dc.contributor.advisor |
Nunes, Maria Fernanda Rezende |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Luiz Gustavo Prado de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T18:02:08Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T18:02:08Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Luiz Gustavo Prado de. A mediação na educação infantil: o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11052 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A mediação na educação infantil : o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mediation in early childhood education: the case of Proinfância units in Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Nunes, Maria Fernanda Rezende |
|
dc.contributor.referee |
Pena, Alexandra Coelho |
|
dc.contributor.referee |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Lopes, Jader Janer Moreira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Special education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Proinfância |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive education in early childhood education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work, entitled - "Mediation in Early Childhood Education: the case of Proinfância units in Rio de Janeiro" - aimed to investigate, describe and analyze the actions and characteristics of the mediator professional who works in Proinfância Program units
in the State and in the city of Rio de Janeiro, to thus know and understand possible
actions / practices that may contribute to the development and improvement in the
role of this professional. To that end, it made a literature review in order to trace historically early childhood education in Brazil, as well as special education and its
education policies. The theoretical contribution of Vygotsky on the development of
children with special needs was the guide for the discussions on the environment, the soil conditions, the defectology and zone of proximal development, in addition to Nunes ideas, GERALDI, Kupfer, Saviani and Tunis, which hinged They have helped us to think about the subject of research. The methodology was drawn from the choice of Proinfância Program, model created by the federal government, considered innovative in understanding the education of children 0-6 years old, listening to leaders and teachers of units in the State of Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação, intitulada - "A Mediação na Educação Infantil: o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro" - teve como objetivo investigar, descrever e analisar as ações e especificidades do profissional mediador que atua em unidades do Programa Proinfância no Estado e na cidade do Rio de Janeiro, para assim, conhecer e compreender possíveis ações/práticas que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria no papel deste profissional. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico a fim de traçar historicamente a educação infantil no Brasil, como também a educação especial e suas políticas de educação. A contribuição teórica de Vygostsky, sobre o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais foi guia para as reflexões sobre o meio, a pedologia, a defectologia e zona de desenvolvimento proximal, além das idéias de Nunes, Geraldí, Kupfer, Saviani e Tunes, que articuladas nos auxiliaram a pensar sobre o tema da pesquisa. A metodologia foi traçada a partir da escolha do Programa Proinfância, modelo criado pelo governo federal, considerado inovador na compreensão da educação das crianças de 0 a 6 anos, ouvindo dirigentes e professores de unidades no Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Proinfância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação inclusiva na educação infantil |
pt_BR |