dc.contributor.advisor |
Tanaka, Astério Kiyoshi |
|
dc.contributor.author |
Paixão, Alexandre de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-26T22:08:24Z |
|
dc.date.available |
2018-02-26T22:08:24Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-17 |
|
dc.identifier.citation |
PAIXÃO, Alexandre de Oliveira. Utilizando conteúdo social para o enriquecimento semântico de diretórios de descoberta e escolha de plataformas na economia compartilhada.2017. 86f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11105 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Utilizando conteúdo social para o enriquecimento semântico de diretórios de descoberta e escolha de plataformas na economia compartilhada |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Revoredo, Kate Cerqueira |
|
dc.contributor.referee |
Tanaka, Astério Kiyoshi |
|
dc.contributor.referee |
Revoredo, Kate Cerqueira |
|
dc.contributor.referee |
Amorim, Fernanda Araujo Baião |
|
dc.contributor.referee |
Bernardini, Flávia Cristina |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sentiment Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Opinion Mining |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sharing Economy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Peer-to-Peer Sharing and Collaborative Consumption platforms |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decision-making process |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The constant growth of the Sharing Economy as a social and cultural phenomenon has caused significant changes in the current society and, above all, in consumer relations, generating a new business model in which the protagonism of individuals is highlighted. Along with this growth, peer-to-peer (P2P) platforms for sharing and collaborative consumption (SCC) solidify as the technological environment that enables the sharing of resources directly between individuals. However, the growth and diversity of existing platforms has raised the question of how to choose the best among the different options. Coming to this issue, several initiatives were proposed, especially the directories that allow research and recovery of platforms. The Discover2Share web directory is an example of these proposals, whose particularity is to make use of an ontology to describe and retrieve the available platforms with more precision, according to the demands of the users. However, in many situations, Discover2Share has many options, making it difficult for the user to choose the best platform. In this dissertation it is proposed an approach that enriches with opinions, from social content, the available data currently in Discover2Share, in order to still improve the process of choosing the best platform of consumption and collaborative sharing. As an evaluation two case studies were carried: an experiment considering three platforms (9Flats, Airbnb and HomeAway) that provide 'accommodation' and social content resources from three sources (Twitter, Facebook and the platforms themselves); and an online survey to validate such an approach with Discover2Share users. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O crescimento constante da Economia Compartilhada (Sharing Economy) como fenômeno social e cultural tem causado mudanças significativas na sociedade atual e, sobretudo, nas relações de consumo, gerando um novo modelo de negócios onde se destaca o protagonismo dos indivíduos. Vemos ainda, acompanhando esse crescimento, as plataformas ponto-a-ponto (P2P) de compartilhamento e consumo colaborativo (SCC) se solidificarem como o meio tecnológico que viabiliza a partilha de recursos diretamente entre os indivíduos. Entretanto, o crescimento e também a diversidade das plataformas existentes levantou a questão de como se escolher a melhor entre as diferentes opções. Vindo ao encontro dessa questão foram propostas várias iniciativas, com destaque para os diretórios que permitem a pesquisa e a recuperação de plataformas. O diretório web Discover2Share é um exemplo dessas propostas, cuja particularidade é fazer uso de uma ontologia para descrever e recuperar as plataformas disponíveis com mais precisão, de acordo com as demandas dos usuários. No entanto, em muitas situações, o Discover2Share apresenta muitas opções, tornando difícil para o usuário escolher a melhor plataforma. Nessa dissertação é proposta uma abordagem que enriquece com opiniões, provenientes de conteúdo social, os dados existentes hoje no Discover2Share, tendo em vista ainda melhorar o processo de identificação da melhor plataforma de consumo e compartilhamento colaborativo. Como forma de avaliação foram realizados dois estudos de caso: um experimento considerando três plataformas (9Flats, Airbnb e HomeAway) que fornecem recursos do tipo ‗acomodações‘ e com conteúdo social oriundo de três fontes (Twitter, Facebook e as próprias plataformas); e um questionário online para validar tal abordagem junto aos usuários do Discover2Share. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise de Sentimentos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mineração de Opiniões |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Economia Compartilhada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Plataformas ponto-a-ponto de Consumo e Compartilhamento Colaborativo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processo de Tomada de Decisão |
pt_BR |