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Política curricular no curso de história da UERJ/Maracanã : processos de mudança e embates na comunidade universitária

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dc.contributor.advisor Miranda, Cláudia
dc.contributor.author Pimentel, Fernando Guimarães
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:01:37Z
dc.date.available 2018-02-22T18:01:37Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation PIMENTEL, Fernando Guimarães. Política curricular no curso de história da UERJ/Maracanã: processos de mudança e embates na comunidade universitária. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal Estado do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11051
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/22. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Política curricular no curso de história da UERJ/Maracanã : processos de mudança e embates na comunidade universitária pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Miranda, Cláudia
dc.contributor.referee Santos, Ricardo Augusto dos
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana de
dc.contributor.referee Sánchez, Celso
dc.contributor.referee Araújo, Helena Maria de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Decoloniality pt_BR
dc.subject.en Eurocentrism pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Historiography pt_BR
dc.subject.en Student movement pt_BR
dc.description.abstracten This research deals with the curricular policy in the UERJ/Maracanã’s undergraduate program in History and the processes of change and clashes in the university community, based on questions about the centrality of the history curriculum for teachers education and for the acting of political subjects in society. Our intention is to map the field of curriculum policy for the undergraduate program in History (Bachelor and Licentiate) in the last three decades and to observe how the active participation of the student body in the late 2000s interferes in this field and in its processes of change. Our interest, therefore, revolves around practical questions: time of completion, compulsory and elective disciplines’s organization, configuration of timetables for periods, etc., and focuses on the following questions: what kind of History is taught to us and why?; which subjects legitimized to determine the characteristics of this teaching and, in this process, which were marginalized and/or silenced? From some observations we verified that the curriculum favors studies whose theme is Europe and the theoretical perspectives are based on European authors as well. In this sense, we identify the curriculum as Eurocentric and we intend to approach this analysis from the course structure, official documentation (processes, minutes of meetings) and interviews/conversations with students and teachers. Our theoretical framework is based in the perspective of decolonial studies whose centrality lies in the understanding of social relations and historical processes that have led a significant part of the world population to a subalternization condition. And, from this understanding, we will dialogue with the concepts of eurocentrism and coloniality. Such studies promote combative approaches that presuppose the overcoming, also in the epistemological plane, of this paradigm. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Essa pesquisa versa sobre a política curricular no curso de História da UERJ/Maracanã e os processos de mudança e embates na comunidade universitária, a partir de indagações acerca da centralidade do currículo de História para a formação docente e para a atuação de sujeitos políticos na sociedade. Nosso intuito é mapear o terreno da política curricular no curso de História (Bacharelado e Licenciatura) nas últimas três décadas e observar como a participação ativa do corpo discente nos finais da década de 2000 interfere nesse terreno e nos processos de mudança. Nosso interesse, portanto, gravita em torno de questões práticas: tempo de integralização, disposição das disciplinas obrigatórias e eletivas, configuração dos horários dos períodos etc., e tem como foco as seguintes perguntas: qual História nos é ensinada e por que?; quais os sujeitos legitimados a determinar as características desse ensino e, nesse processo, quais os que foram marginalizados e/ou silenciados? A partir de algumas observações constatamos que o currículo privilegia estudos cujo tema é a Europa e as perspectivas teóricas baseiam-se em autores igualmente europeus. Nesse sentido, identificamos o currículo como eurocêntrico e pretendemos abordar essa análise a partir das ementas das disciplinas, documentação oficial (processos, atas de reuniões) e entrevistas/conversas com estudantes e professores. Nosso referencial teórico se insere na perspectiva dos estudos decoloniais cuja centralidade está no entendimento das relações sociais e nos processos históricos que conduziram parte significativa da população mundial a uma condição de subalternização. E, a partir desse entendimento, iremos dialogar com os conceitos de eurocentrismo, e colonialidade. Tais estudos promovem abordagens combativas que pressupõem a superação, também no plano epistemológico, desse paradigma. pt_BR
dc.subject.pt Decolonialidade pt_BR
dc.subject.pt Eurocentrismo pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Historiografia pt_BR
dc.subject.pt Movimento estudantil pt_BR
dc.subject.pt Participação Discente pt_BR


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