dc.contributor.advisor |
Leite, Josete Luzia |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Gicélia Lombardo |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-21T17:25:05Z |
|
dc.date.available |
2018-02-21T17:25:05Z |
|
dc.date.issued |
2016-01-28 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Gicélia Lombardo. Curso de pós-graduação em Enfermagem nos moldes de residência: a repercussão no ensino e assistência de enfermagem. 2016. 125 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11003 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS DEB 2016/0001. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Curso de Pós-graduação em Enfermagem nos moldes de Residência: a repercussão no ensino e assistência de enfermagem |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Figueiredo, Nébia Maria de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Leite, Josete Luzia |
|
dc.contributor.referee |
Figueiredo, Nébia Maria de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
La Cava, Angela Maria |
|
dc.contributor.referee |
José, Sabrina Ayd Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Aguiar, Beatriz Gerbassi Costa |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health Policy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nursing legislation |
pt_BR |
dc.subject.en |
In-service Training |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to describe the construction of the Graduate Course in Specialization level, in the training form a nurses for service in homes molds in the movement of health policy and education and, establish the role of Course Level of Postgraduate Specialization under the Training Method in Service for Nurses in homes molds in teaching and nursing care from the perspective of Nurse Preceptor. It is a descriptive, qualitative approach of case study method. The survey was conducted of the primary sources of the Archives of course, official documents of Health Policy and Education and interviews with nurses Preceptors. For analysis we used the chronological evidence of technical case study, respecting the ethical aspects. The results showed the movements of design and implementation of the course, passing the changes in Health Care and Education, concomitant perception of Nurse Preceptor in the development process and implementation of the course in the health units, interpersonal and technological relations Care, contributing to the training and integrating knowledge exchange. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo tem como objetivo descrever a construção do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residências no movimento das políticas de saúde e do ensino e, analisar a repercussão do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residências no ensino e na assistência de enfermagem segundo a ótica do Enfermeiro Preceptor. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa, de método Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada das fontes primárias dos Acervos do Curso, de documentos oficiais das Políticas de Saúde e de Ensino e, de entrevistas com os Enfermeiros Preceptores. Para análise utilizou-se a técnica de evidências cronológica de estudo de caso, respeitando-se os aspectos éticos. Os resultados evidenciaram os movimentos de elaboração e implementação do Curso, perpassando as mudanças ocorridas nos Serviços de Saúde e no Ensino, concomitante a percepção do Enfermeiro Preceptor no processo de desenvolvimento e implantação do Curso nas Unidades de Saúde, nas relações interpessoais e tecnológicas do cuidado, contribuindo na formação e integrando trocas de saberes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Política de Saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Legislação de Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Capacitação em Serviço |
pt_BR |