dc.contributor.advisor |
Sobreira, Silvia Garcia |
|
dc.contributor.author |
Cota, Denis Martino |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T17:54:26Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-22T17:54:26Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
COTA, Denis Martino. Aplicativos musicais: uma reflexão sobre a inovação na educação musical. 126 p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=80948>. Acesso em: 22 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11040 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2016/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aplicativos musicais : uma reflexão sobre a inovação da educação musical |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
cellphones, |
pt_BR |
dc.subject.en |
tablets |
pt_BR |
dc.subject.en |
mobile technologies |
pt_BR |
dc.subject.en |
teacher training |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research has as the main objective verify the viability of using mobile devices through its applications in the Music Education Field. As secondary objective was made an analysis of six applications categories and the way how these technologies is influencing the music making. The methodogy used was action research, carried out with students of the Music Teacher Degree UNIRIO which consisted of a training course in mobile technologies for music teachers. Although the number of participants (4) is small for larger generalizations, it was realized that, contrary to what common sense preaches, not always the young graduates have knowledge of how to insert the technology into their lesson planning. This demonstrates the need for more deepening on this topic in the trainers courses. At the end we came to the conclusion that smartphones and tablets are tools with great potential in music education. It also concluded that the applications studied both in analysis and in the training course can be used in various ways to teach music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Essa pesquisa teve como objetivo principal verificar a viabilidade do uso de dispositivos móveis por meio de seus aplicativos na área da Educação Musical. Como objetivo secundário foi feita uma análise de seis categorias de aplicativos e da maneira como essas tecnologias estão influenciando no fazer musical. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO a qual constituiu-se de um curso de capacitação em tecnologias móveis para professores de música. Embora o número de participantes (4) seja pequeno para maiores generalizações, percebeu-se que, ao contrário do que o senso comum prega, nem sempre os jovens graduandos têm conhecimento de como inserir a tecnologia em seu planejamento de aula. Isso demonstra a necessidade de maiores aprofundamentos sobre essa temática nos cursos formadores. Ao fim chegou-se à conclusão de que os smartphones e tablets são ferramentas com grande potencial na Educação Musical. Também se concluiu que os aplicativos estudados tanto na análise quanto no curso de capacitação podem ser utilizados de variadas maneiras para ensinar música. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
celulares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
tablets |
pt_BR |
dc.subject.pt |
tecnologias móveis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
formação docente |
pt_BR |