dc.contributor.advisor |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.author |
Vasconcellos, Katia Regina Teixeira |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T18:01:04Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T18:01:04Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
VASCONCELLOS, Katia Regina Teixeira. Formação continuada na escola municipal Anísio Teixeira: um olhar sobre a formação docente. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11050 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/26. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada na escola municipal Anísio Teixeira : um olhar sobre a formação docente |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Bragança, Inês Ferreira de S. |
|
dc.contributor.referee |
Menezes, Janaina Specht da Silva |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full-time education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research has as main objective to analyze the perceptions of teachers concerning the continuing education offered by the municipal education with a view to strengthening full-time education in Niterói / RJ. Throughout this dissertation, we dialogued with several authors about the subject of full-time education, that include: Coelho (2012; 2013), Cavaliere (2014), Bernado (2003; 2015), Menezes (2012; 2013), Velloso (2014); as well as the construction of teacher professionalization issues and reflectivity of the teaching action, widely studied by Huberman (2013), Nóvoa (1991), Tardiff (2000), Gatti (2010) among others. To achieve the goal we set, we conducted a bibliographic and documentary research about teacher training, continuing education and full-time education in Brazil, passing by Anísio Teixeira experiences with the Educational Center Carneiro Ribeiro, the Integrated Centers for Public Education (CIEP's) in the 1980s and 1990s of the twentieth century to the present days. The research was qualitative and involved the descriptive analysis of a questionnaire completed by teachers and interviews with members of the
Commission Dacio Tavares Lobo Junior. The results of the survey, include:insufficient training to face the challenges of a full-time school; the importance of continued education offered within the school unit, a greater number of professionals for covering the demands of full-time school and the need to rethink the formative times of professionals within and outside school. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos professores em relação à formação continuada oferecida pela rede municipal de educação com vistas ao fortalecimento da educação em tempo integral Niterói/RJ. Ao longo desta dissertação, dialogamos com diversos autores sobre a temática do tempo integral, dos quais destacamos: Coelho (2012; 2013), Cavaliere (2014), Bernado (2003; 2015), Menezes (2012; 2013), Velloso (2014), bem como acerca da construção das questões de profissionalização docente e reflexibilidade da ação docente, amplamente estudadas por Huberman (2013), Nóvoa (1991), Tardiff (2000), Gatti (2010), entre outros. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental sobre formação docente e sobre educação integral e educação em tempo integral no Brasil, passando pelas experiências de Anísio Teixeira com o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) nos anos de 1980 e 1990 aos dias atuais. A pesquisa teve cunho qualitativo e contou com a análise descritiva de um questionário preenchido pelos professores e as entrevistas realizadas com os membros da Comissão Dácio Tavares Lobo Júnior. Como achados da pesquisa, destacamos: a formação insuficiente para superar os desafios de uma escola de tempo integral; a importância da formação continuada oferecida dentro da unidade escolar, uma maior quantidade de profissionais para cobrir a demanda da escola de tempo integral e a necessidade de repensar os tempos formativos destes profissionais dentro e fora do espaço escolar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em tempo integra |
pt_BR |