DSpace Repository

Diagnóstico da gestão de documentos no Departamento Geral de Ações Socioeducativas : novo DEGASE

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Eliezer Pires da
dc.contributor.author Xavier, Jean Maciel
dc.date.accessioned 2018-02-21T14:33:05Z
dc.date.available 2018-02-21T14:33:05Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation XAVIER, Jean Maciel. Diagnóstico da gestão de documentos no Departamento Geral de Ações Socioeducativas: novo DEGASE. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10992
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPGA 2017/09. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Diagnóstico da gestão de documentos no Departamento Geral de Ações Socioeducativas : novo DEGASE pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Eliezer Pires da
dc.contributor.referee Lousada, Mariana
dc.contributor.referee Gak, Luiz Cleber
dc.contributor.referee Costa, Alexandre de Souza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq ARQUIVOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Records Management pt_BR
dc.subject.en Diagnosis in Archival Science pt_BR
dc.subject.en Socio-education pt_BR
dc.subject.en Records Management Program pt_BR
dc.description.abstracten This research had as objective the diagnosis of records management in the Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Novo DEGASE, based on archival theory. In order to achieve this objective was necessary to identify the normative instruments that guide the production, use and destination of documents in Archival Science and Socio-education. It was also important to map the protocol and records management procedures, based on the elaboration of a data collection instrument which served as a roadmap for empirical observation in the units of socio-educational assistance. The Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro – PGD about records management in the Novo DEGASE used the methodological-qualitative approach of an empirical-exploratory character using documental research, empirical observation and data collection from the selected universe of units of the socio-educational service. The documentary research made possible the problematization of the concept of Records Management; The systematization of the elements of the records management program based on the PGD-RJ; The recognition of the Novo DEGASE in the area of Socio-education and the identification of normative devices on the production and use of the documents in a Socio-education environment. The empirical observation and the data collection in the service units resulted in the establishment of indicators on the phases of management - production, use and destination - of documents. It was verified that the production and use of the documents are more oriented by the legal provisions of the Socio-education than by the archival regulations of the PGD Rio in the socio-educational units. Records Management makes it possible to better control the processing and greater efficiency with the rationalization of document production. For this a archival sector within the institution is necessary. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa teve como objetivo o diagnóstico, à luz da teoria arquivística, da gestão de documentos no Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Novo DEGASE. Para alcançar este objetivo, foi necessário identificar os instrumentos normativos que norteiam a produção, utilização e destinação de documentos na Arquivologia e na Socioeducação. Tornou-se importante também mapear os procedimentos relativos ao protocolo e à gestão de documentos, a partir da elaboração de instrumento de coleta de dados, que serviu de roteiro para a observação empírica nas unidades de ponta do atendimento socioeducativo. Igualmente importante foi a caracterização da inserção do Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro - PGD sobre a gestão de documentos no Novo DEGASE. Utilizou-se a abordagem metodológico-qualitativa de caráter empírico-exploratório, utilizando a pesquisa documental, observação empírica e coleta de dados do universo selecionado de unidades de ponta do atendimento socioeducativo. A pesquisa documental possibilitou a problematização do conceito de Gestão de Documentos; a sistematização dos elementos do programa de gestão de documentos com base no PGR-RJ; o reconhecimento do Novo DEGASE no campo da Socioeducação e a identificação de dispositivos normativos sobre a produção e uso dos documentos em um ambiente de Socioeducação. A observação empírica e a coleta dos dados nas unidades de atendimento resultaram no estabelecimento de indicadores sobre as fases da gestão - produção, uso e destinação - de documentos. Verificou-se que a produção e a utilização dos documentos são mais orientadas pelos dispositivos legais da Socioeducação do que pelas normativas arquivísticas do PGD Rio, nas unidades socioeducativas. A Gestão de Documentos possibilita o melhor controle na tramitação e maior eficiência com a racionalização da produção dos documentos. Para isso, se faz necessário um setor arquivístico próprio dentro da instituição. pt_BR
dc.subject.pt Gestão de Documentos pt_BR
dc.subject.pt Diagnóstico em Arquivologia pt_BR
dc.subject.pt Socioeducação pt_BR
dc.subject.pt Programa de Gestão de Documentos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|