DSpace Repository

A década da educação para o desenvolvimento sustentável da Unesco : uma análise sob a ótica da educação ambiental crítica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.author Uchôa, Rafaella Sampaio
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:00:01Z
dc.date.available 2018-02-22T18:00:01Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation UCHÔA, Rafaella Sampaio. A década da educação para o desenvolvimento sustentável da Unesco: uma análise sob a ótica da educação ambiental crítica. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11048
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/09. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A década da educação para o desenvolvimento sustentável da Unesco : uma análise sob a ótica da educação ambiental crítica pt_BR
dc.title.alternative The decade of education for sustainable development of UNESCO: an analysis through critical environmental education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.referee Guimarães, Mauro
dc.contributor.referee Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.referee Castro, Leonardo de
dc.contributor.referee Miranda, Cláudia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Education for sustainable development pt_BR
dc.subject.en Decade of education for sustainable development pt_BR
dc.subject.en Critical environmental education pt_BR
dc.subject.en Political ecology pt_BR
dc.subject.en Pedagogy of consensus pt_BR
dc.subject.en Environmental opressed pt_BR
dc.description.abstracten This research intends to do a critical reading of the document which is the basis of the United Nations Decade of Education for Sustainable Development (DESD), set in the period from 2005 to 2014. DESD represents the most recent frame of reference in UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) which validates the proposal of Education for Sustainable Development (ESD), also created by the institution. Through the fields of Environmental Education, in its critical perspective and from Political Ecology, it is suggested that the discourse of ESD proposed by UNESCO, in its hegemonic position, is distant from the perspectives of Critical Environmental Education and from the material and historical realities of the countries in development, especially in the regions of Latin America. The document "United Nations Decade of Education for Sustainable Development: Final Document / International Plan of Implementation" is analized in a research of qualitative basis, making use of the document analysis method, in the identification of categories that emerge from the reading of Paulo Freire work “Pedagogy of Autonomy”. The discussion about the concepts of ESD will be related to the historical contexts of international reference frames of Environmental Education and its path, which are fundamental for us to comprehend how Environmental Education in UNESCO has been structured ideologically and politically along the way. Some national and international authors of Critical Environmental Education made critics to ESD, which are used in this work as theoretical references. It is intended, through these references, to demonstrate that ESD does not provide responses and ways to the environmental crisis faced in the regions in development. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt sta pesquisa faz uma leitura crítica do documento que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), marcada no período de 2005 a 2014. A DEDS representa o marco referencial mais recente da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que legitima a proposta da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), também criada pela instituição. Partindo-se dos campos da Educação Ambiental Crítica e da Ecologia Política, sugere-se que o discurso da EDS proposto pela UNESCO, em seu posicionamento hegemônico, se distancia da perspectiva da Educação Ambiental Crítica e das realidades materiais e históricas de países em desenvolvimento, principalmente da região da América Latina. O documento "Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Documento Final/Plano Internacional de Implementação" é analisado em uma pesquisa de base qualitativa, utilizando-se a técnica de análise documental, na identificação de categorias que emergem da leitura da obra "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire. A discussão sobre a conceituação da EDS, que fundamenta a DEDS, está relacionada ao contexto histórico dos marcos referenciais internacionais da Educação Ambiental e de sua trajetória, que são fundamentais para compreendermos como a Educação Ambiental na UNESCO foi se estruturando ideologica e politicamente ao longo dos anos. Muitos autores nacionais e internacionais do campo da Educação Ambiental Crítica teceram críticas à EDS, os quais são usados neste trabalho como referenciais teóricos. Pretende-se, a partir destas referências, demonstrar que a EDS da UNESCO não fornece respostas e soluções para a crise ambiental enfrentada nas regiões em desenvolvimento. pt_BR
dc.subject.pt Educação para o desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject.pt Década da educação para o desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject.pt Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject.pt Ecologia política pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia do consenso pt_BR
dc.subject.pt Oprimido ambiental pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|