DSpace Repository

Raciocínio combinatório : uma proposta de aula para o 6° ano do ensino fudamental utilizando o Jogo da Senha

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cal Neto, José Teixeira
dc.contributor.author Gonçalves, Alex Rocha
dc.date.accessioned 2018-02-21T20:31:05Z
dc.date.available 2018-02-21T20:31:05Z
dc.date.issued 2017-05-19
dc.identifier.citation GONÇALVES, Alex Rocha. Raciocínio combinatório: uma proposta de aula para o 6° ano do ensino fudamental utilizando o Jogo da Senha. 2017. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11020
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2017/06. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Raciocínio combinatório : uma proposta de aula para o 6° ano do ensino fudamental utilizando o Jogo da Senha pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cal Neto, José Teixeira
dc.contributor.referee koiller, José
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Combinatorial reasoning pt_BR
dc.subject.en Elementary School pt_BR
dc.subject.en Mastermind pt_BR
dc.description.abstracten This research presents “Mastermind” as a tool in the process of teaching the Fundamental Counting Principle and Simple Permutations for 6th grade students. It is believed that games are good resources to help learners build their new knowledge. Therefore,this analysis aims to employ a playful and participative way of student's learning since he or she learns from his/her actions and reflections. On this examination, the learner works as an active part on the construction of his or her own learning process, as the game provides concrete interactions among the participants of the process. The student gradually assimilates the teaching and builds his or her own strategies based on experiences acquired during the teaching-learning process. After being presented to the game, the learners were much more open-minded to the teachings, and the results related to the proposed questions were largely satisfactory. The method used provided a significant improvement in students' combinatorial reasoning and shows another way of studying Mathematics. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este tabalho apresenta o jogo da senha como ferramenta no processo de ensino do Princípio Funademntal de Contagem e das Permutações Simples para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Acredita-se que o jogo é um bom recurso para ajudar o educando a construir suas novas descobertas. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo empregar uma forma lúdica e participativa do aluno em sua aprendizagem, pois assim, ele aprende a partir de suas ações e reflexões. Nesta proposta, o discente é parte atuante na construção de seu conhecimento, uma vez que o jogo proporciona interações concretas entres os participantes do processo. O aluno de uma forma gradual assimila os ensinamentos e constrói suas estratégias baseando-se em experiências adquiridas durante o processo de ensino-aprendizagem. Após serem submetidos ao jogo, os educandos mostraram-se bem mais receptivos aos ensinamentos, e os resultados em relação às questões propostas foram amplamente satisfatórios. O método utilizado proporcionou uma melhora significativa no raciocínio combinatório dos alunos e mostra outra forma de estudar matemática. pt_BR
dc.subject.pt Raciocínio Combinatório pt_BR
dc.subject.pt Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject.pt Jogo da senha pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|