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Provendo semântica para implementação de aspectos em BPM

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dc.contributor.advisor Cappelli, Claudia
dc.contributor.author José, Hércules Sant'Ana da Silva
dc.date.accessioned 2018-02-22T19:42:16Z
dc.date.available 2018-02-22T19:42:16Z
dc.date.issued 2017-03-30
dc.identifier.citation JOSÉ, Hércules Sant'Ana da Silva. Provendo semântica para implementação de aspectos em BPM. 2017. x, 79f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11061
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2017/04. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Provendo semântica para implementação de aspectos em BPM pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Santoro, Flávia Maria
dc.contributor.referee Cappelli, Claudia
dc.contributor.referee Santoro, Flávia Maria
dc.contributor.referee Azevedo, Leonardo Guerreiro
dc.contributor.referee Batista, Thaís Vasconcelos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Aspect orientation pt_BR
dc.subject.en business process pt_BR
dc.subject.en semantics pt_BR
dc.subject.en automatic discovery of services pt_BR
dc.subject.en aspect-oriented modeling in business process pt_BR
dc.subject.en wsmo pt_BR
dc.description.abstracten In software development, crosscutting concerns, such as security, audit, access control, authentication, logging, persistence, transaction, error handling, among others, can be modularized using aspect-oriented paradigm. In business process, aspects have been used to reduce visualization complexity, increase reuse and improve maintainability of the models. In literature, we found techniques that address aspects of the modeling and implementation phases of business process, however these techniques adopt different semantic representations, hindering the integration between these phases in BPM lifecycle. This work proposes an discovery method of services capable of select aspects that achieve the objectives established in the modeling phase, thus becoming them more flexible and adaptable at runtime. A proof of concept was performed to verify the proposed method and artifacts produced. In addition, an experiment was conducted as a proposal validation. The results show that the definition of an operational objective makes the aspects more flexible and adaptable, allowing the business specialists to concentrate on the modeling of the aspect without necessarily worrying the implementation, since it will be discovery during the execution of the process. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Em desenvolvimento de software, interesses transversais como segurança, auditoria, controle de acesso, autenticação, logging, persistência, transação, tratamento de erro entre outros, podem ser modularizados usando-se o paradigma de orientação a aspectos. Em processos de negócio os interesses transversais veem sendo tratados para reduzir a complexidade na visualização, aumentar o reuso e melhorar a manutenibilidade dos modelos. Na literatura encontramos técnicas que utilizam aspectos nas fases de modelagem e implementação de processos de negócio, contudo essas técnicas adotam diferentes representações semânticas, dificultando a integração entre as fases dentro do ciclo de vida de BPM. Este trabalho propõe um método de descoberta de serviços capaz de selecionar aspectos que atendam aos objetivos estabelecidos na fase de modelagem, tornando-os mais flexíveis e adaptáveis em tempo de execução. Foi realizada uma prova de conceito para verificar o método proposto e os artefatos produzidos. Além disso, foi realizado um experimento como forma de validação da proposta. Os resultados obtidos mostram que a definição de um objetivo operacional torna os aspectos mais flexíveis e adaptáveis, permitindo aos especialistas de negócio se concentrem na modelagem do aspecto sem necessariamente se preocupar com a implementação, uma vez que a mesma será descoberta durante a execução do processo. pt_BR
dc.subject.pt Orientação a aspectos pt_BR
dc.subject.pt processos de negócio pt_BR
dc.subject.pt semântica pt_BR
dc.subject.pt descoberta automática de serviços pt_BR
dc.subject.pt modelagem de aspectos em processo de negócio pt_BR
dc.subject.pt wsmo pt_BR


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