dc.contributor.advisor |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.author |
Marques, Amanda Moreira Borde da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T17:57:46Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T17:57:46Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
MARQUES, Amanda Moreira Borde da Costa. Conselhos escolares em duas escolas públicas de tempo integral do município de Itaboraí/RJ: a participação em discussão. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11044 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/19.. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Conselhos escolares em duas escolas públicas de tempo integral do município de Itaboraí/RJ : a participação em discussão |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Menezes, Janaína Specht da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Lucília Augusta Lino de |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Swamy de Paula Lima |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
School management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject.en |
School council |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full-time Education More Education Program |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research is from a qualitative and quantitative nature, being the general aim to analyse the acting and composition of the School Councils in two full-time public schools in Itaborai town, in the perspective of participation. In order to achieve the proposed objectives, we made use of bibliographic research and documentary analysis, which are about school councils and full-time schools. In the field research, we opted to analyse the data of semi-structured interviews from four thematic perspectives. Sixteen interviews were conducted with school counselors( parents, students,workers, teachers,and principals) from two public schools of Itaborai town. The analysis of data were based on Becker (1999) and Lüdke; André (1986) studies. Through the analysis done, it was possible to note the importance of the school councils as an instance of democratic
management, although the fact of (lack of) time is the biggest difficulty to have the counselors participation. The theoretical concept about democratic management and school council were fundamental to understand the relevance of participation in management of the school; but, in the practice, the participation happens essencially on administritive and supervisory issues. The pedagogical function stands only in theory, fact that was observed mainly by the realisation of the little counselors participation in the pedagogical activities of the More Education.Program. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta investigação é de cunho qualitativo e quantitativo, sendo o objetivo geral analisar a atuação e a composição dos Conselhos Escolares em duas escolas públicas de tempo integral do Município de Itaboraí, na perspectiva da participação. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental sobre conselhos escolares e educação (em tempo) integral. Na pesquisa de campo, optamos por analisar os dados das entrevistas semiestruturadas, a partir de quatro eixos temáticos. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os conselheiros escolares (pais, alunos, funcionários, professores e diretores) de duas escolas públicas do município de Itaboraí. As análises dos dados coletados foram embasadas nos estudos de Becker (1999) e Lüdke; André (1986). Diante das análises realizadas, foi possível constatar a importância dos Conselhos Escolares como instância de gestão democrática, embora o fator (falta de) tempo seja a maior dificuldade para a participação dos conselheiros. Os conceitos teóricos sobre gestão democrática e conselhos escolares foram fundamentais para compreender a relevância da participação na gestão da escola; mas, na prática, a participação ocorre essencialmente nas questões administrativas e fiscalizadoras. A função pedagógica encontra-se apenas na teoria, fato observado principalmente diante da constatação da pouca participação dos conselheiros nas atividades pedagógicas do Programa Mais Educação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conselho escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programa Mais Educação |
pt_BR |