dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Repsold, Bruno |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-23T18:27:09Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-23T18:27:09Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-13 |
|
dc.identifier.citation |
TORÓS, Bruno Repsold. A arte da conversação: uma análise do contrabaixista Scott Lafaro e da interação no Bill Evans Trio em 1959 e 1961. 111p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=84074>. Acesso em: 22 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11069 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2016/15 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A arte da conversação: uma análise do fraseado do contrabaixista Scott Lafaro e da interação no Bill Evans Trio entre 1959 e 1961 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
|
dc.contributor.referee |
Korman, Clifford |
|
dc.contributor.referee |
Leite, Luis |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a performance do contrabaixista Scott LaFaro (1936-1961) no período comprendido entre 1959 e 1961, enquanto integrante do trio pianista Bill Evans. LaFaro é tido como o primeiro contrabandista no jazz, o usual walking bass, criando um estilo altamente contrapontístico dentro deste trio, em constante diálogo com o grupo, em especial com Evans. Busca-se aqui compreender como se dá este diálogo, o interplay entre o grupo, a partir da análise de trechos de gravações em cada um dos três discos registrados pelo trio, onde se mostra explícito o alto nível de inração atingido por este. Ainda, o fraseado de Ladaro nos improvisos de Alice in Wonderland e Nardis é analisado segundo os conceitos de improvisação Vertical e Horizontal desemvolvidos por George Russel (1923-2009) no livro The Lydian Chomatic Concept of Tonal Organization (1953), verificando qual destes melhor se enquadra a sua forma de pensar musicalmente. Assim, pretendendo-se entender o estilo de LaFaro na construção de suas linhas de acompanhamento e de seus improvisos, verificou-se uma busca por inserções de frases melódicas no espaço deixado por Evans, baseado num processo de mimese, e um equilibrio na construção do fraseado entre abordagens vertical e horizontal, predominando a primeira sobre a música de caráter tonal e a segunda sobre a de caráter modal. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contrabaixo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Improvisação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jazz piano trio |
pt_BR |