Miniaturas nº1 para piano de César Guerra-Peixe, Pequena Toccata de Claudio Santoro e Epigramas I e V para piano de Edino Krieger. A escolha de tais obras levou em consideração sua dissociação com a tonalidade e com encadeamentos harmônicos que influenciassem a pedalização, visto tratarem-se de obras seriais, e a importância dos compositores no Grupo Música Viva e no cenário da música brasileira do século XX. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre dodecafonismo, textura, articulação e pedal, bem como sobre o grupo Música Viva e seus compositores. A partir dos dados colhidos, de uma breve análise estrutural das peças, de sua da execução e das questões levantadas pela autora, foram inseridas sugestões de pedalização nas partituras das obras estudadas. pt_BR
dc.subject.pt Piano pt_BR
dc.subject.pt pedalização pt_BR
dc.subject.pt Pedalização e dodecafonismo pt_BR
dc.subject.pt Pedalização e textura pt_BR
dc.subject.pt Pedalização e articulação pt_BR
dc.subject.pt Grupo Música Viva pt_BR


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