DSpace Repository

Letramento estatístico nos livros dos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular

Show simple item record

dc.contributor.advisor Velasque, Luciane de Souza
dc.contributor.author Santos Júnior, Jorge dos
dc.date.accessioned 2018-02-23T17:22:56Z
dc.date.available 2018-02-23T17:22:56Z
dc.date.issued 2017-09-22
dc.identifier.citation SANTOS JÚNIOR, Jorge dos.Letramento estatístico nos livros dos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular . 2017.187f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11065
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Letramento estatístico nos livros dos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Velasque, Luciane de Souza
dc.contributor.referee Simas, Fabio Luiz Borges
dc.contributor.referee Landim, Flávia Maria Pinto Ferreira
dc.contributor.referee Rangel, Letícia Guimarães
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Statistical Literacy pt_BR
dc.subject.en Didactic Book pt_BR
dc.subject.en Praxeological Organization pt_BR
dc.subject.en Elementary School pt_BR
dc.subject.en BNCC pt_BR
dc.description.abstracten The present work is a master’s dissertation in mathematics carried out by PROFMAT / UNIRIO. Our study deals with the approach made by the textbooks regarding the contents of Statistics and Probability, and how they make possible the development of the Statistical Literacy of students. In addition, we verified that the current books, approved by the National Program of Textbooks (PNLD) 2017 (BRAZIL, 2016), would serve the curricular components according to the third of the National Curricular Common Base (BNCC) (BRAZIL, 2017), to the final years of Elementary School. The objective of this research was to identify elements for the development of the Statistical Literacy provided by the textbooks to the students. For this, we used the Didactic Anthropological Theory (TAD) developed by Chevallard (1999). Three collections of textbooks of the Elementary School were chosen, according to the most widely distributed registry by the National Fund for the Development of Education (FNDE). We did the didactic analysis and identified the praxeological organization present in the collections: Praticando Matemática, Vontade de Saber, and Compreensão e Prática. After the analyzes, we identified the levels of Statistical Literacy, graphical and tabular comprehension provided by the collections, according to the levels proposed by Watson and Callingham (2003), Curcio (1989) and Wainer (1995). We point out how the transnumeration occurs in the activities, according to Wild and Pfannkuch (1999). We infer that the analyzed collections, mentioned above, in this order, allow the student to reach, respectively, the Informal, Consistent Non-Critical and Inconsistent Statistical Literacy levels, proposed by Watson and Callingham (2003). We found that the analyzed collections do not allow the full development of Statistical Literacy, as established by Gal (2002). There were also some gaps that the books need to fill in order to be in line with the curricular components proposed by BNCC pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho é uma dissertação de mestrado em matemática realizado pelo PROFMAT/UNIRIO. Nosso estudo versa sobre a abordagem feita pelos livros didáticos quanto aos conteúdos de Estatística e Probabilidade, e como eles possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico dos estudantes. Além disso, verificamos se os livros atuais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 (BRASIL, 2016), atenderiam aos componentes curriculares de acordo com a terceira da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), para os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico proporcionado pelos livros didáticos aos estudantes. Para isso, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1999). Foram escolhidas três coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental, de acordo com o registro de maior distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fizemos a análise didática e identificamos a organização praxeológica presente nas coleções: Praticando Matemática, Vontade de Saber e, Compreensão e Prática. Após as análises, identificamos os níveis de Letramento Estatístico, compreensão gráfica e tabular proporcionado pelas coleções, de acordo com os níveis propostos, respectivamente, por Watson e Callingham (2003), Curcio (1989), Wainer (1995). Apontamos como ocorre a transnumeração nas atividades, segundo Wild e Pfannkuch (1999). Inferimos que as coleções analisadas, citadas acima, nesta ordem, permitem ao aluno atingir, respectivamente, os níveis Informal, Consistente não crítico e Inconsistente de Letramento Estatístico, propostos por Watson e Callingham (2003). Constatamos que as coleções analisadas não possibilitam um pleno desenvolvimento do Letramento Estatístico, como estabelecido por Gal (2002). Foram evidenciadas também algumas lacunas que os livros precisam preencher para que fiquem em consonância com os componentes curriculares propostos pela BNCC. pt_BR
dc.subject.pt Letramento Estatístico pt_BR
dc.subject.pt Livro Didático pt_BR
dc.subject.pt Organização Praxeológica pt_BR
dc.subject.pt Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject.pt BNCC pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|