dc.contributor.advisor |
Rocha, Ines |
|
dc.contributor.author |
Velon, Marcela da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-27T18:19:12Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-27T18:19:12Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-17 |
|
dc.identifier.citation |
VELON, Marcela da Silva. Elizeth Cardos e o canto popular urbano brasileiro: cinco décadas em cinco momentos. 151fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73150>. Acesso em: 27 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11112 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/15 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Elizeth Cardoso e o canto popular urbano brasileiro – cinco décadas em cinco momentos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Elizeth Cardoso and the Brazilian urban popular song - five decades through five times. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Regina |
|
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Elizeth Cardoso |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian popular singing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Analysis popular music |
pt_BR |
dc.subject.en |
The song semiotics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study sought to understand Elizeth Cardoso of a long stay in fifty-four (54) years in the
Brazilian music scene. Productively and creatively, the singer made some recordings that
remained in the history of national discography. We conducted two integrated analyzes: one
covered the historical content and other performances recorded in phonograms. Data was
collected from the Instituto Moreira Sales (IMS), Museu da Imagem e do Som (MIS),
Hemeroteca da Biblioteca Nacional (BN), private collections and through interviews. As the
theory’s foundation, the study gathered concepts from habitus, field and capital of Bourdieu
(2003); the song semiotics developed by Luiz Tatit (2011)[1996] in an expanded proposal by
Regina Machado (2012). This dissertation intends to enrich the Brazilian popular singing field
of study considering its musicology perspective and its continuing proposal of a previous
analysis.
Keywords: |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A cantora Elizeth Cardoso (1920-1990) participou ativamente durante 54 anos no
cenário musical brasileiro. De forma produtiva e criativa, a intérprete produziu algumas
gravações que permaneceram na história da discografia nacional. Realizamos duas análises
integradas: uma abarcou o conteúdo histórico e outra as interpretações registradas em
fonogramas. Foram coletados dados em acervos do Instituto Moreira Sales (IMS), do Museu
da Imagem e do Som (MIS), da Hemeroteca da Biblioteca Nacional (BN), em acervos
particulares, e na realização de entrevistas. Utilizamos como principais fundamentos teóricos
os conceitos de campo, habitus e capital de Pierre Bourdieu (2003) e a semiótica da canção
de Luiz Tatit (2012)[1996], em proposta ampliada por Regina Machado (2012). Dessa forma,
pretendemos contribuir para a continuidade das pesquisas sobre canto popular brasileiro em
âmbito acadêmico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Elizeth Cardoso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Canto popular brasileiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise música popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Semiótica da canção |
pt_BR |