DSpace Repository

Conselhos escolares em duas escolas públicas de tempo integral do município de Itaboraí/RJ : a participação em discussão

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bernardo, Elisangela da Silva
dc.contributor.author Marques, Amanda Moreira Borde da Costa
dc.date.accessioned 2018-02-22T17:57:46Z
dc.date.available 2018-02-22T17:57:46Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation MARQUES, Amanda Moreira Borde da Costa. Conselhos escolares em duas escolas públicas de tempo integral do município de Itaboraí/RJ: a participação em discussão. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11044
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/19.. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Conselhos escolares em duas escolas públicas de tempo integral do município de Itaboraí/RJ : a participação em discussão pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Bernardo, Elisangela da Silva
dc.contributor.referee Menezes, Janaína Specht da Silva
dc.contributor.referee Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.referee Soares, Swamy de Paula Lima
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en School management pt_BR
dc.subject.en Democratic management pt_BR
dc.subject.en School council pt_BR
dc.subject.en Full-time Education More Education Program pt_BR
dc.description.abstracten This research is from a qualitative and quantitative nature, being the general aim to analyse the acting and composition of the School Councils in two full-time public schools in Itaborai town, in the perspective of participation. In order to achieve the proposed objectives, we made use of bibliographic research and documentary analysis, which are about school councils and full-time schools. In the field research, we opted to analyse the data of semi-structured interviews from four thematic perspectives. Sixteen interviews were conducted with school counselors( parents, students,workers, teachers,and principals) from two public schools of Itaborai town. The analysis of data were based on Becker (1999) and Lüdke; André (1986) studies. Through the analysis done, it was possible to note the importance of the school councils as an instance of democratic management, although the fact of (lack of) time is the biggest difficulty to have the counselors participation. The theoretical concept about democratic management and school council were fundamental to understand the relevance of participation in management of the school; but, in the practice, the participation happens essencially on administritive and supervisory issues. The pedagogical function stands only in theory, fact that was observed mainly by the realisation of the little counselors participation in the pedagogical activities of the More Education.Program. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta investigação é de cunho qualitativo e quantitativo, sendo o objetivo geral analisar a atuação e a composição dos Conselhos Escolares em duas escolas públicas de tempo integral do Município de Itaboraí, na perspectiva da participação. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental sobre conselhos escolares e educação (em tempo) integral. Na pesquisa de campo, optamos por analisar os dados das entrevistas semiestruturadas, a partir de quatro eixos temáticos. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os conselheiros escolares (pais, alunos, funcionários, professores e diretores) de duas escolas públicas do município de Itaboraí. As análises dos dados coletados foram embasadas nos estudos de Becker (1999) e Lüdke; André (1986). Diante das análises realizadas, foi possível constatar a importância dos Conselhos Escolares como instância de gestão democrática, embora o fator (falta de) tempo seja a maior dificuldade para a participação dos conselheiros. Os conceitos teóricos sobre gestão democrática e conselhos escolares foram fundamentais para compreender a relevância da participação na gestão da escola; mas, na prática, a participação ocorre essencialmente nas questões administrativas e fiscalizadoras. A função pedagógica encontra-se apenas na teoria, fato observado principalmente diante da constatação da pouca participação dos conselheiros nas atividades pedagógicas do Programa Mais Educação. pt_BR
dc.subject.pt Gestão democrática pt_BR
dc.subject.pt Gestão escolar pt_BR
dc.subject.pt Conselho escolar pt_BR
dc.subject.pt Educação em tempo integral pt_BR
dc.subject.pt Programa Mais Educação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|