dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Sérgio Azra |
|
dc.contributor.author |
Manica, Michele Irma Santana |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-27T19:07:55Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-27T19:07:55Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
MANICA, Michele Irma Santana. Memorização e estudo com guias de execução na peça image, de Eugène Bozza. 98 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73931>. Acesso em: 27 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11119 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/11 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memorização e estudo com guias de execução na peça Image, de Eugène |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Memorization and study by performance cues applied to Eugène Bozza’s Image |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance cues |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pos-tonal music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study presents an usage experience of the performance cues model, developed
by Chaffin, on the memorization of Eugène Bozza’s Image. To fundament this research, a
literature survey on the implementation model of those cues is exposed, and other studies
explaining how memory works and operations by the brain during learning and the storage
of information on memory. Also, presents the author's experience, which includes record of
study sessions, analysis of the piece and recordings of public performances. The research
has shown efficacy of this model for the organization and storage of the study. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo apresenta uma experiência do uso do modelo de guias de execução
desenvolvido por Chaffin et al. (2002), na memorização de Image de Eugène Bozza, para
flauta solo. Para fundamentar este estudo, foi levantada a bibliografia referente ao modelo
de guias de execução, bem como são apresentados estudos que explicam o
funcionamento da memória e as operações realizadas pelo cérebro durante a
aprendizagem e o armazenamento das informações estudadas. É apresentado um relato
de experiência da autora que inclui registro escrito das sessões de estudo, análise da
obra e gravações das performances públicas. A pesquisa comprovou eficácia do modelo
para a memorização e organização do estudo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Guias de execução |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música pós-tonal |
pt_BR |