dc.contributor.advisor |
Velasque, Luciane de Souza |
|
dc.contributor.author |
Nascimento, Leandro Mendonça do |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T17:01:06Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T17:01:06Z |
|
dc.date.issued |
2017-06-29 |
|
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Leandro Mendonça do. A utilização de tecnologia para o ensino fundamental II: uma proposta de aula com o suporte do Google Docs e do GeoGebra. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11030 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2017/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de tecnologia para o ensino fundamental II : uma proposta de aula com o suporte do Google Docs e do GeoGebra |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Velasque, Luciane de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Bortolossi, Humberto José |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Statistics |
pt_BR |
dc.subject.en |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Technology |
pt_BR |
dc.subject.en |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Google Docs |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The theme chosen as the focus of this study is Statistics, in the midst of all the changes being proposed in the National Curricular Common Base (BNCC) of basic education. In addition to all theoretical references, this research study of course completion presents applications in the classroom using technology, showing that it is possible to find an alternative outside of traditional teaching to make the Statistics classes more dynamic and interesting for the student of High School, taking into account The National Curricular Parameters (PCNs) for the teaching of Mathematics. The experimental class made it possible to verify that the association between GeoGebra software and Google Docs data collection software, besides to be more dynamic the classroom, allows the teacher to work quickly and practice with real information of the students, thus making less abstract the calculations made and the concept learned efficiently. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A temática escolhida como foco deste estudo é a Estatística, em meio a todas as mudanças que estão sendo propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica. Além do referencial teórico, esta pesquisa apresenta aplicações em sala de aula com uso de tecnologia, mostrando ser possível encontrar uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Estatística mais dinâmicas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Matemática. A aula experimental possibilitou verificar que a associação entre os softwares GeoGebra e o coletor de dados Google Docs, além de dinamizar a sala de aula, permitem ao docente trabalhar de forma rápida e praticar com informações reais dos alunos, tornando os cálculos feitos menos abstratos e o conceito aprendido de maneira eficiente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estatística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Google Docs |
pt_BR |