dc.contributor.advisor |
Coelho, Luiz Ligiéro |
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dc.contributor.author |
Sanctum, Flavio. |
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dc.date.accessioned |
2018-02-21T18:19:25Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-02-21T18:19:25Z |
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dc.date.issued |
2016-04 |
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dc.identifier.citation |
CONCEIÇÃO, Flávio Santos da. O curinga como dinâmica dos processos pedagógicos, artísticos e políticos do teatro do oprimido. 205 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=77222>. Acesso em: 21 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11009 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2016/03 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
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dc.title |
O Curinga como dinâmica dos processos pedagógicos, artísticos e políticos do Teatro do Oprimido |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Joker like dynamics in the pedagogical, artistic and political processes in the Oppressed Theatre |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Turle, Licko |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatre of the Oppressed |
pt_BR |
dc.subject.en |
Joker |
pt_BR |
dc.subject.en |
Augusto Boal |
pt_BR |
dc.subject.en |
Center of the Theatre of the Oppressed |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Augusto Boal translates the concept of the Joker, as narrator, commentator, the Arena Theater for Curinga of the Theatre of the Oppressed, which expands its spectacle mediation functions to create a bridge between what is debated on stage with the audience, which make spect-actors, hoping to step in and join the discussion proposal. This new Curinga, in addition to proposing the debate to the issues presented in the show, is also a master in the tradition of the Theatre of the Oppressed as it applies workshops, form practitioners, directs plays, writes and raises funds for projects, creates political networks for activities they can be realized. This research aimed to create a Curingas map in three specific cultures: Brazil, Mozambique and India. It was verified as these master Curinga in different countries, organized the methodology of the Oppressed Theatre in accordance with their specific demands and needs and how the educational, artistic, political and project agency aspects are routed in each researched reality. For a theoretical foundation the thesis is based on the theory of Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire, suggesting a connection between Freire's pedagogue and the Boal’s Curinga, hoping that this way this educator/theater teacher can have the philosophical elements in his initiation anchored in humanist and progressive principles, as suggested by Augusto Boal. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Augusto Boal translada o conceito de Coringa, enquanto narrador, comentador, do Teatro de Arena para o Curinga do Teatro do Oprimido, que amplia suas funções de mediação do espetáculo ao criar uma ponte entre o que é debatido no palco com a plateia, com os espectadores, que se tornam espect-atores, na expectativa de entrar em cena e participar da discussão proposta. Esse novo Curinga, além de propor o debate aos temas apresentados nos espetáculo, também é um mestre na tradição do Teatro do Oprimido, pois aplica oficinas, forma praticantes, dirige espetáculos, escreve e capta recursos para projetos, cria redes políticas para que as atividades possam ser realizadas. Essa pesquisa teve por objetivo criar um mapa de Curingas em três culturas específicas: Brasil, Moçambique e Índia. Foi verificado como esses mestres Curingas, em diferentes países, organizam a metodologia do Teatro do Oprimido de acordo com suas demandas e necessidades específicas e como os aspectos pedagógicos, artísticos, políticos e de agenciamento de projetos são encaminhados em cada realidade pesquisada. Para um alicerce teórico a tese se baseia na teoria da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, propondo uma conexão entre o pedagogo freireano e o Curinga boaleano, na expectativa de que desta forma esse educador/mestre teatral possa ter os elementos filosóficos em sua iniciação ancorados nos preceitos humanistas e progressistas, como sugere Augusto Boal. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro do Oprimido |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Curinga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Augusto Boal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro de Teatro do Oprimido |
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