dc.contributor.advisor |
Velasque, Luciane de Souza |
|
dc.contributor.author |
Santos, Wagner Dias |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-23T17:27:19Z |
|
dc.date.available |
2018-02-23T17:27:19Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-22 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Wagner Dias. Letramento estatístico nos livros de ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular.2017.149f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11067 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Letramento estatístico nos livros de ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Velasque, Luciane de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.referee |
Landim, Flávia Maria Pinto Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Rangel, Letícia Guimarães |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Statistical Literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Didactic Book |
pt_BR |
dc.subject.en |
hHigh School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Praxeological Organization |
pt_BR |
dc.subject.en |
BNCC |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work is a master’s dissertation in mathematics carried out by PROFMAT/UNIRIO. Our study deals with the approach made by the textbooks regarding the contents of Statistics and Probability, how they make possible the development of the Statistical Literacy of students. In addition, we analyzed if the current books, approved by the National Textbooks Program (PNLD) 2015 (BRAZIL, 2014), would attend the curricular components according to the propositions on the second version of the National Curricular Common Base (BNCC) (BRAZIL, 2016) for high school. The objective of this research was to identify elements for the development of the Statistical Literacy provided by the textbooks to the students. For this, we used the Didactic Anthropological Theory (TAD) developed by Chevallard (1999). The three collections most distributed throughout the country were selected, according to information obtained on the website of the National Fund for the Development of Education (FNDE). We did the didactic analysis and identified the praxeological organization present in the collections: Matemática: Contexto & Aplicações by Luiz Roberto Dante, Novo Olhar – Matemática by Joamir Souza, and Matemática: Ciência e Aplicações by Gelson Iezzi et.al.. After the analysis, we identified the levels of Statistical Literacy, and graphical and tabular comprehension provided by the collections, according to the levels proposed by Watson and Callingham (2003), Curcio (1989) and Wainer (1995). We point out how the transnumeration in the activities occurs, according to Wild and Pfannkuch (1999). As a result of our research we infer that collections I and II allow students to reach the inconsistent level of Statistical Literacy, while collection III provides the consistent non-critical level according to the classification established by Watson and Callingham (2003). Thus, we found out that the analyzed collections do not enable the full development of Statistical Literacy, as established by Gal (2002). Finally, we highlight some gaps that the books need to fill in order to be in line with the curricular components proposed by BNCC. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é uma dissertação de mestrado em matemática realizado pelo PROFMAT/UNIRIO. Nosso estudo versa sobre a abordagem feita pelos livros didáticos quanto aos conteúdos de Estatística e Probabilidade, como eles possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico para os estudantes. Analisamos se alguns livros atuais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 (BRASIL, 2014), atenderiam aos componentes curriculares de acordo com as orientações propostas pela segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2016), para o ensino médio. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico proporcionado pelos livros didáticos aos estudantes. Para isso, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1999). Foram escolhidas as três coleções mais distribuídas em todo território nacional, segundo informações obtidas no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fizemos a análise didática e identificamos a organização praxeológica presente nas coleções: Matemática: Contexto & Aplicações de Luiz Roberto Dante, Novo Olhar – Matemática de Joamir Souza, e Matemática: Ciência e Aplicações de Gelson Iezzi et.al.. Após as análises, identificamos os níveis de Letramento Estatístico, compreensão gráfica e tabular proporcionado pelas coleções, de acordo com os níveis propostos, respectivamente, por Watson e Callingham (2003), Curcio (1989) e Wainer (1995). Apontamos como ocorre a transnumeração nas atividades, segundo Wild e Pfannkuch (1999). Como resultados de nossa pesquisa inferimos que as coleções I e II, permitem ao aluno atingir o nível inconsistente de Letramento Estatístico, enquanto a coleção III possibilita o nível consistente não-crítico, segundo a classificação estabelecida por Watson e Callingham (2003). Sendo assim, constatamos que as coleções analisadas não possibilitam um pleno desenvolvimento do Letramento Estatístico como estabelecido por Gal(2002). Por fim, evidenciamos algumas lacunas que os livros precisam preencher para que fiquem em consonância com os componentes curriculares propostos pela BNCC. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento Estatístico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização Praxeológica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |