DSpace Repository

Repensando o construído: a abordagem design thinking como parâmetro para identificação de fatores de sucesso e fracasso em aplicativos de posicionamento geográfico

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ferreira, Simone Bacellar Leal
dc.contributor.author Ramos, João Felipe Moreira
dc.date.accessioned 2018-02-26T22:07:23Z
dc.date.available 2018-02-26T22:07:23Z
dc.date.issued 2017-09-13
dc.identifier.citation RAMOS, João Felipe Moreira. Repensando o construído: a abordagem design thinking como parâmetro para identificação de fatores de sucesso e fracasso em aplicativos de posicionamento geográfico.2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11103
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Repensando o construído: a abordagem design thinking como parâmetro para identificação de fatores de sucesso e fracasso em aplicativos de posicionamento geográfico pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Geiza Maria Hamazaki da
dc.contributor.referee Ferreira, Simone Bacellar Leal
dc.contributor.referee Silva, Geiza Maria Hamazaki da
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Design Thinking pt_BR
dc.subject.en IHC pt_BR
dc.subject.en Usability pt_BR
dc.description.abstracten Computing is increasingly changing the contemporary world, with smartphones becoming more popular than desktops, which has boosted the development and use of mobile applications. As far as geo-positioning applications are concerned, two of the applications available in the market stand out because of their users base: Waze and Google Maps. Because of the success of these applications, it is important to understand what users consider to be positive (which justifies the current active user base) or negative (which could reduce the active user base). It is known that to meet users' needs it is necessary to involve them in the product development process, and therefore, using an approach that contemplates them as an active part of the construction process is imperative. In this intention, the Design Thinking approach was used in the research, which places the user as the center of prototype development and stands out as being playful, to help rethink an already constructed product. From the study carried out, a reference guide for the development of geographic positioning applications is suggested, materialized in a list of recommendations, aiming at a greater engagement of users in this niche of applications. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A computação vem cada vez mais mudando o mundo contemporâneo, tendo os smartphones se tornado mais populares que os desktops, o que impulsionou o desenvolvimento e uso de aplicativos móveis. No que tange a aplicativos de posicionamento geográfico, dentre a gama de aplicativos disponíveis no mercado, dois se destacam por sua base de usuários: o Waze e o Google Maps. Devido ao sucesso desses aplicativos, torna-se importante entender o que os usuários consideram como ponto positivo (o que justifica a atual base ativa de usuários) ou ponto negativo (o que poderia reduzir a base ativa de usuários). Sabe-se que para atender necessidades de usuários é necessário envolve-los no processo de desenvolvimento do produto, e, portanto, utilizar-se de uma abordagem que os contemple como parte ativa do processo de construção é imprescindível. Nessa intenção, foi utilizada na pesquisa a abordagem Design Thinking, que coloca o usuário como centro do desenvolvimento de protótipos e se destaca por ser lúdica, para auxiliar o ato de repensar um produto já construído. A partir do estudo realizado é sugerido um guia de referência para o desenvolvimento de aplicativos de posicionamento geográfico, materializado em uma lista de recomendações, visando maior engajamento de usuários nesse nicho de aplicativos. pt_BR
dc.subject.pt Design Thinking pt_BR
dc.subject.pt IHC pt_BR
dc.subject.pt Usabilidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|