DSpace Repository

Formação continuada na escola municipal Anísio Teixeira : um olhar sobre a formação docente

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bernardo, Elisangela da Silva
dc.contributor.author Vasconcellos, Katia Regina Teixeira
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:01:04Z
dc.date.available 2018-02-22T18:01:04Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation VASCONCELLOS, Katia Regina Teixeira. Formação continuada na escola municipal Anísio Teixeira: um olhar sobre a formação docente. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11050
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/26. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Formação continuada na escola municipal Anísio Teixeira : um olhar sobre a formação docente pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Bernardo, Elisangela da Silva
dc.contributor.referee Bragança, Inês Ferreira de S.
dc.contributor.referee Menezes, Janaina Specht da Silva
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Teacher training pt_BR
dc.subject.en Continuing education pt_BR
dc.subject.en Full-time education pt_BR
dc.description.abstracten This research has as main objective to analyze the perceptions of teachers concerning the continuing education offered by the municipal education with a view to strengthening full-time education in Niterói / RJ. Throughout this dissertation, we dialogued with several authors about the subject of full-time education, that include: Coelho (2012; 2013), Cavaliere (2014), Bernado (2003; 2015), Menezes (2012; 2013), Velloso (2014); as well as the construction of teacher professionalization issues and reflectivity of the teaching action, widely studied by Huberman (2013), Nóvoa (1991), Tardiff (2000), Gatti (2010) among others. To achieve the goal we set, we conducted a bibliographic and documentary research about teacher training, continuing education and full-time education in Brazil, passing by Anísio Teixeira experiences with the Educational Center Carneiro Ribeiro, the Integrated Centers for Public Education (CIEP's) in the 1980s and 1990s of the twentieth century to the present days. The research was qualitative and involved the descriptive analysis of a questionnaire completed by teachers and interviews with members of the Commission Dacio Tavares Lobo Junior. The results of the survey, include:insufficient training to face the challenges of a full-time school; the importance of continued education offered within the school unit, a greater number of professionals for covering the demands of full-time school and the need to rethink the formative times of professionals within and outside school. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos professores em relação à formação continuada oferecida pela rede municipal de educação com vistas ao fortalecimento da educação em tempo integral Niterói/RJ. Ao longo desta dissertação, dialogamos com diversos autores sobre a temática do tempo integral, dos quais destacamos: Coelho (2012; 2013), Cavaliere (2014), Bernado (2003; 2015), Menezes (2012; 2013), Velloso (2014), bem como acerca da construção das questões de profissionalização docente e reflexibilidade da ação docente, amplamente estudadas por Huberman (2013), Nóvoa (1991), Tardiff (2000), Gatti (2010), entre outros. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental sobre formação docente e sobre educação integral e educação em tempo integral no Brasil, passando pelas experiências de Anísio Teixeira com o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) nos anos de 1980 e 1990 aos dias atuais. A pesquisa teve cunho qualitativo e contou com a análise descritiva de um questionário preenchido pelos professores e as entrevistas realizadas com os membros da Comissão Dácio Tavares Lobo Júnior. Como achados da pesquisa, destacamos: a formação insuficiente para superar os desafios de uma escola de tempo integral; a importância da formação continuada oferecida dentro da unidade escolar, uma maior quantidade de profissionais para cobrir a demanda da escola de tempo integral e a necessidade de repensar os tempos formativos destes profissionais dentro e fora do espaço escolar. pt_BR
dc.subject.pt Formação docente pt_BR
dc.subject.pt Formação continuada pt_BR
dc.subject.pt Educação em tempo integra pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|