dc.contributor.advisor |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.author |
Bezerra, Rafael Soares. |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T17:54:02Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-22T17:54:02Z |
|
dc.date.issued |
2016-07 |
|
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Rafael Soares. Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga. 102f. Dissertação (Mestrado em Música ). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=78609>. Acesso em: 22 fev. 2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11038 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2016/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Análise, intertextualidade e composição: a criação de Aurora e Arrebol a partir de três canções de Guinga |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Almada, Carlos de Lemos |
|
dc.contributor.referee |
Braga, Otávio Rendeiro Correia Braga |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Harmony |
pt_BR |
dc.subject.en |
Guinga |
pt_BR |
dc.subject.en |
Intertextuality |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation investigates the utilization of songs by the composer and guitarist
Guinga as source material for new pieces. An overview of his discography is presented
to contextualize his recent musical output. A survey of the literature demonstrates,
among other contributions, some characteristic procedures of his work, specially related
to idiomatic and harmonic aspects. The theory of Functional Harmony, Neo-
Riemaniann Theory and Partitional Analysis theory are used to analyze Baião de Lacan,
Saci and Senhorinha. The main features observed from the analyses are the richness of
harmonic regions, progressions by thirds and formal sectioning through textural contrast
of the internal voices of the melody. The results of the investigation of the songs are
used to compose, based on concepts of music intertextuality and systemic modeling.
Two pieces were composed as a result of this research: Aurora, for string quartet, and
Arrebol, for wind quintet. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação investiga a utilização de canções do compositor e violonista Guinga
como material gerador para novas obras. Com o objetivo de contextualizar sua produção
mais recente, inicialmente traça-se um panorama atualizado sobre a produção
discográfica do compositor. Em seguida, apresenta-se uma revisão de literatura que,
entre outras contribuições, demonstra procedimentos característicos em sua obra,
principalmente relacionados aos aspectos idiomático e harmônico. A Teoria da
Harmonia Funcional, Teoria Neo-Riemanianna e Análise Particional são empregadas na
análise das canções Baião de Lacan, Saci e Senhorinha. Como principais conclusões
das análises, observam-se, no âmbito harmônico, riqueza de regiões e progressões por
terças e, no âmbito formal, a demarcação de seções através de contraste textural das
vozes internas da melodia. Posteriormente, utilizam-se os resultados da investigação
das canções para composição, tendo como base conceitos de intertextualidade na música
e modelagem sistêmica. Como resultado da pesquisa duas obras foram compostas:
Aurora, para quarteto de cordas, e Arrebol, para quinteto de sopros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Harmonia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Guinga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Intertextualidade. |
pt_BR |