DSpace Repository

Aspectos técnicos e Idiomáticos do violoncelo na Fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-­‐Lobos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Barrenechea, Lúcia Silva
dc.contributor.author Pilger, Hugo Vargas
dc.date.accessioned 2018-02-26T21:16:11Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-26T21:16:11Z
dc.date.issued 2015-11
dc.identifier.citation PILGER, Hugo Vargas. Aspectos técnicos e idiomáticos do violoncelo na fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobos. 217 fl. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73292>. Acesso em: 26 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11101
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2015/03 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aspectos técnicos e Idiomáticos do violoncelo na Fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-­‐Lobos pt_BR
dc.title.alternative Technical and Idiomatic Cello Aspects in Fantasy for Cello and Orchestra by Heitor Villa-Lobos pt_BR
dc.title.alternative Aspects Techniques et Idiomatiques du Violoncelle dans la Fantaisie pour violoncelle et orchestre de Heitor Villa-Lobos pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fialkow, Ney
dc.contributor.referee Rabelo, Paulo Cesar Martins
dc.contributor.referee Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.referee Bosisío, Paulo Gustavo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.en Cello pt_BR
dc.subject.en Idiomaticism pt_BR
dc.subject.en Fantasy for cello and orchestra pt_BR
dc.subject.fr Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.fr Violoncelle pt_BR
dc.subject.fr Idiomatisme pt_BR
dc.subject.fr Fantaisie pour violoncelle et orchestre pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to analyze the technical and idiomatic elements used by Heitor Villa-Lobos (1887-1959) in his Fantasy for cello and orchestra (1944/45), as well as to promote its historical context. For this, the following procedures were applied: (1) reading of the available literature; (2) analysis of the manuscript and edited parts of the solo cello, the piano reduction and the orchestral score; (3) the study of the cello idiomaticism employed by Villa-Lobos and its technical resolution possibilities. It was concluded that the work has qualities to figure among the most significant compositions written for the cello in the Twentieth century, for the composer remarkably explores idiomatic elements that led to an expansion of the writing for this instrument. pt_BR
dc.description.abstractfr Ce travail a pour objectif d'analyser les éléments techniques et idiomatiques utilisés par Villa- Lobos (1887-1959) dans sa Fantaisie pour violoncelle et orchestre (1944/45), tout en s’efforçant de promouvoir sa contextualisation historique. Ont été adoptées pour cela les procédures suivantes: (1) lecture de la bibliographie disponible; (2) analyse des partitions manuscrites et éditées du violoncelle solo, de la réduction pour piano et de la partition d’orchestre; (3) étude de l'idiotisme du violoncelle utilisé par Villa-Lobos et des possibilités pour sa résolution technique. Il en a été conclu que cette oeuvre possède des qualités lui permettant de figurer parmi les oeuvres les plus significatives écrites pour le violoncelle au 20e siècle, puisque le compositeur y explore de façon catégorique des éléments idiomatiques qui ont conduit à une expansion de l’écriture pour cet instrument. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo analisar os elementos técnicos e idiomáticos usados por Heitor Villa-Lobos (1887-1959) na Fantasia para violoncelo e orquestra (1944/45), bem como promover sua contextualização histórica. Para isso foram adotados os seguintes procedimentos: (1) leitura da bibliografia disponível; (2) análise das partituras manuscritas e editadas do violoncelo solo, da redução para piano e da parte orquestral; (3) estudo do idiomatismo do violoncelo empregado por Villa-Lobos e das possibilidades para sua resolução técnica. Concluiu-se que a obra possui qualidades para figurar dentre as mais significativas escritas para o violoncelo no século XX, uma vez que nela o compositor explora de forma contundente elementos idiomáticos que levaram e a uma expansão da escrita para esse instrumento. pt_BR
dc.subject.pt Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.pt Violoncelo pt_BR
dc.subject.pt Idiomatismo pt_BR
dc.subject.pt Fantasia para violoncelo e orquestra pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|