DSpace Repository

A utilização de tecnologia para o ensino fundamental II : uma proposta de aula com o suporte do Google Docs e do GeoGebra

Show simple item record

dc.contributor.advisor Velasque, Luciane de Souza
dc.contributor.author Nascimento, Leandro Mendonça do
dc.date.accessioned 2018-02-22T17:01:06Z
dc.date.available 2018-02-22T17:01:06Z
dc.date.issued 2017-06-29
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Leandro Mendonça do. A utilização de tecnologia para o ensino fundamental II: uma proposta de aula com o suporte do Google Docs e do GeoGebra. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11030
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2017/03. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A utilização de tecnologia para o ensino fundamental II : uma proposta de aula com o suporte do Google Docs e do GeoGebra pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Velasque, Luciane de Souza
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Bortolossi, Humberto José
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Statistics pt_BR
dc.subject.en BNCC pt_BR
dc.subject.en Technology pt_BR
dc.subject.en GeoGebra pt_BR
dc.subject.en Google Docs pt_BR
dc.description.abstracten The theme chosen as the focus of this study is Statistics, in the midst of all the changes being proposed in the National Curricular Common Base (BNCC) of basic education. In addition to all theoretical references, this research study of course completion presents applications in the classroom using technology, showing that it is possible to find an alternative outside of traditional teaching to make the Statistics classes more dynamic and interesting for the student of High School, taking into account The National Curricular Parameters (PCNs) for the teaching of Mathematics. The experimental class made it possible to verify that the association between GeoGebra software and Google Docs data collection software, besides to be more dynamic the classroom, allows the teacher to work quickly and practice with real information of the students, thus making less abstract the calculations made and the concept learned efficiently. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A temática escolhida como foco deste estudo é a Estatística, em meio a todas as mudanças que estão sendo propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica. Além do referencial teórico, esta pesquisa apresenta aplicações em sala de aula com uso de tecnologia, mostrando ser possível encontrar uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Estatística mais dinâmicas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Matemática. A aula experimental possibilitou verificar que a associação entre os softwares GeoGebra e o coletor de dados Google Docs, além de dinamizar a sala de aula, permitem ao docente trabalhar de forma rápida e praticar com informações reais dos alunos, tornando os cálculos feitos menos abstratos e o conceito aprendido de maneira eficiente. pt_BR
dc.subject.pt Estatística pt_BR
dc.subject.pt BNCC pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia pt_BR
dc.subject.pt GeoGebra pt_BR
dc.subject.pt Google Docs pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|