dc.contributor.advisor |
Carvalho, Angela Materno de |
|
dc.contributor.author |
Moraes, Danilo Riva de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-21T19:59:02Z |
|
dc.date.available |
2018-02-21T19:59:02Z |
|
dc.date.issued |
2016-12 |
|
dc.identifier.citation |
MORAES, Danilo Riva de. Os espectros de Heiner Müller: um estudo sobre os confrontos textuais de sua prática dramatúrgica. 140 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11018 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os espectros de Heiner Müller : um estudo sobre os confrontos textuais de sua prática dramatúrgica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brecht |
pt_BR |
dc.subject.en |
Shakespeare |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Time |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heiner Müller |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The aim of this work is the study of Heiner Müller’s dramaturgy and the main approach is the analysis of some of the artistic and historical confrontations which the playwright establishes with previous theatrical writings, that is, with texts written by distinct authors and in distinct periods, setting up what he himself called "dialogue with the dead." In order to investigate some of Müller’s dramaturgical procedures, we mainly analyzed Macbeth (from Shakespeare), which, in 1971, rereads and rewrites the Shakespearean text from 1606, and Mauser, written in 1970, which includes the play The Measures Taken, written from 1929 to 1930 by Bertolt Brecht. This study takes into account the notions of time and history as guiding principles; thus, it is not only developed through the comparative analysis of the aforementioned documents, but also by addressing certain issues, figures, and relevant concepts for this analysis, such as: ghost, prophecy, revolution, violence, choir, collective, and human-machine. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo desta dissertação é o estudo da dramaturgia de Heiner Müller, tendo como principal eixo de abordagem a análise de alguns dos confrontos artísticos e históricos que o dramaturgo estabelece com escritas teatrais anteriores, isto é, com textos de autores diversos e de épocas distintas, configurando o que ele mesmo denomina como “diálogo com os mortos”. Para investigar alguns dos procedimentos dramatúrgicos de Müller são analisadas, principalmente, as peças Macbeth (a partir de Shakespeare), que relê e reescreve, em 1971, o texto shakespeariano de 1606 e Mauser, escrita em 1970, que tem por material a peça A decisão, escrita entre 1929-1930 por Bertolt Brecht. Tendo como eixos norteadores deste estudo as noções de tempo e de história, a dissertação se desenvolve não apenas por meio da análise comparativa das peças citadas, mas também por meio da abordagem de determinados temas, figuras e noções relevantes para esta análise, tais como: fantasma, profecia, revolução, violência, coro, coletivo e homem máquina. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Heiner Müller |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tempo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Shakespeare |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Brecht |
pt_BR |