DSpace Repository

Curso de Pós-graduação em Enfermagem nos moldes de Residência: a repercussão no ensino e assistência de enfermagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor Leite, Josete Luzia
dc.contributor.author Pereira, Gicélia Lombardo
dc.date.accessioned 2018-02-21T17:25:05Z
dc.date.available 2018-02-21T17:25:05Z
dc.date.issued 2016-01-28
dc.identifier.citation PEREIRA, Gicélia Lombardo. Curso de pós-graduação em Enfermagem nos moldes de residência: a repercussão no ensino e assistência de enfermagem. 2016. 125 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11003
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS DEB 2016/0001. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Curso de Pós-graduação em Enfermagem nos moldes de Residência: a repercussão no ensino e assistência de enfermagem pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Figueiredo, Nébia Maria de Almeida
dc.contributor.referee Leite, Josete Luzia
dc.contributor.referee Figueiredo, Nébia Maria de Almeida
dc.contributor.referee La Cava, Angela Maria
dc.contributor.referee José, Sabrina Ayd Pereira
dc.contributor.referee Aguiar, Beatriz Gerbassi Costa
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject.en Health Policy pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Nursing legislation pt_BR
dc.subject.en In-service Training pt_BR
dc.description.abstracten This study aims to describe the construction of the Graduate Course in Specialization level, in the training form a nurses for service in homes molds in the movement of health policy and education and, establish the role of Course Level of Postgraduate Specialization under the Training Method in Service for Nurses in homes molds in teaching and nursing care from the perspective of Nurse Preceptor. It is a descriptive, qualitative approach of case study method. The survey was conducted of the primary sources of the Archives of course, official documents of Health Policy and Education and interviews with nurses Preceptors. For analysis we used the chronological evidence of technical case study, respecting the ethical aspects. The results showed the movements of design and implementation of the course, passing the changes in Health Care and Education, concomitant perception of Nurse Preceptor in the development process and implementation of the course in the health units, interpersonal and technological relations Care, contributing to the training and integrating knowledge exchange. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo tem como objetivo descrever a construção do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residências no movimento das políticas de saúde e do ensino e, analisar a repercussão do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residências no ensino e na assistência de enfermagem segundo a ótica do Enfermeiro Preceptor. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa, de método Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada das fontes primárias dos Acervos do Curso, de documentos oficiais das Políticas de Saúde e de Ensino e, de entrevistas com os Enfermeiros Preceptores. Para análise utilizou-se a técnica de evidências cronológica de estudo de caso, respeitando-se os aspectos éticos. Os resultados evidenciaram os movimentos de elaboração e implementação do Curso, perpassando as mudanças ocorridas nos Serviços de Saúde e no Ensino, concomitante a percepção do Enfermeiro Preceptor no processo de desenvolvimento e implantação do Curso nas Unidades de Saúde, nas relações interpessoais e tecnológicas do cuidado, contribuindo na formação e integrando trocas de saberes. pt_BR
dc.subject.pt Política de Saúde pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR
dc.subject.pt Legislação de Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Capacitação em Serviço pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|