DSpace Repository

Astronomia grega na aula de geometria

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson
dc.contributor.author Gomes, Felipe Ribeiro
dc.date.accessioned 2018-02-21T18:12:19Z
dc.date.available 2018-02-21T18:12:19Z
dc.date.issued 2017-06-07
dc.identifier.citation GOMES, Felipe Ribeiro. Astronomia grega na aula de geometria. 2017. 39 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11007
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2017/01. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Astronomia grega na aula de geometria pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Martins, Leonardo Tadeu Silvares
dc.contributor.referee Antunes, Gladson
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Martelo, Mitchael Alfonso Plaza
dc.contributor.referee Martins, Leonardo Tadeu Silvares
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Greek Astronomy pt_BR
dc.subject.en Teaching Geometry pt_BR
dc.subject.en Learning by discovery pt_BR
dc.description.abstracten At each moment we are faced with the need to make learning the teaching of Mathematics meaningful in the lives of our students. Often our students do not understand the meaning of certain contents, remaining in the field of abstraction and discouragement. In this work, we propose a way for the teacher to make his Geometry class, from the first year of high school, with the astronomy practiced by the Greeks centuries before Christ. In it, we suggest resolutions of exercises based on the theories and discoveries that these astronomers realized. We intend, with this, to take the students the perception and the interaction of the contents studied in their curriculum to their daily life. These questions were elaborated so as to allow the student to conclude with his own thoughts the same conclusions and theories that astronomers had in the past, thus fostering a teaching of discovery, capable of motivating the resolution of the other proposed activities. Finally, we hope that this work will be an inspiring source for other teachers to step up their lessons in learning for discovery. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A cada momento nos deparamos com a necessidade de tornar significativo o aprendizado do ensino da Matemática na vida dos nossos alunos. Muitas vezes nossos discentes não compreendem o significado de certos conteúdos, ficando no campo da abstração e do desencorajamento. Neste trabalho propomos, uma forma de o professor tornar interativa sua aula de Geometria, do primeiro ano do Ensino Médio, com a Astronomia praticada pelos gregos séculos antes de Cristo. Nela, sugerimos resoluções de exercícios pautados nas teorias e descobertas que esses astrônomos realizavam. Pretendemos, com isso, levar os discentes a percepção e a interação dos conteúdos estudados na sua grade curricular para com a sua vida cotidiana. Essas questões foram elaboradas de modo a permitir ao discente concluir, com seus próprios pensamentos, as mesmas conclusões e teorias que os astrônomos tiveram antigamente, fomentando assim um ensino por descobertas, capaz de motivar a resolução das demais atividades propostas. Por fim, esperamos que esse trabalho seja uma fonte inspiradora para que outros professores pautem suas aulas no ensino voltado para a aprendizagem por descobertas. pt_BR
dc.subject.pt Astronomia Grega pt_BR
dc.subject.pt Ensino da Geometria pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem por descobertas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|