DSpace Repository

Utilizando conteúdo social para o enriquecimento semântico de diretórios de descoberta e escolha de plataformas na economia compartilhada

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tanaka, Astério Kiyoshi
dc.contributor.author Paixão, Alexandre de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-02-26T22:08:24Z
dc.date.available 2018-02-26T22:08:24Z
dc.date.issued 2017-08-17
dc.identifier.citation PAIXÃO, Alexandre de Oliveira. Utilizando conteúdo social para o enriquecimento semântico de diretórios de descoberta e escolha de plataformas na economia compartilhada.2017. 86f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11105
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Utilizando conteúdo social para o enriquecimento semântico de diretórios de descoberta e escolha de plataformas na economia compartilhada pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Revoredo, Kate Cerqueira
dc.contributor.referee Tanaka, Astério Kiyoshi
dc.contributor.referee Revoredo, Kate Cerqueira
dc.contributor.referee Amorim, Fernanda Araujo Baião
dc.contributor.referee Bernardini, Flávia Cristina
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Sentiment Analysis pt_BR
dc.subject.en Opinion Mining pt_BR
dc.subject.en Sharing Economy pt_BR
dc.subject.en Peer-to-Peer Sharing and Collaborative Consumption platforms pt_BR
dc.subject.en Decision-making process pt_BR
dc.description.abstracten The constant growth of the Sharing Economy as a social and cultural phenomenon has caused significant changes in the current society and, above all, in consumer relations, generating a new business model in which the protagonism of individuals is highlighted. Along with this growth, peer-to-peer (P2P) platforms for sharing and collaborative consumption (SCC) solidify as the technological environment that enables the sharing of resources directly between individuals. However, the growth and diversity of existing platforms has raised the question of how to choose the best among the different options. Coming to this issue, several initiatives were proposed, especially the directories that allow research and recovery of platforms. The Discover2Share web directory is an example of these proposals, whose particularity is to make use of an ontology to describe and retrieve the available platforms with more precision, according to the demands of the users. However, in many situations, Discover2Share has many options, making it difficult for the user to choose the best platform. In this dissertation it is proposed an approach that enriches with opinions, from social content, the available data currently in Discover2Share, in order to still improve the process of choosing the best platform of consumption and collaborative sharing. As an evaluation two case studies were carried: an experiment considering three platforms (9Flats, Airbnb and HomeAway) that provide 'accommodation' and social content resources from three sources (Twitter, Facebook and the platforms themselves); and an online survey to validate such an approach with Discover2Share users. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O crescimento constante da Economia Compartilhada (Sharing Economy) como fenômeno social e cultural tem causado mudanças significativas na sociedade atual e, sobretudo, nas relações de consumo, gerando um novo modelo de negócios onde se destaca o protagonismo dos indivíduos. Vemos ainda, acompanhando esse crescimento, as plataformas ponto-a-ponto (P2P) de compartilhamento e consumo colaborativo (SCC) se solidificarem como o meio tecnológico que viabiliza a partilha de recursos diretamente entre os indivíduos. Entretanto, o crescimento e também a diversidade das plataformas existentes levantou a questão de como se escolher a melhor entre as diferentes opções. Vindo ao encontro dessa questão foram propostas várias iniciativas, com destaque para os diretórios que permitem a pesquisa e a recuperação de plataformas. O diretório web Discover2Share é um exemplo dessas propostas, cuja particularidade é fazer uso de uma ontologia para descrever e recuperar as plataformas disponíveis com mais precisão, de acordo com as demandas dos usuários. No entanto, em muitas situações, o Discover2Share apresenta muitas opções, tornando difícil para o usuário escolher a melhor plataforma. Nessa dissertação é proposta uma abordagem que enriquece com opiniões, provenientes de conteúdo social, os dados existentes hoje no Discover2Share, tendo em vista ainda melhorar o processo de identificação da melhor plataforma de consumo e compartilhamento colaborativo. Como forma de avaliação foram realizados dois estudos de caso: um experimento considerando três plataformas (9Flats, Airbnb e HomeAway) que fornecem recursos do tipo ‗acomodações‘ e com conteúdo social oriundo de três fontes (Twitter, Facebook e as próprias plataformas); e um questionário online para validar tal abordagem junto aos usuários do Discover2Share. pt_BR
dc.subject.pt Análise de Sentimentos pt_BR
dc.subject.pt Mineração de Opiniões pt_BR
dc.subject.pt Economia Compartilhada pt_BR
dc.subject.pt Plataformas ponto-a-ponto de Consumo e Compartilhamento Colaborativo pt_BR
dc.subject.pt Processo de Tomada de Decisão pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|