dc.contributor.advisor |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.author |
Lima, Rudi Garrido da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-27T17:48:40Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-27T17:48:40Z |
|
dc.date.issued |
2015-03 |
|
dc.identifier.citation |
LIMA, Rudi Garrido da Costa. Do caos ao infinito: uma visão sobre o terceiro livro de estudos para piano de György Ligeti. 235 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73932>. Acesso em: 27 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11111 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Do caos ao infinito : uma visão sobre o terceiro livro de estudos para piano de György Ligeti : uma pesquisa sobre as referências culturais e científicas de György Ligeti, assim como uma análise das peças do terceiro livro de estudos para piano |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From Chaos to Infinity: a take on the third book of Piano Études by György Ligeti |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Nunes, Pauxy Gentil |
|
dc.contributor.referee |
Senna, Caio Nelson de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ligeti |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chaos Theory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis is a study of the main cultural and scientific references of the composer G.
Ligeti, aiming to an understanding of how they were applied in the composition of the
third book of Piano Études. In the first chapter, by means of bibliographical research,
the main references were presented and it was shown how the composer came in contact
with them. Special attention was given to the scientific references, such as the Chaos
Theory and the sound spirals. In the second chapter, the pieces of the third book were
analyzed using terminology and graphics imported from mathematics, the theoretical
reference being the book Fractals in Music, by Charles Madden (MADDEN, 2007). In
the third chapter, there is an analysis of the works composed by the author of this
dissertation during his Masters’ degree. This analysis explains the references and the
compositional techniques used in the music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação é um estudo sobre as referências culturais e científicas do compositor
G. Ligeti (1923-2006), com o objetivo de entender como estas foram aplicadas na
composição do terceiro livro de Estudos para Piano. No primeiro capítulo, por meio de
pesquisa bibliográfica foram apresentadas as principais referências e foi estabelecido de
que modo o compositor entrou em contato com elas. Foi dada atenção especial às
referências científicas, como a Teoria do caos e as espirais sonoras. No segundo
capítulo, as peças do terceiro livro foram analisadas utilizando terminologia e gráficos
importados da matemática, tendo como referencial teórico o autor Charles Madden, no
seu livro Fractals in Music (MADDEN, 2007). No terceiro capítulo, há uma análise das
obras compostas pelo autor desta dissertação durante o curso do mestrado, do ponto de
vista das referências e técnicas composicionais utilizadas nas músicas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ligeti |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria do caos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |