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Prevalência de risco para apneia obstrutiva do sono em pilotos de aeronaves civis brasileiros

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dc.contributor.advisor Melo, Maria Helena de Araújo
dc.contributor.author Junqueira, Antônio Augusto Freitas
dc.date.accessioned 2018-02-26T12:56:15Z
dc.date.available 2018-02-26T12:56:15Z
dc.date.issued 2016-06-08
dc.identifier.citation JUNQUEIRA, Antônio Augusto Freitas. Prevalência de risco para apneia obstrutiva do sono em pilotos de aeronaves civis brasileiros. 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11078
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Prevalência de risco para apneia obstrutiva do sono em pilotos de aeronaves civis brasileiros pt_BR
dc.title.alternative Prevalence of risk for obstructive sleep apnea in pilots of Brazilian civil aircraft pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Neves, Denise Duprat
dc.contributor.referee Neves, Denise Duprat
dc.contributor.referee Lemes, Lucas Neves de Andrade
dc.contributor.referee Sennes, Luiz Ubirajara
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Neurologia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq MEDICINA pt_BR
dc.subject.cnpq NEUROLOGIA pt_BR
dc.subject.en Sleep Apnea Syndromes pt_BR
dc.subject.en Sleep Apnea Obstructive pt_BR
dc.subject.en Aerospace medicine pt_BR
dc.subject.en Aeronautical accidents pt_BR
dc.subject.en Sleep wake disorders pt_BR
dc.subject.en Fatigue pt_BR
dc.description.abstracten The Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS) can be associated with Excessive Daytime Sleepiness (EDS) which leads to cognitive and attention impairment to perform activities that require a high level of these functions. In the context of air transport activity in Brazil there is no preventive regulation of this disease. The aim of this research is to identify Brazilian Civilian Pilots (BCP) with the possibility of being carriers of OSAS through responses to different questionnaires validated and used worldwide as indicators of this disease. Interviews were made with 262 BCP, after signing the Informed Consent, which included the Epworth Sleepiness Scale (ESS), the Berlin Questionnaire (BQ) and the STOP-BANG questionnaire (SBQ). We found positiveness for OSAS in 16% of the cases through the BQ, 37.4% through the SBQ, and 11.45% were considered at risk in both questionnaires. We also found that although only 14.9% of respondents complained of EDS through ESE, 52.3% of them reported having snores. We found that there is weak correlation between the answers to the questionnaires and the ESS and also between the questionnaires and the presence of snoring, but significantly in the most cases. We also observed an agreement of weak to moderate between SBQ and BQ to suggest the presence of OSAS (Weighted Kappa=0.263, 95%CI 0.153-0.373) and also the odds ratio of 5.58 (95%CI 2.698-11.573). We can infer that there is risk for OSAS in the population studied and we suggest the application of those questionnaires as a means of screening to indicate the completion of PSG by the health regulatory agencies and licenses to flight in order to increase their safety. Since there is an effective way for the diagnosis and management of OSAS, it should be investigated and treated in order to reduce the risk of accidents and contribute to improve the health of the pilot itself. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) pode cursar com Sonolência Excessiva Diurna (SED) e consequente déficit cognitivo e da atenção para realizar atividades que requeiram alto nível destas funções. No âmbito da atividade de transporte aéreo no Brasil não há regulamentação preventiva desta doença. O objetivo desta pesquisa é identificar Pilotos Civis Brasileiros (PCB) com possibilidade de serem portadores da SAOS, por meio de respostas a diferentes questionários, utilizados e validados internacionalmente como indicadores da presença desta doença. Foram feitas entrevistas com 262 PCB, após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que incluíram a Escala de Sonolência de Epworth (ESE), o Questionário de Berlim (QB) e o Questionário STOP-BANG (QSB). Encontramos positividade para SAOS em 16% dos casos pelo QB, e em 37,4% por meio QSB, sendo que 11,45% eram considerados sob risco em ambos. Também identificamos que apesar de apenas 14,9% dos entrevistados apresentarem SED através da ESE, 52,3% apresentaram roncos. Verificamos que existe fraca correlação entre as respostas aos questionários e à ESE, bem como entre os questionários e a presença de ronco, porém a maioria significativa. Observamos ainda uma concordância de fraca a moderada entre os questionários QSB e QB para sugerir presença de SAOS (Weighted Kappa=0,263, IC95% 0,153-0,373) e a odds ratio de 5,58 (IC95% 2,698-11,573). Podemos inferir que há risco para ocorrência de SAOS na população estudada e sugerimos a utilização dos questionários como meio de triagem para indicar a PSG pelos órgãos de controle de saúde e licenças para vôo, a fim de incrementar sua segurança. Uma vez que existe uma maneira efetiva para o diagnóstico e controle da SAOS, ela deve ser investigada e tratada, visando diminuir risco de acidentes e cooperando para a saúde do próprio piloto em questão. pt_BR
dc.subject.pt Síndromes da Apneia do Sono pt_BR
dc.subject.pt Apneia do Sono Tipo Obstrutiva pt_BR
dc.subject.pt Medicina aeroespacial pt_BR
dc.subject.pt Acidentes aeronáuticos pt_BR
dc.subject.pt Transtornos do sono-vigília pt_BR
dc.subject.pt Fadiga pt_BR


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