dc.contributor.advisor |
Moraes, José Damiro de |
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dc.contributor.author |
Martins, Gabriel Otoni Calhau |
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dc.date.accessioned |
2018-02-22T17:58:20Z |
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dc.date.available |
2018-02-22T17:58:20Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
MARTINS, Gabriel Otoni Calhau. Cultura anarquista no Rio de Janeiro, educação em espaços não formais. Rio de Janeiro 1906 a 1921. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11046 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/23. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Cultura anarquista no Rio de Janeiro, educação em espaços não formais. Rio de Janeiro 1906 a 1921 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anarchism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Workers’ meeting |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anarchist culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Libertarian education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education in non-formal spaces |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation deals with the cultural practices of anarchist movements in Rio de
Janeiro between 1906 and 1921. We have as an axe of our research the anarchist
meetings: it is considered that they were educational practices and part of an anarchist
educational project which not restricted only to regular school. This theme becomes
relevant since the works on anarchist cultural practices are scarce. We used as main
material primary sources like the workers' newspapers that circulated at the time. The
research is organized in three chapters: first we do a survey of the artistic expressions
found in workers’ parties; then, we discuss the conceps of education, culture and art
through an anarchist perspective and think about the need of education in non-formal
spaces; at last, we analyze some of these artistical practices, intending to understand its
revolutionary educational perspective of society. Through this research we can perceive
the importance of cultural practices as social transformative tools. These can be
unpredictable and unattended to the state. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho trata das práticas culturais do movimento anarquista do Rio de Janeiro
entre 1906 e 1921. Temos como eixo de pesquisa os bailes e as festas operárias:
considera-se que estes também foram práticas que faziam parte de um projeto de
educação anarquista que não se restringia apenas a escolas. Esse tema faz-se relevante
visto que os trabalhos sobre as práticas culturais anarquistas são escassos. Utilizamos
como material principal fontes primárias como os jornais operários que circulavam na
época. Essa pesquisa está organizada em três capítulos: no primeiro fazemos um
levantamento geral das expressões artísticas que encontramos nas festas operárias.
Depois, aprofundamos conceitos de educação, cultura e arte em uma perspectiva
anarquista e discutimos sobre a necessidade de estudar a educação em espaços não
formais. Posteriormente, analisamos algumas práticas artísticas levantadas, procurando
entender sua perspectiva educacional e transformadora da sociedade. Através dessa
pesquisa podemos perceber a importância das práticas culturais como ferramentas
transformadoras sociais. Estas podem ser imprevisíveis e autônomas ao estado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Anarquismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Festas operárias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura anarquista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação libertária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em espaços não formais |
pt_BR |