dc.contributor.advisor |
Velasque, Luciane de Souza |
|
dc.contributor.author |
Santos Júnior, Jorge dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-23T17:22:56Z |
|
dc.date.available |
2018-02-23T17:22:56Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-22 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS JÚNIOR, Jorge dos.Letramento estatístico nos livros dos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular . 2017.187f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11065 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Letramento estatístico nos livros dos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Velasque, Luciane de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.referee |
Landim, Flávia Maria Pinto Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Rangel, Letícia Guimarães |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Statistical Literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Didactic Book |
pt_BR |
dc.subject.en |
Praxeological Organization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject.en |
BNCC |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work is a master’s dissertation in mathematics carried out by PROFMAT / UNIRIO. Our study deals with the approach made by the textbooks regarding the contents of Statistics and Probability, and how they make possible the development of the Statistical Literacy of students. In addition, we verified that the current books, approved by the National Program of Textbooks (PNLD) 2017 (BRAZIL, 2016), would serve the curricular components according to the third of the National Curricular Common Base (BNCC) (BRAZIL, 2017), to the final years of Elementary School. The objective of this research was to identify elements for the development of the Statistical Literacy provided by the textbooks to the students. For this, we used the Didactic Anthropological Theory (TAD) developed by Chevallard (1999). Three collections of textbooks of the Elementary School were chosen, according to the most widely distributed registry by the National Fund for the Development of Education (FNDE). We did the didactic analysis and identified the praxeological organization present in the collections: Praticando Matemática, Vontade de Saber, and Compreensão e Prática. After the analyzes, we identified the levels of Statistical Literacy, graphical and tabular comprehension provided by the collections, according to the levels proposed by Watson and Callingham (2003), Curcio (1989) and Wainer (1995). We point out how the transnumeration occurs in the activities, according to Wild and Pfannkuch (1999). We infer that the analyzed collections, mentioned above, in this order, allow the student to reach, respectively, the Informal, Consistent Non-Critical and Inconsistent Statistical Literacy levels, proposed by Watson and Callingham (2003). We found that the analyzed collections do not allow the full development of Statistical Literacy, as established by Gal (2002). There were also some gaps that the books need to fill in order to be in line with the curricular components proposed by BNCC |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é uma dissertação de mestrado em matemática realizado pelo PROFMAT/UNIRIO. Nosso estudo versa sobre a abordagem feita pelos livros didáticos quanto aos conteúdos de Estatística e Probabilidade, e como eles possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico dos estudantes. Além disso, verificamos se os livros atuais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 (BRASIL, 2016), atenderiam aos componentes curriculares de acordo com a terceira da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), para os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico proporcionado pelos livros didáticos aos estudantes. Para isso, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1999). Foram escolhidas três coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental, de acordo com o registro de maior distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fizemos a análise didática e identificamos a organização praxeológica presente nas coleções: Praticando Matemática, Vontade de Saber e, Compreensão e Prática. Após as análises, identificamos os níveis de Letramento Estatístico, compreensão gráfica e tabular proporcionado pelas coleções, de acordo com os níveis propostos, respectivamente, por Watson e Callingham (2003), Curcio (1989), Wainer (1995). Apontamos como ocorre a transnumeração nas atividades, segundo Wild e Pfannkuch (1999). Inferimos que as coleções analisadas, citadas acima, nesta ordem, permitem ao aluno atingir, respectivamente, os níveis Informal, Consistente não crítico e Inconsistente de Letramento Estatístico, propostos por Watson e Callingham (2003). Constatamos que as coleções analisadas não possibilitam um pleno desenvolvimento do Letramento Estatístico, como estabelecido por Gal (2002). Foram evidenciadas também algumas lacunas que os livros precisam preencher para que fiquem em consonância com os componentes curriculares propostos pela BNCC. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento Estatístico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização Praxeológica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |