| dc.contributor.advisor | Reis, Angela de Castro | |
| dc.contributor.author | Teixeira, Maria Odette Monteiro | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-27T18:23:15Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-02-27T18:23:15Z | |
| dc.date.issued | 2015-03-30 | |
| dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Maria Odette Monteiro. Entre a página e o palco: teatro e caricatura na obra de Raul Pederneiras. 289fl. Tese (doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73451>. Acesso em: 27 fev. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11115 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2015/02 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Entre a página e o palco: teatro e caricatura na obra de Raul Pederneiras | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Drummond, Juliana Alves Mota | |
| dc.contributor.referee | Silva, Daniel Marques da | |
| dc.contributor.referee | Andrade, Elza Maria Ferraz de | |
| dc.contributor.referee | Barbosa, André Luis Gardel | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Raul Pederneiras | pt_BR |
| dc.subject.en | caricature | pt_BR |
| dc.subject.en | First Republic | pt_BR |
| dc.subject.en | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject.en | revues | pt_BR |
| dc.subject.en | lightly | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This thiese retrieves and analyzes the collection of theatrical revues of Rio de Janeiro comedian Raul Pederneiras notably O Esfolado (1903), Berliques and berloques (1907), Pega na chaleira (1909), Água no bico (1921), Vamos pintar o sete (1922 ) and Sinal de Alarme (1942) establishing a link with this revues and the caricature drawing of the artist. It will be paying attention to connection the fact that the artist has designed his playwright career concomitantly with a diverse and successful career graph humorist whose cartoons distributed by the most important publications of the Primeira República. In this sense, it appears in the cartoonist's work a constant flow between the lightness and conciseness of his humor drawing and its revues. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A presente tese recupera e analisa o acervo de revistas teatrais do humorista carioca Raul Pederneiras, notadamente O Esfolado (1903) , Berliques e berloques (1907), Pega na chaleira (1909), Água no bico (1921) , Vamos pintar o sete (1922) e Sinal de Alarme (1942) estabelecendo um vínculo dessa obra teatral com o desenho caricatural do artista. Faz-se a conexão atentando ao fato do artista ter concebido sua carreira de dramaturgo de revistas em concomitância com uma diversificada e profícua carreira de humorista gráfico cujas charges distribuía pelas mais importantes publicações da Primeira Republica. Nesse sentido, verifica-se na obra do caricaturista um fluxo constante entre a ligeireza e concisão de seu desenho de humor e o seu teatro de revista. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Raul Pederneiras | pt_BR |
| dc.subject.pt | caricatura | pt_BR |
| dc.subject.pt | Primeira República | pt_BR |
| dc.subject.pt | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject.pt | teatro de revista | pt_BR |
| dc.subject.pt | ligeireza | pt_BR |