dc.contributor.advisor |
Pereira, Celso Sánchez |
|
dc.contributor.author |
Uchôa, Rafaella Sampaio |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T18:00:01Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T18:00:01Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
UCHÔA, Rafaella Sampaio. A década da educação para o desenvolvimento sustentável da Unesco: uma análise sob a ótica da educação ambiental crítica. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11048 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A década da educação para o desenvolvimento sustentável da Unesco : uma análise sob a ótica da educação ambiental crítica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The decade of education for sustainable development of UNESCO: an analysis through critical environmental education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pereira, Celso Sánchez |
|
dc.contributor.referee |
Guimarães, Mauro |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Daniel Fonseca de |
|
dc.contributor.referee |
Castro, Leonardo de |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Cláudia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education for sustainable development |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decade of education for sustainable development |
pt_BR |
dc.subject.en |
Critical environmental education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Political ecology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogy of consensus |
pt_BR |
dc.subject.en |
Environmental opressed |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research intends to do a critical reading of the document which is the basis
of the United Nations Decade of Education for Sustainable Development (DESD), set in
the period from 2005 to 2014. DESD represents the most recent frame of reference in
UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) which
validates the proposal of Education for Sustainable Development (ESD), also created by
the institution. Through the fields of Environmental Education, in its critical perspective
and from Political Ecology, it is suggested that the discourse of ESD proposed by
UNESCO, in its hegemonic position, is distant from the perspectives of Critical
Environmental Education and from the material and historical realities of the countries
in development, especially in the regions of Latin America. The document "United
Nations Decade of Education for Sustainable Development: Final Document /
International Plan of Implementation" is analized in a research of qualitative basis,
making use of the document analysis method, in the identification of categories that
emerge from the reading of Paulo Freire work “Pedagogy of Autonomy”. The
discussion about the concepts of ESD will be related to the historical contexts of
international reference frames of Environmental Education and its path, which are
fundamental for us to comprehend how Environmental Education in UNESCO has been
structured ideologically and politically along the way. Some national and international
authors of Critical Environmental Education made critics to ESD, which are used in this
work as theoretical references. It is intended, through these references, to demonstrate
that ESD does not provide responses and ways to the environmental crisis faced in the
regions in development. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
sta pesquisa faz uma leitura crítica do documento que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), marcada no período de 2005 a 2014. A DEDS representa o marco referencial mais recente da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que legitima a proposta da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), também criada pela instituição. Partindo-se dos campos da Educação Ambiental Crítica e da Ecologia Política, sugere-se que o discurso da EDS proposto pela UNESCO, em seu posicionamento hegemônico, se distancia da perspectiva da Educação Ambiental Crítica e das realidades materiais e históricas de países em desenvolvimento, principalmente da região da América Latina. O documento "Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Documento Final/Plano Internacional de Implementação" é analisado em uma pesquisa de base qualitativa, utilizando-se a técnica de análise documental, na identificação de categorias que emergem da leitura da obra "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire. A discussão sobre a conceituação da EDS, que fundamenta a DEDS, está relacionada ao contexto histórico dos marcos referenciais internacionais da Educação Ambiental e de sua trajetória, que são fundamentais para compreendermos como a Educação Ambiental na UNESCO foi se estruturando ideologica e politicamente ao longo dos anos. Muitos autores nacionais e internacionais do campo da Educação Ambiental Crítica teceram críticas à EDS, os quais são usados neste trabalho como referenciais teóricos. Pretende-se, a partir destas referências, demonstrar que a EDS da UNESCO não fornece respostas e soluções para a crise ambiental enfrentada nas regiões em desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação para o desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Década da educação para o desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação ambiental crítica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ecologia política |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia do consenso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Oprimido ambiental |
pt_BR |