DSpace Repository

Interação discente através da utilização da análise de sentimentos baseada em conceitos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.author Moreira, Vanessa de Sales
dc.date.accessioned 2018-02-22T17:02:03Z
dc.date.available 2018-02-22T17:02:03Z
dc.date.issued 2017-02-09
dc.identifier.citation MOREIRA, Vanessa de Sales. Interação discente através da utilização da análise de sentimentos baseada em conceitos. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11031
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2017/01. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Interação discente através da utilização da análise de sentimentos baseada em conceitos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsu
dc.contributor.referee Nunes, Bernardo Pereira
dc.contributor.referee Bastos, Elizabeth Ramalho Soares
dc.contributor.referee Fernandes, Maria Cristina Pfeiffer
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Learning Evaluation pt_BR
dc.subject.en Sentiment Analysis pt_BR
dc.subject.en Senticnet pt_BR
dc.description.abstracten Technological innovations have given societies the opportunity to perform the most diverse types of tasks through the mediation of technologies. Teaching and learning which conceptually depended on classrooms to take place came to occupy their place in cyberspace, providing a revolution in the concept of Distance Education. In this new environment, interactions and the establishment of relationships between students and teachers are considered fundamental pieces for the construction of collective knowledge and learning. The analysis of how students interact with the environment brings important clues about student's participation, motivation and involvement with the subject and their influence on learning and academic achievement. However, the evaluation of students on a nonfacetoface basis is not always a simple task and constantly simply observing the level of student's participation is not enough to ensure a good and informed evaluation by the tutor. This research sought to explore the area of Distance Education where the transmission of knowledge would occur from the establishment of discussions in forums or research groups, in order to identify if the quantitative analysis of the messages exchanged actually supports the teacher and if the application of Sentiment Analysis methods can be considered a relevant tool in the evaluation of learning. The realization of an initial study regarding the interaction of the students in a Facebook group culminated in the construction of a platform for message's analysis in discussion forums in an attempt to support the tutors in the identification of the progress of the interactions and feelings in two forms of the 'Qualificação Profissional em Tutoria a Distância' course. Through interviews, the tutors and the coordinator's course pointed out that the analysis of feelings, in fact, aided in the identification of potential problems and its automation and use in daily life would be a relevant contribution to a better learning evaluation pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As inovações tecnológicas proporcionaram às sociedades a oportunidade de realizar os mais diversos tipos de tarefa através da mediação por tecnologias. O ensino e a aprendizagem que conceitualmente dependiam de salas de aula para ocorrerem passaram a ocupar o seu lugar no ciberespaço, proporcionando uma revolução no conceito de Educação a Distância. Neste novo ambiente, as interações e o estabelecimento de relações entre alunos e professores são considerados peças fundamentais para a construção do conhecimento coletivo e da aprendizagem. A análise de como os estudantes interagem com o meio traz indícios importantes a respeito da participação, motivação e envolvimento com a disciplina e da influência destes sobre o aprendizado e rendimento acadêmico. Contudo, a avaliação de alunos de forma não presencial nem sempre é uma tarefa simples e muitas vezes a mera observação do nível de participação não é suficiente para garantir uma boa e embasada avaliação dos estudantes pelo tutor. Esta pesquisa buscou explorar a área da Educação a Distância onde a transmissão do conhecimento ocorreria a partir do estabelecimento de discussões em fóruns ou grupos de pesquisa, no intuito de identificar se a análise quantitativa das mensagens trocadas pelos alunos de fato apoia o professor e se a aplicação de métodos de análise de sentimentos pode ser considerada uma ferramenta relevante na avaliação da aprendizagem. A realização de um estudo inicial a respeito da interação dos alunos em um grupo do Facebook culminou na construção de uma plataforma para análise de mensagens em fóruns de discussão, na tentativa de apoiar os tutores na identificação do progresso das interações e sentimentos no decorrer de dois fóruns do curso de Qualificação Profissional em Tutoria a Distância. Através da realização de entrevistas, os tutores e a coordenadora do curso observado apontaram que a análise de sentimentos, de fato, auxiliou na identificação de potenciais problemas e que sua automatização e utilização no dia a dia seria um contributo relevante para uma melhor avaliação da aprendizagem. pt_BR
dc.subject.pt Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Análise de Sentimentos pt_BR
dc.subject.pt Senticnet pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|