dc.contributor.advisor |
Gandelman, Salomea |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Victor Matos de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-27T18:19:48Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-27T18:19:48Z |
|
dc.date.issued |
2015-12 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Victor Matos. O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense. 105 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=74942>. Acesso em: 27 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11113 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/15 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino coletivo de violão: uma experiência de aprendizagem cooperativa no Instituto Federal Fluminense. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The group teaching guitar: a cooperative learning experience at the Fluminense Federal Institute. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Lélio Eduardo Alves da |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nesse estudo investiguei o ensino coletivo de instrumento musical - o violão - realizado em uma turma de ensino médio na disciplina de Artes/Música, no Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ), sob a perspectiva da participação cooperativa entre seus integrantes. A pesquisa, um relato de experiência desenvolvida no decorrer de um semestre, com alunos de níveis heterogêneos de experiência intrumental, foi organizada em três capítulos: no primeiro, descrevi o estado da arte do ensino coletivo de instrumentos musicais em algumas publicações brasileiras, constatndo a existência de um número expressivo de estudos sobre o tema, porém realizados em espaços não formais de ensino; e poucas publicações que compartilham experiências musicais na modalidade "ensino coletivo de instrumentos musicais", no âmbito da educação básica. No segundo capítulo, abordei, entre outros autores, MONEREO e GISBERT, e VIGOTSKI, e seus conceitos de "aprendizagem cooperativa" e "Zonas de desenvolvimento", respectivamente, que utilizei como suporte teórico. No terceiro, examinei as ações de cooperação entre os alunos da turma observada e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem do grupo. Os resultados evidenciados ao longo do estudo mostraram as vantagens verificadas no ensino de música com instrumentos musicais em grupo, com viés corporativo, resaltando a necessidade de estudos sobre a temática que contribuam para tomar as aulas de música momentos de prazer e efetiva aprendizagem. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino coletivo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cooperação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música na educação básica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instituto Federal Fluminense |
pt_BR |