dc.contributor.advisor |
Cappelli, Claudia |
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dc.contributor.author |
José, Hércules Sant'Ana da Silva |
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dc.date.accessioned |
2018-02-22T19:42:16Z |
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dc.date.available |
2018-02-22T19:42:16Z |
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dc.date.issued |
2017-03-30 |
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dc.identifier.citation |
JOSÉ, Hércules Sant'Ana da Silva. Provendo semântica para implementação de aspectos em BPM. 2017. x, 79f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11061 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2017/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Provendo semântica para implementação de aspectos em BPM |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Santoro, Flávia Maria |
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dc.contributor.referee |
Cappelli, Claudia |
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dc.contributor.referee |
Santoro, Flávia Maria |
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dc.contributor.referee |
Azevedo, Leonardo Guerreiro |
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dc.contributor.referee |
Batista, Thaís Vasconcelos |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Aspect orientation |
pt_BR |
dc.subject.en |
business process |
pt_BR |
dc.subject.en |
semantics |
pt_BR |
dc.subject.en |
automatic discovery of services |
pt_BR |
dc.subject.en |
aspect-oriented modeling in business process |
pt_BR |
dc.subject.en |
wsmo |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In software development, crosscutting concerns, such as security, audit, access control,
authentication, logging, persistence, transaction, error handling, among others, can be
modularized using aspect-oriented paradigm. In business process, aspects have been used to reduce visualization complexity, increase reuse and improve maintainability of the
models. In literature, we found techniques that address aspects of the modeling and
implementation phases of business process, however these techniques adopt different
semantic representations, hindering the integration between these phases in BPM
lifecycle. This work proposes an discovery method of services capable of select aspects
that achieve the objectives established in the modeling phase, thus becoming them more
flexible and adaptable at runtime. A proof of concept was performed to verify the
proposed method and artifacts produced. In addition, an experiment was conducted as a
proposal validation. The results show that the definition of an operational objective makes
the aspects more flexible and adaptable, allowing the business specialists to concentrate
on the modeling of the aspect without necessarily worrying the implementation, since it
will be discovery during the execution of the process. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Em desenvolvimento de software, interesses transversais como segurança, auditoria,
controle de acesso, autenticação, logging, persistência, transação, tratamento de erro entre outros, podem ser modularizados usando-se o paradigma de orientação a aspectos. Em processos de negócio os interesses transversais veem sendo tratados para reduzir a
complexidade na visualização, aumentar o reuso e melhorar a manutenibilidade dos
modelos. Na literatura encontramos técnicas que utilizam aspectos nas fases de
modelagem e implementação de processos de negócio, contudo essas técnicas adotam
diferentes representações semânticas, dificultando a integração entre as fases dentro do
ciclo de vida de BPM. Este trabalho propõe um método de descoberta de serviços capaz
de selecionar aspectos que atendam aos objetivos estabelecidos na fase de modelagem,
tornando-os mais flexíveis e adaptáveis em tempo de execução. Foi realizada uma prova
de conceito para verificar o método proposto e os artefatos produzidos. Além disso, foi
realizado um experimento como forma de validação da proposta. Os resultados obtidos
mostram que a definição de um objetivo operacional torna os aspectos mais flexíveis e
adaptáveis, permitindo aos especialistas de negócio se concentrem na modelagem do
aspecto sem necessariamente se preocupar com a implementação, uma vez que a mesma será descoberta durante a execução do processo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Orientação a aspectos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processos de negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
semântica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
descoberta automática de serviços |
pt_BR |
dc.subject.pt |
modelagem de aspectos em processo de negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
wsmo |
pt_BR |