dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Lúcia Silva |
|
dc.contributor.author |
Pilger, Hugo Vargas |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-26T21:16:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-26T21:16:11Z |
|
dc.date.issued |
2015-11 |
|
dc.identifier.citation |
PILGER, Hugo Vargas. Aspectos técnicos e idiomáticos do violoncelo na fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobos. 217 fl. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73292>. Acesso em: 26 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11101 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2015/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos técnicos e Idiomáticos do violoncelo na Fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-‐Lobos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Technical and Idiomatic Cello Aspects in Fantasy for Cello and Orchestra by Heitor Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aspects Techniques et Idiomatiques du Violoncelle dans la Fantaisie pour violoncelle et orchestre de Heitor Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fialkow, Ney |
|
dc.contributor.referee |
Rabelo, Paulo Cesar Martins |
|
dc.contributor.referee |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.referee |
Bosisío, Paulo Gustavo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cello |
pt_BR |
dc.subject.en |
Idiomaticism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fantasy for cello and orchestra |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Violoncelle |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Idiomatisme |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Fantaisie pour violoncelle et orchestre |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to analyze the technical and idiomatic elements used by Heitor Villa-Lobos
(1887-1959) in his Fantasy for cello and orchestra (1944/45), as well as to promote its
historical context. For this, the following procedures were applied: (1) reading of the available
literature; (2) analysis of the manuscript and edited parts of the solo cello, the piano reduction
and the orchestral score; (3) the study of the cello idiomaticism employed by Villa-Lobos and
its technical resolution possibilities. It was concluded that the work has qualities to figure
among the most significant compositions written for the cello in the Twentieth century, for
the composer remarkably explores idiomatic elements that led to an expansion of the writing
for this instrument. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Ce travail a pour objectif d'analyser les éléments techniques et idiomatiques utilisés par Villa-
Lobos (1887-1959) dans sa Fantaisie pour violoncelle et orchestre (1944/45), tout en
s’efforçant de promouvoir sa contextualisation historique. Ont été adoptées pour cela les
procédures suivantes: (1) lecture de la bibliographie disponible; (2) analyse des partitions
manuscrites et éditées du violoncelle solo, de la réduction pour piano et de la partition
d’orchestre; (3) étude de l'idiotisme du violoncelle utilisé par Villa-Lobos et des possibilités
pour sa résolution technique. Il en a été conclu que cette oeuvre possède des qualités lui
permettant de figurer parmi les oeuvres les plus significatives écrites pour le violoncelle au
20e siècle, puisque le compositeur y explore de façon catégorique des éléments idiomatiques
qui ont conduit à une expansion de l’écriture pour cet instrument. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivo analisar os elementos técnicos e idiomáticos usados por
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) na Fantasia para violoncelo e orquestra (1944/45), bem
como promover sua contextualização histórica. Para isso foram adotados os seguintes
procedimentos: (1) leitura da bibliografia disponível; (2) análise das partituras manuscritas e
editadas do violoncelo solo, da redução para piano e da parte orquestral; (3) estudo do
idiomatismo do violoncelo empregado por Villa-Lobos e das possibilidades para sua
resolução técnica. Concluiu-se que a obra possui qualidades para figurar dentre as mais
significativas escritas para o violoncelo no século XX, uma vez que nela o compositor explora
de forma contundente elementos idiomáticos que levaram e a uma expansão da escrita para
esse instrumento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violoncelo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Idiomatismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fantasia para violoncelo e orquestra |
pt_BR |