dc.contributor.advisor |
Diniz, Cládice Nóbile |
|
dc.contributor.author |
Tamashiro, Marcele do Nascimento Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-22T19:33:18Z |
|
dc.date.available |
2018-02-22T19:33:18Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-29 |
|
dc.identifier.citation |
TAMASHIRO, Marcele do Nascimento Silva. Acessibilidade arquitetônica sob o prisma da biblioteca escolar do IFRJ - campus Rio de Janeiro: a garantia da igualdade na diversidade. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11058 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/32. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Acessibilidade arquitetônica sob o prisma da biblioteca escolar do IFRJ - campus Rio de Janeiro : a garantia da igualdade na diversidade |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Diniz, Cládice Nóbile |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de |
|
dc.contributor.referee |
Delou, Cristina Maria Carvalho |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Architectural accessibility |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
It presents the importance of the library inserted in the educational institution as well as the necessity of the adaptation of its facilities to the architectural accessibility, in order to allow equal access to all the users. The assumption is that the school library is part of the teaching process by providing information access subsidies in order to encourage reading and subsequent literacy as well as information literacy. The methodology used is exploratory, with bibliographical research based on authors who discuss the theme of literacy, school library, social inclusion and architectural accessibility, and documentary research on the Library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Rio de Janeiro, named Prof. Eurico de Oliveira Assis. In order to present the mentioned library, a set of quality indicators elaborated by the Group of Studies in School Library (GEBE) of the Federal University of Minas Gerais was selected and it was selected as an element that assists in the detailed analysis of the library. In order to verify the architectural accessibility of the library, it was made use of the Assessment Indicators of the Accessibility Conditions in Libraries proposed by Gentil Junior (2016). In view of the diagnosis made, a set of recommendations was prepared, in view of the existence of barriers to accessibility both in the building environment (IFRJ entrance, sidewalks, transport) and in the interior (furniture, toilets), not guaranteeing equitable use Of users. It is perceived by the leaders of the Institution proposals for the improvement of spaces, mainly to meet the requirements of accessibility. It is recommended that more attention be given by current and future professionals involved in this topic to establish, as a good design practice, the design of accessible, safe and autonomous school environments for all users. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Apresenta a importância da biblioteca inserida na instituição de ensino bem como a necessidade da adequação de suas instalações à acessibilidade arquitetônica, de maneira a possibilitar o acesso igualitário a todos os usuários. Parte-se do pressuposto de que a biblioteca escolar é parte do processo de ensino fornecendo subsídios para o acesso à informação de forma a promover o incentivo à leitura e consecutivamente a um melhor letramento, bem como ao letramento informacional. A metodologia utilizada é exploratória, com pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem o tema letramento, biblioteca escolar, inclusão social e acessibilidade arquitetônica, e de pesquisa documental sobre a Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Rio de Janeiro, denominada Prof. Eurico de Oliveira Assis. No intuito de apresentar a referida biblioteca utilizou-se um conjunto de indicadores de qualidade elaborados pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) da Universidade Federal de Minas Gerais e foi selecionado por ser um elemento que auxilia na análise detalhada da biblioteca. Já para verificar as condições de acessibilidade arquitetônica da biblioteca, fez-se uso dos Indicadores de Avaliação das Condições de Acessibilidade em Bibliotecas propostos por Gentil Junior (2016). Diante do diagnóstico realizado elaborou-se um conjunto de recomendações, tendo em vista a existência de barreiras quanto à acessibilidade tanto no entorno da edificação (entrada do IFRJ, calçadas, transporte) quanto em seu interior (mobiliário, sanitários) não garantindo um uso equitativo dos usuários. Percebe-se por parte dos dirigentes da Instituição propostas para a melhoria dos espaços, principalmente para o atendimento às exigências da acessibilidade. Recomenda-se uma maior atenção dos atuais e futuros profissionais envolvidos com esse tema para que se estabeleça, como uma boa prática de projeto, a concepção de ambientes escolares acessíveis, com segurança e autonomia para todos os usuários. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acessibilidade arquitetônica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento informacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura |
pt_BR |