DSpace Repository

O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Oliveira, Victor Matos de
dc.date.accessioned 2018-02-27T18:19:48Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-27T18:19:48Z
dc.date.issued 2015-12
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Victor Matos. O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense. 105 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=74942>. Acesso em: 27 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11113
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/15 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense. pt_BR
dc.title.alternative The group teaching guitar: a cooperative learning experience at the Fluminense Federal Institute. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, José Nunes
dc.contributor.referee Silva, Lélio Eduardo Alves da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nesse estudo investiguei o ensino coletivo de instrumento musical - o violão - realizado em uma turma de ensino médio na disciplina de Artes/Música, no Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ), sob a perspectiva da participação cooperativa entre seus integrantes. A pesquisa, um relato de experiência desenvolvida no decorrer de um semestre, com alunos de níveis heterogêneos de experiência intrumental, foi organizada em três capítulos: no primeiro, descrevi o estado da arte do ensino coletivo de instrumentos musicais em algumas publicações brasileiras, constatndo a existência de um número expressivo de estudos sobre o tema, porém realizados em espaços não formais de ensino; e poucas publicações que compartilham experiências musicais na modalidade "ensino coletivo de instrumentos musicais", no âmbito da educação básica. No segundo capítulo, abordei, entre outros autores, MONEREO e GISBERT, e VIGOTSKI, e seus conceitos de "aprendizagem cooperativa" e "Zonas de desenvolvimento", respectivamente, que utilizei como suporte teórico. No terceiro, examinei as ações de cooperação entre os alunos da turma observada e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem do grupo. Os resultados evidenciados ao longo do estudo mostraram as vantagens verificadas no ensino de música com instrumentos musicais em grupo, com viés corporativo, resaltando a necessidade de estudos sobre a temática que contribuam para tomar as aulas de música momentos de prazer e efetiva aprendizagem. pt_BR
dc.subject.pt Ensino coletivo pt_BR
dc.subject.pt Violão pt_BR
dc.subject.pt Cooperação pt_BR
dc.subject.pt Música na educação básica pt_BR
dc.subject.pt Instituto Federal Fluminense pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|