dc.contributor.advisor |
Merhy, Sylvio |
|
dc.contributor.author |
Neuhaus, Ítalo Simão |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-21T18:18:05Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-21T18:18:05Z |
|
dc.date.issued |
2016-07 |
|
dc.identifier.citation |
NEUHAUS, Ítalo Simão. O ofício do arranjador: uma análise de arranjos de samba para orquestras da rádio nacional nas décadas de 1940 e 1950. 122f + CD Anexo. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=78694>. Acesso em: 21 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11008 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2016/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ofício do arranjador : uma análise de arranjos de samba para orquestras da Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 1950 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The arranger’s work: an analysis of samba arrangements for Rádio Nacional’s orchestras in the 1940s and 50s |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Trotta, Felipe da Costa |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Arrangement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rádio Nacional |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Orchestra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical analysis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The decades of the 1940s and 50s represent an era of great radio productions, called the
"Golden Age" of radio in Brazil. With the music industry and radio already established in the
country, the number of orchestras was large and popular urban music found, in orchestral
arrangements, an accompaniment pattern that would be present in musical programs and
records for many years. From this, the present work had as its main objective to carry out a
detailed survey of the procedures and musical writing practices adopted by Radames Gnattali
(1906-1988), César Guerra-Peixe (1914-1993) and Lyrio Panicali (1906-1984 ) in orchestral
arrangements of samba, written for Rádio Nacional do Rio de Janeiro in the 1940s and 50s.
Hired as staff of the main Latin America radio station and audience leader in Brazil, the three
selected arrangers managed to combine extensive production with relevant artistic results. For
this survey, a guide for specific musical analysis was created, with questions that address not
only concepts based on concert music, like form, harmony, counterpoint, orchestration, but
also aspects of popular music, with an emphasis on the samba genre, and also on everyday
professional radio. Within this daily routine various interferences of different orders were
identified and discussed in the text, such as the relationship of time vs. production, lack of
rehearsals, technical limitations of instrumentalists, impositions by the directors, the constant
presence of federal censorship in the daily radio, fads and the influence of foreign music etc.
Added to these issues, the musical analysis of original scores added elements for
understanding the environment and the circumstances in which these arrangements were
made, and the role of the arranger in this scenario. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As décadas de 1940 e 1950 representam a época das grandes produções radiofônicas,
chamada “Era de Ouro” do rádio no Brasil. Com a indústria fonográfica e o rádio já
consolidados no país, a quantidade de orquestras era grande e a música popular urbana
encontrou nos arranjos orquestrais, um padrão de acompanhamento que seguiria presente em
programas musicais e discos por muitos anos. A partir disso, o presente trabalho teve como
principal objetivo a realização de um minucioso levantamento dos procedimentos e práticas
de escrita musical adotados por Radamés Gnattali (1906-1988), César Guerra-Peixe (1914-
1993) e Lyrio Panicali (1906-1984) em arranjos orquestrais de samba, escritos para a Rádio
Nacional do Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 1950. Contratados como funcionários da
então principal emissora de rádio da América Latina e líder de audiência no Brasil, os três
arranjadores selecionados conseguiram combinar extensa produção com relevante resultado
artístico. Para esta pesquisa, foi criado um roteiro de análise musical específico, com questões
que abordam não apenas conceitos baseados na música de concerto, como forma, harmonia,
contraponto, orquestração, mas também aspectos da música popular, com ênfase no gênero
samba, e também do cotidiano profissional do rádio. Dentro desse cotidiano, foram
identificadas e discutidas ao longo do texto várias interferências das mais diferentes ordens,
como a relação tempo versus produção, escassez de ensaios, limitações técnicas de
instrumentistas, imposições da diretoria, a constante presença da censura federal no cotidiano
das rádios, os modismos e as influências da música estrangeira etc. Somada a essas questões,
a análise musical realizada em partituras originais acrescentou elementos para compreender o
ambiente e as circunstâncias em que esses arranjos foram produzidos e o ofício do arranjador
dentro desse cenário. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arranjo musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rádio Nacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Orquestra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise musical |
pt_BR |