dc.contributor.advisor |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.contributor.author |
Moreira, Vanessa de Sales |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T17:02:03Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T17:02:03Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-09 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Vanessa de Sales. Interação discente através da utilização da análise de sentimentos baseada em conceitos. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11031 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2017/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Interação discente através da utilização da análise de sentimentos baseada em conceitos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsu |
|
dc.contributor.referee |
Nunes, Bernardo Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Bastos, Elizabeth Ramalho Soares |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Maria Cristina Pfeiffer |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sentiment Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Senticnet |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Technological innovations have given societies the opportunity to perform the most
diverse types of tasks through the mediation of technologies. Teaching and learning which
conceptually depended on classrooms to take place came to occupy their place in
cyberspace, providing a revolution in the concept of Distance Education. In this new
environment, interactions and the establishment of relationships between students and
teachers are considered fundamental pieces for the construction of collective knowledge
and learning. The analysis of how students interact with the environment brings important
clues about student's participation, motivation and involvement with the subject and their
influence on learning and academic achievement. However, the evaluation of students on a
nonfacetoface
basis is not always a simple task and constantly simply observing the
level of student's participation is not enough to ensure a good and informed evaluation by
the tutor. This research sought to explore the area of Distance Education where the
transmission of knowledge would occur from the establishment of discussions in forums
or research groups, in order to identify if the quantitative analysis of the messages
exchanged actually supports the teacher and if the application of Sentiment Analysis
methods can be considered a relevant tool in the evaluation of learning. The realization of
an initial study regarding the interaction of the students in a Facebook group culminated in
the construction of a platform for message's analysis in discussion forums in an attempt to
support the tutors in the identification of the progress of the interactions and feelings in
two forms of the 'Qualificação Profissional em Tutoria a Distância' course. Through
interviews, the tutors and the coordinator's course pointed out that the analysis of feelings,
in fact, aided in the identification of potential problems and its automation and use in daily
life would be a relevant contribution to a better learning evaluation |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As inovações tecnológicas proporcionaram às sociedades a oportunidade de realizar os
mais diversos tipos de tarefa através da mediação por tecnologias. O ensino e a
aprendizagem que conceitualmente dependiam de salas de aula para ocorrerem passaram a ocupar o seu lugar no ciberespaço, proporcionando uma revolução no conceito de Educação a Distância. Neste novo ambiente, as interações e o estabelecimento de relações entre alunos e professores são considerados peças fundamentais para a construção do conhecimento coletivo e da aprendizagem. A análise de como os estudantes interagem com o meio traz indícios importantes a respeito da participação, motivação e envolvimento com a disciplina e da influência destes sobre o aprendizado e rendimento acadêmico. Contudo, a avaliação de alunos de forma não presencial nem sempre é uma tarefa simples e muitas vezes a mera observação do nível de participação não é suficiente para garantir uma boa e embasada avaliação dos estudantes pelo tutor. Esta pesquisa buscou explorar a área da Educação a Distância onde a transmissão do conhecimento ocorreria a partir do estabelecimento de discussões em fóruns ou grupos de pesquisa, no intuito de identificar se a análise quantitativa das mensagens trocadas pelos alunos de fato apoia o professor e se a aplicação de métodos de análise de sentimentos pode ser considerada uma ferramenta relevante na avaliação da aprendizagem. A realização de um estudo inicial a respeito da interação dos alunos em um grupo do Facebook culminou na construção de uma plataforma para análise de mensagens em fóruns de discussão, na tentativa de apoiar os tutores na identificação do progresso das interações e sentimentos no decorrer de dois fóruns do curso de Qualificação Profissional em Tutoria a Distância. Através da realização de entrevistas, os tutores e a coordenadora do curso observado apontaram que a análise de sentimentos, de fato, auxiliou na identificação de potenciais problemas e que sua automatização e utilização no dia a dia seria um contributo relevante para uma melhor avaliação da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de Sentimentos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Senticnet |
pt_BR |