dc.contributor.advisor |
Cal Neto, José Teixeira |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Alex Rocha |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-21T20:31:05Z |
|
dc.date.available |
2018-02-21T20:31:05Z |
|
dc.date.issued |
2017-05-19 |
|
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Alex Rocha. Raciocínio combinatório: uma proposta de aula para o 6° ano do ensino fudamental utilizando o Jogo da Senha. 2017. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11020 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2017/06. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Raciocínio combinatório : uma proposta de aula para o 6° ano do ensino fudamental utilizando o Jogo da Senha |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cal Neto, José Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
koiller, José |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Combinatorial reasoning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mastermind |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research presents “Mastermind” as a tool in the process of teaching the
Fundamental Counting Principle and Simple Permutations for 6th grade students. It is
believed that games are good resources to help learners build their new knowledge. Therefore,this analysis aims to employ a playful and participative way of student's learning since he or she learns from his/her actions and reflections. On this examination, the learner works as an active part on the construction of his or her own learning process, as the game provides concrete interactions among the participants of the process. The student gradually assimilates the teaching and builds his or her own strategies based on experiences acquired during the teaching-learning process. After being presented to the game, the learners were much more open-minded to the teachings, and the results related to the proposed questions were largely satisfactory. The method used provided a significant improvement in students' combinatorial reasoning and shows another way of studying Mathematics. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este tabalho apresenta o jogo da senha como ferramenta no processo de ensino do Princípio Funademntal de Contagem e das Permutações Simples para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Acredita-se que o jogo é um bom recurso para ajudar o educando a construir suas novas descobertas. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo empregar uma forma lúdica e participativa do aluno em sua aprendizagem, pois assim, ele aprende a partir de suas ações e reflexões. Nesta proposta, o discente é parte atuante na construção de seu conhecimento, uma vez que o jogo proporciona interações concretas entres os participantes do processo. O aluno de uma forma gradual assimila os ensinamentos e constrói suas estratégias baseando-se em experiências adquiridas durante o processo de ensino-aprendizagem. Após serem submetidos ao jogo, os educandos mostraram-se bem mais receptivos aos ensinamentos, e os resultados em relação às questões propostas foram amplamente satisfatórios. O método utilizado proporcionou uma melhora significativa no raciocínio combinatório dos alunos e mostra outra forma de estudar matemática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Raciocínio Combinatório |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo da senha |
pt_BR |