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A arte da conversação: uma análise do fraseado do contrabaixista Scott Lafaro e da interação no Bill Evans Trio entre 1959 e 1961

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dc.contributor.advisor Requião, Luciana
dc.contributor.author Repsold, Bruno
dc.date.accessioned 2018-02-23T18:27:09Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-23T18:27:09Z
dc.date.issued 2016-12-13
dc.identifier.citation TORÓS, Bruno Repsold. A arte da conversação: uma análise do contrabaixista Scott Lafaro e da interação no Bill Evans Trio em 1959 e 1961. 111p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=84074>. Acesso em: 22 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11069
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2016/15 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A arte da conversação: uma análise do fraseado do contrabaixista Scott Lafaro e da interação no Bill Evans Trio entre 1959 e 1961 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pinto, Marco Túlio de Paula
dc.contributor.referee Korman, Clifford
dc.contributor.referee Leite, Luis
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa tem como objetivo analisar a performance do contrabaixista Scott LaFaro (1936-1961) no período comprendido entre 1959 e 1961, enquanto integrante do trio pianista Bill Evans. LaFaro é tido como o primeiro contrabandista no jazz, o usual walking bass, criando um estilo altamente contrapontístico dentro deste trio, em constante diálogo com o grupo, em especial com Evans. Busca-se aqui compreender como se dá este diálogo, o interplay entre o grupo, a partir da análise de trechos de gravações em cada um dos três discos registrados pelo trio, onde se mostra explícito o alto nível de inração atingido por este. Ainda, o fraseado de Ladaro nos improvisos de Alice in Wonderland e Nardis é analisado segundo os conceitos de improvisação Vertical e Horizontal desemvolvidos por George Russel (1923-2009) no livro The Lydian Chomatic Concept of Tonal Organization (1953), verificando qual destes melhor se enquadra a sua forma de pensar musicalmente. Assim, pretendendo-se entender o estilo de LaFaro na construção de suas linhas de acompanhamento e de seus improvisos, verificou-se uma busca por inserções de frases melódicas no espaço deixado por Evans, baseado num processo de mimese, e um equilibrio na construção do fraseado entre abordagens vertical e horizontal, predominando a primeira sobre a música de caráter tonal e a segunda sobre a de caráter modal. pt_BR
dc.subject.pt Contrabaixo pt_BR
dc.subject.pt Improvisação pt_BR
dc.subject.pt Interação pt_BR
dc.subject.pt Jazz piano trio pt_BR


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