DSpace Repository

Aplicativos musicais : uma reflexão sobre a inovação da educação musical

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sobreira, Silvia Garcia
dc.contributor.author Cota, Denis Martino
dc.date.accessioned 2018-02-22T17:54:26Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-22T17:54:26Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation COTA, Denis Martino. Aplicativos musicais: uma reflexão sobre a inovação na educação musical. 126 p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=80948>. Acesso em: 22 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11040
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2016/07 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aplicativos musicais : uma reflexão sobre a inovação da educação musical pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en cellphones, pt_BR
dc.subject.en tablets pt_BR
dc.subject.en mobile technologies pt_BR
dc.subject.en teacher training pt_BR
dc.description.abstracten This research has as the main objective verify the viability of using mobile devices through its applications in the Music Education Field. As secondary objective was made an analysis of six applications categories and the way how these technologies is influencing the music making. The methodogy used was action research, carried out with students of the Music Teacher Degree UNIRIO which consisted of a training course in mobile technologies for music teachers. Although the number of participants (4) is small for larger generalizations, it was realized that, contrary to what common sense preaches, not always the young graduates have knowledge of how to insert the technology into their lesson planning. This demonstrates the need for more deepening on this topic in the trainers courses. At the end we came to the conclusion that smartphones and tablets are tools with great potential in music education. It also concluded that the applications studied both in analysis and in the training course can be used in various ways to teach music. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Essa pesquisa teve como objetivo principal verificar a viabilidade do uso de dispositivos móveis por meio de seus aplicativos na área da Educação Musical. Como objetivo secundário foi feita uma análise de seis categorias de aplicativos e da maneira como essas tecnologias estão influenciando no fazer musical. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO a qual constituiu-se de um curso de capacitação em tecnologias móveis para professores de música. Embora o número de participantes (4) seja pequeno para maiores generalizações, percebeu-se que, ao contrário do que o senso comum prega, nem sempre os jovens graduandos têm conhecimento de como inserir a tecnologia em seu planejamento de aula. Isso demonstra a necessidade de maiores aprofundamentos sobre essa temática nos cursos formadores. Ao fim chegou-se à conclusão de que os smartphones e tablets são ferramentas com grande potencial na Educação Musical. Também se concluiu que os aplicativos estudados tanto na análise quanto no curso de capacitação podem ser utilizados de variadas maneiras para ensinar música. pt_BR
dc.subject.pt celulares pt_BR
dc.subject.pt tablets pt_BR
dc.subject.pt tecnologias móveis pt_BR
dc.subject.pt formação docente pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|