dc.contributor.advisor |
Reis, Angela de Castro |
|
dc.contributor.author |
Teixeira, Maria Odette Monteiro |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-27T18:23:15Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-27T18:23:15Z |
|
dc.date.issued |
2015-03-30 |
|
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Maria Odette Monteiro. Entre a página e o palco: teatro e caricatura na obra de Raul Pederneiras. 289fl. Tese (doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73451>. Acesso em: 27 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11115 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2015/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre a página e o palco: teatro e caricatura na obra de Raul Pederneiras |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Drummond, Juliana Alves Mota |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Daniel Marques da |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa, André Luis Gardel |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Raul Pederneiras |
pt_BR |
dc.subject.en |
caricature |
pt_BR |
dc.subject.en |
First Republic |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.en |
revues |
pt_BR |
dc.subject.en |
lightly |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thiese retrieves and analyzes the collection of theatrical revues of Rio de Janeiro comedian Raul Pederneiras notably O Esfolado (1903), Berliques and berloques (1907), Pega na chaleira (1909), Água no bico (1921), Vamos pintar o sete (1922 ) and Sinal de Alarme (1942) establishing a link with this revues and the caricature drawing of the artist. It will be paying attention to connection the fact that the artist has designed his playwright career concomitantly with a diverse and successful career graph humorist whose cartoons distributed by the most important publications of the Primeira República. In this sense, it appears in the cartoonist's work a constant flow between the lightness and conciseness of his humor drawing and its revues. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente tese recupera e analisa o acervo de revistas teatrais do humorista carioca Raul Pederneiras, notadamente O Esfolado (1903) , Berliques e berloques (1907), Pega na chaleira (1909), Água no bico (1921) , Vamos pintar o sete (1922) e Sinal de Alarme (1942) estabelecendo um vínculo dessa obra teatral com o desenho caricatural do artista. Faz-se a conexão atentando ao fato do artista ter concebido sua carreira de dramaturgo de revistas em concomitância com uma diversificada e profícua carreira de humorista gráfico cujas charges distribuía pelas mais importantes publicações da Primeira Republica. Nesse sentido, verifica-se na obra do caricaturista um fluxo constante entre a ligeireza e concisão de seu desenho de humor e o seu teatro de revista. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Raul Pederneiras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
caricatura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Primeira República |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro de revista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
ligeireza |
pt_BR |