DSpace Repository

A mediação na educação infantil : o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.contributor.author Oliveira, Luiz Gustavo Prado de
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:02:08Z
dc.date.available 2018-02-22T18:02:08Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Luiz Gustavo Prado de. A mediação na educação infantil: o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11052
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/01. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A mediação na educação infantil : o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative Mediation in early childhood education: the case of Proinfância units in Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.contributor.referee Pena, Alexandra Coelho
dc.contributor.referee Bernardo, Elisangela da Silva
dc.contributor.referee Lopes, Jader Janer Moreira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Special education pt_BR
dc.subject.en Proinfância pt_BR
dc.subject.en Inclusive education in early childhood education pt_BR
dc.description.abstracten This work, entitled - "Mediation in Early Childhood Education: the case of Proinfância units in Rio de Janeiro" - aimed to investigate, describe and analyze the actions and characteristics of the mediator professional who works in Proinfância Program units in the State and in the city of Rio de Janeiro, to thus know and understand possible actions / practices that may contribute to the development and improvement in the role of this professional. To that end, it made a literature review in order to trace historically early childhood education in Brazil, as well as special education and its education policies. The theoretical contribution of Vygotsky on the development of children with special needs was the guide for the discussions on the environment, the soil conditions, the defectology and zone of proximal development, in addition to Nunes ideas, GERALDI, Kupfer, Saviani and Tunis, which hinged They have helped us to think about the subject of research. The methodology was drawn from the choice of Proinfância Program, model created by the federal government, considered innovative in understanding the education of children 0-6 years old, listening to leaders and teachers of units in the State of Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação, intitulada - "A Mediação na Educação Infantil: o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro" - teve como objetivo investigar, descrever e analisar as ações e especificidades do profissional mediador que atua em unidades do Programa Proinfância no Estado e na cidade do Rio de Janeiro, para assim, conhecer e compreender possíveis ações/práticas que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria no papel deste profissional. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico a fim de traçar historicamente a educação infantil no Brasil, como também a educação especial e suas políticas de educação. A contribuição teórica de Vygostsky, sobre o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais foi guia para as reflexões sobre o meio, a pedologia, a defectologia e zona de desenvolvimento proximal, além das idéias de Nunes, Geraldí, Kupfer, Saviani e Tunes, que articuladas nos auxiliaram a pensar sobre o tema da pesquisa. A metodologia foi traçada a partir da escolha do Programa Proinfância, modelo criado pelo governo federal, considerado inovador na compreensão da educação das crianças de 0 a 6 anos, ouvindo dirigentes e professores de unidades no Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Educação especial pt_BR
dc.subject.pt Proinfância pt_BR
dc.subject.pt Educação inclusiva na educação infantil pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|