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Entre lares, lyceus e liturgias : professores de música nas escolas do Espírito Santo, vestígios de histórias não contadas (1843-1930)

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dc.contributor.advisor Fernandes, José Nunes
dc.contributor.author Adeodato, Ademir
dc.date.accessioned 2018-02-22T17:30:41Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-22T17:30:41Z
dc.date.issued 2016-08
dc.identifier.citation ADEODATO, Ademir. Entre lares, lyceus e liturgias: professores de música nas escolas do Espírito Santo, vestígios de histórias não contadas (1843-1930). 256 p. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=80949>. Acesso em: 22 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11035
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2016/03 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Entre lares, lyceus e liturgias : professores de música nas escolas do Espírito Santo, vestígios de histórias não contadas (1843-1930) pt_BR
dc.title.alternative Among households lyceus and liturgies: music teachers in school of the Espírito Santos, traces of untold stories (1843-1930) pt_BR
dc.title.alternative Parmi les ménages lyceus et liturgies: professeurs de music dans lés école du Espírito Santo, des traces d´histoires inédites pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Rocha, Inez de Almeida
dc.contributor.referee Xavier, Libânia Nacif
dc.contributor.referee Locatelli, Andréa Brandão
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este estudo analisou a oferta do ensino musical nas escolas públicas do estadodo Espírito Santo. Partiu de uma questão central que indagou como a atuação de professores e professoras de música contribuiu para o processo de institucionalização de uma forma de ensino para esta arte na instrução pública do ES. Complementarmente, tornou-se fundamental refletir sobre a importância, as espectativas e as funções desempenhadas pela música nas escolas capichabas, bem como, as características assumidas por esta disciplina nessas instituições. para responder a essas perguntas investigamos a história dos sujeitos que lecionaram esse conteúdo nas escolas espírito-santenses, no período de 1843 (ano de criação da rpimeira escola secundária de ES) até 1930 (final do governo Borges de Aguiar, no qual ocorrem relevantes ações para inserção do ensino musical nas escolas capixabas). Fundamentamos a análise em um corpus documental constituído por documentos oficiais e publicações feitas em periódicos da época. Nessa documentação refletimos sobre desafios, os conflitos, as tensões e as realizações desse indivíduos que, ao longo de suas trajetórias docentes, foram determinantes para a escolarização do ensino musical no ES. A metodologia utilizada foi a analise qualitativa dos documentos, referenciada pela linha de pesquisa da História das disciplinas escolares e da História da profissão docente. O paradigma indiciário de Carlos Ginzburg (2002b) foi fundamental para se estabelecer critérios de articulação frente a um objeto tao diverso. Além desse autor , as reflexões de ordens historiográficas, trazidas por Michel de Certeau (1994,2002), Marc Bloch (1984,2001), Le Goff (2003), Júlia (2001) e Chevel (1990) nos ajudaram a definir os caminhos para o levantamento , a seleção e a análise dos documentos. Concluímos que a constituição da música enquanto disciplina escolar no Espírito Santo se fez a partir das ações dos sujeitos que estiveram á frente dessa cadeira. Percebemos que os mesmo tiveram um papel bastante ativo e intencionado nesse processo. Suas ações docentes e artísticas, bem como suas articulações sociais, influenciaram positivamente no alor atribuído a música na sociedade capixaba e abriram espaços para a sua inseção e permanecia nas escolas da época. Dentro do recorte escolhido, vislumbramos uma gradativa expansão do ensino musical na instrução pública capixaba, que, mesmo lentamente, foi ampliando os espaços reservados para esse conteúdo e o número de instituições escolares que o ofertaram. Nesse processo, destacaram-se as reformas educacionais ocorridas em 1908 e 1930 no ES, que influenciadas pelos ideais republicanos, redefiniram os rumos da educação musical nesse estado, direcionando-a, prioritariamente, para a foração docente e para a instrução primária. Neste movimento os professores de música foram constantemente desafiados a se adaptarem as mudanças ocorridas no cenário social, político e educacional, que provocaram transformações curriculares e redefinições dos objetivos pretendidos para o ensino musical. Notamos, por fim, que a oferta dessa linguagem artística e a ação desses educadores musicais, provocaram desdobramentos para além dos espaços escolares, dos quais podem ser citados: a ampliação do número de espetáculos e eventos relacionados á música; a complexificação das composições produzidas e executadas; o aumento da prática musical amadora e o desemvolvimento do ensino particular da música. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de música escolarizado pt_BR
dc.subject.pt História da educação pt_BR
dc.subject.pt História da educação musical pt_BR
dc.subject.pt Instrução pública capixaba pt_BR
dc.subject.pt Professores de música pt_BR


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