dc.contributor.advisor |
Aragão, Pedro |
|
dc.contributor.author |
Valencia, José Robinson Enciso |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-26T21:12:13Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-26T21:12:13Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VALENCIA, José Robinson Enciso. O bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas. 85 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=80945>. Acesso em: 26 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11098 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/24 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bambuco |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bogotá |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research presents exploratory aspects for a comparative analysis between the
Colombian’s Bambuco and the Brazilian’s Choro from the perspective of interpretive
practices. The content is divides into two main parts. The first deals with the social
context of the belle époque between late nineteenth and early twentieth century, making
a parallel reading of important changes such as the conformation of the respective
republics, the nationalism and centralist policies. This will be the starting point for
elucidating the implications for ways that would be linked both musical genres within
the representation of identity and its relation with the elements of cultural cohesion,
which aimed to strengthen the identification of the citizen with common symbolic
elements of society demanded by the centralist ideal. The second part presents the
analytical form, which are presented in general way, the bambuco´s and crying choro´s
structures, describing elements such as form, harmony, melody and rhythm. We have
named elements relating to the practice of monitoring done by guitarists and main
technical resources used. Finally it makes a comparison of the information from each of
the analysis items, to see in parallel like elements as between the two contrasting
musical practices .
Keywords: |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa apresenta aspectos exploratórios para uma análise comparativa entre o
bambuco colombiano e o choro brasileiro a partir da perspectiva das práticas
interpretativas. O conteúdo encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira
aborda o contexto social no tempo da belle époque, final do século XIX e início do
século XX, onde se faz uma leitura paralela do período de transformações importantes,
como à formação das respectivas Republicas - na Colômbia 1886 e no Brasil 1889 -,
assim como o passo pelo nacionalismo e suas politicas centralistas. Esse será o ponto de
partida para elucidar as repercussões nos modos em que seriam vinculadas ambas as
práticas musicais dentro da representação de identidade e sua relação com os elementos
de coesão cultural demandados pelo ideal centralista. A segunda parte do trabalho se
apresenta sob o olhar analítico, onde se apresentam de maneira general, as estruturas de
bambuco e de choro, descrevendo elementos como a forma, harmonia, melodia e ritmo.
Da mesma maneira que se enunciam elementos referentes à prática de acompanhamento
feita pelos violonistas e os principais recursos técnicos usados. Finalmente se faz um
cruzamento das informações de cada um dos itens da analise, para elucidar de maneira
paralela elementos semelhantes assim como contrastantes entre as duas práticas
musicais.
Palavras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bambuco |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Choro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bogotá |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acompanhamento |
pt_BR |