dc.contributor.advisor |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
|
dc.contributor.author |
Ramos, João Felipe Moreira |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-26T22:07:23Z |
|
dc.date.available |
2018-02-26T22:07:23Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-13 |
|
dc.identifier.citation |
RAMOS, João Felipe Moreira. Repensando o construído: a abordagem design thinking como parâmetro para identificação de fatores de sucesso e fracasso em aplicativos de posicionamento geográfico.2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11103 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Repensando o construído: a abordagem design thinking como parâmetro para identificação de fatores de sucesso e fracasso em aplicativos de posicionamento geográfico |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Geiza Maria Hamazaki da |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Geiza Maria Hamazaki da |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Design Thinking |
pt_BR |
dc.subject.en |
IHC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Usability |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Computing is increasingly changing the contemporary world, with smartphones becoming more popular than desktops, which has boosted the development and use of mobile applications. As far as geo-positioning applications are concerned, two of the applications available in the market stand out because of their users base: Waze and Google Maps. Because of the success of these applications, it is important to understand what users consider to be positive (which justifies the current active user base) or negative (which could reduce the active user base). It is known that to meet users' needs it is necessary to involve them in the product development process, and therefore, using an approach that contemplates them as an active part of the construction process is imperative. In this intention, the Design Thinking approach was used in the research, which places the user as the center of prototype development and stands out as being playful, to help rethink an already constructed product. From the study carried out, a reference guide for the development of geographic positioning applications is suggested, materialized in a list of recommendations, aiming at a greater engagement of users in this niche of applications. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A computação vem cada vez mais mudando o mundo contemporâneo, tendo os smartphones se tornado mais populares que os desktops, o que impulsionou o desenvolvimento e uso de aplicativos móveis. No que tange a aplicativos de posicionamento geográfico, dentre a gama de aplicativos disponíveis no mercado, dois se destacam por sua base de usuários: o Waze e o Google Maps. Devido ao sucesso desses aplicativos, torna-se importante entender o que os usuários consideram como ponto positivo (o que justifica a atual base ativa de usuários) ou ponto negativo (o que poderia reduzir a base ativa de usuários). Sabe-se que para atender necessidades de usuários é necessário envolve-los no processo de desenvolvimento do produto, e, portanto, utilizar-se de uma abordagem que os contemple como parte ativa do processo de construção é imprescindível. Nessa intenção, foi utilizada na pesquisa a abordagem Design Thinking, que coloca o usuário como centro do desenvolvimento de protótipos e se destaca por ser lúdica, para auxiliar o ato de repensar um produto já construído. A partir do estudo realizado é sugerido um guia de referência para o desenvolvimento de aplicativos de posicionamento geográfico, materializado em uma lista de recomendações, visando maior engajamento de usuários nesse nicho de aplicativos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Design Thinking |
pt_BR |
dc.subject.pt |
IHC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Usabilidade |
pt_BR |